O voo do Homem Pássaro de Rio das Ostras nas ondas do Hawaii

André Guimarâes sofreu um acidente na ultima terça-feira(06), enquanto surfava a direita em Rocky Point, pico do North Shore da ilha de Oahu, no Hawaii.

Foto: Lucca Biot

Por Dayana Cêh / Redação do ESPORTE PRESS BRASIL

 

Alteta Free Surfer, Big Rider de estilo livre, ou seja, surfista que vai em busca das famosas "Big Waves", ondas gigantes, ondas do tamanho dos seus sonhos.

Em agosto de 2017 nossa região foi surpreendida por uma grande ressaca, uma das maiores registradas nos últimos anos e foi diante deste cenário que o surfista André Pássaro realizou um fato que chamou a atenção de muitos.

 

Foto: Dayana Cêh

O surfista pulou com a sua prancha de um emissário de, aproximadamente, 15m de altura, localizado na Praia de Costa Azul, em Rio das Ostras, onde é local. Fotos e vídeos viralizaram na internet e o assunto foi muito comentado e acabou repercutindo na imprensa e em sites especializados no assunto.  Foi uma das maiores ondas surfadas por ele, até então...

Depois desse dia ele revelou em entrevistas que o seu maior sonho era viajar para o Havaí e se consagrar como surfista "Big Rider". Mesmo diante das dificuldades, persistiu e conseguiu realizar a sua 1ª surf trip, em dezembro de 2017, para o Havaí.  Lá surfou ao lado de grandes amigos e feras do surfe internacional, como Felipe “Gordo” Cesarano, Caio Vaz, Pedro Scooby, Lucas Chumbo e Raoni Monteiro.

Durante a viagem o surfista ganhou um novo apelido, na verdade ganhou um prefixo, “Psico”,  sendo chamado de lá pra cá de "PsicoPássaro", o apelido foi dado por ter surfado em um dos picos mais temidos do Havaí, Jaws em Maui. Isso foi considerado um grande feito para um surfista de “primeira viagem”, se tratando de Havaí. Dessa forma logo conquistou a admiração e amizade de muitos surfistas.

Seu carisma, atitude e talento demonstrado nas grandes ondas de Jaws também lhe rendeu a participação no programa “Alerta:  Ondas Gigantes”, do Canal Off,  onde a nova geração brasileira do surfe de ondas grandes viaja pelo mundo atrás de swells e participa do Big Wave Tour (BWT), realizado pela World Surf League (WSL).

Dá pra notar que coragem e determinação não faltam a este grande atleta riostrense, além dessas características a inquietação e a vontade de evoluir  também o acompanham e o levaram a sua 2ª temporada no Havaí.

Em dezembro do ano passado ele embarcou para mais uma surf trip, nessa nova etapa a palavra de ordem foi superação, com mais experiência e mais confiante o surfista aproveitou ao máximo sua passagem pelo paraíso dos surfistas. Infelizmente um acidente na bancada de Rock Point interrompeu a sua trip e obrigou o atleta a voltar  para o Brasil 30 dias antes do término previsto e lhe rendeu 15 pontos na orelha e várias escoriações no rosto. Por indicação médica, PsicoPássaro deverá fazer repouso e ficar 20 dias sem entrar na água.

Foto: Binho Dutra

Confira abaixo o relato do surfista, logo após o acidente:

“Estávamos surfando em Rock Point em um dia normal, tinha no máximo 6 pés na série, porém estava muito raso! Felipe ‘Gordo’ Cesarano, Alessandro Puga e Luciano Costa estavam na água comigo.

O surf estava tranquilo até o gordo quebrar a prancha no meio. Assim que ele saiu, resolvi sair também porque já estava cansado, peguei uma direita e fui colocar pra dentro do tubo. A onda não era tão grande, mas na hora de sair ‘dog door’ fui arremessado de rosto na bancada.

Foi uma pancada tão forte que eu quase apaguei. Fiquei muito tonto por uns 30 segundos, mas não desmaiei. Saí da água meio tonto, e logo já perceberam que eu estava sangrando. Minha orelha estava toda cortada atrás e o meu rosto todo arranhado.

O Gordo e o Alessandro me levaram para o hospital onde fui atendido. Nessa brincadeira foram 4 pontos internos e 11 externos na orelha e escoriações por todo o rosto. Tive que ficar algumas horas em observação no hospital, os médicos falaram que não sabem como eu não apaguei com a pancada, pois foi muita sorte.

Mas no final deu tudo certo, foi só um susto hahahahahahaahah!

É uma pena eu não poder ir para Maui para produzir com o Gordo, mas os médicos falaram que eu tenho que ficar 20 dias sem surfar. Estou indo embora hoje (06/02) para o Brasil.

Mas estou muito feliz por essa temporada e as experiências que vivi, tanto negativas quanto positivas. Hawaii é um lugar que você tem que respeitar e ter muito cuidado, mesmo que o mar esteja pequeno.

Agora só quero voltar para o Brasil e ficar ao lado da minha família”.

 

Comentários