"Tubarão das Piscinas" em Macaé

Nadador paraolímpico Clodoaldo Silva incentiva alunos do Ciep Maringá

Fotos: Rui Porto Filho

Da Redação do ESPORTE PRESS BRASIL / Com às informações da Secom PMM

Por Elis Regina Nuffer

 

O nadador paraolímpico Clodoaldo Silva, conhecido como o “Tubarão das Piscinas”, maior medalhista do Brasil, ministrou palestra, nesta segunda-feira (12), para os alunos do Projeto Atletismo, do Ciep Municipalizado Maringá, no Bairro Campo do Oeste, referência no município por oferecer projetos esportivos em diversas modalidades: futsal, vôlei, basquete, jiu jtsu e outros. O atleta falou de superação, lembrando que teve paralisia cerebral e perdeu a coordenação das pernas no momento do nascimento, mas, segundo ele, a sua condição nunca foi empecilho e sempre levou uma vida normal.

“Se eu consegui, vocês também conseguem treinar e vencer no esporte e na vida. Estou aqui para motivá-los com a minha trajetória de vida e carreira”, destacou o atleta, mostrando as suas medalhas. São seis de ouro, seis de prata e duas de bronze. Além de contar a sua história – casado e pai de duas meninas, Anita, de 7 anos, e Ana, de sete meses -, e os resultados que já conquistou, o objetivo da vinda do nadador foi estimular a participação dos alunos das escolas de Macaé nos Jogos Estudantis do Sesc (JES´19) – edição Norte e Noroeste Fluminense, que serão abertos, em Macaé, no dia 24 de agosto, no Centro de Convenções.

Vinte e oito escolas do município estão inscritas para os jogos, informou a secretária municipal de Esportes, Andréia Freitas, presente ao evento. Ela falou da importância de o município receber o nadador. “A prefeitura, através da Secretaria de Esportes, abraçou a ideia porque acreditamos que o esporte é vida e o incentivo dele é muito importante para despertar nos alunos a vontade de praticar atividades esportivas. Macaé é um dos municípios com mais escolas e alunos participantes e precisamos mostrar nossos talentos da casa”, enfatizou a secretária.

 

Clodoaldo disse que se aposentou das águas, em 2016, e de lá para cá faz palestras motivacionais mostrando que se “Clodoaldo pode, todos podem”, é a sua frase, marca dos eventos que realiza.

 

O JES´19 será realizado durante três meses, de agosto a novembro, nas modalidades Futsal, Natação e Vôlei, masculino e feminino, nas categorias de 11 a 14 anos e de 15 a 17 anos, também nas cidades de Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Miracema, São Fidélis e Quissamã, na área de abrangência do Sesc-Campos, realizador do evento.

 

“No cenário atual, muitos jovens têm perdido interesse pelas atividades esportivas devido às redes sociais e a outras tecnologias e também pelo avanço da violência que tira deles os objetivos, então, a presença do atleta Clodoaldo pode estimular esses jovens a criar novas perspectivas de vida para eles. O esporte é saudável e pode oferecer um horizonte que muitos, às vezes, não conseguem enxergar a sua importância”, destacou o treinador Hiller Franco, responsável técnico em Esportes da Secretaria Municipal de Esportes e do Projeto Atletismo do Ciep Maringá, muito aplaudido pelos alunos do colégio quando foi chamado à frente por Clodoaldo.

 

O treinador disse que os alunos do Ciep Maringá estão treinando também para o Campeonato Estadual Sub-16, nos dias 24 e 25 de agosto, em Deodoro, no Rio; Jogos Estaduais do Rio de Janeiro, em 14 e 15 de setembro; Campeonato Brasileiro Sub-16, também previsto para setembro, em Bragança Paulista (SP), e os Jogos Estudantis do município, em 28 de agosto, no Forte Marechal Hermes.

 

O Projeto de Atletismo conta com iniciantes e atletas de rendimento. As aulas são conduzidas pelos professores Marcelo Machado, Leonardo Areas, Josemar Jorão, Uelinton Andrade e Bruno Muniz, além de Hiller. O projeto é uma parceria entre o Ciep Maringá, secretarias de Esportes, Educação e conta com apoio da Associação Esportiva Cidadania e Dignidade (AECD). O Ciep Maringá funciona na Rua Dinamarca, 72, Campo do Oeste.

 

Comentários