Embaixador e atual campeão de frescobol agitam as areias das praias de Macaé

Luiz Negão, e o atual campeão da modalidade, Mateus Matos, estiveram na cidade no fim de semana, na programação do Sesc Verão

Mateus Matos (E), atual campeão da modalidade, também participou da clínica de frescobol (Fotos: Divulgação)

 

Da Redação do ESPORTE PRESS BRASIL / Assessoria do Sesc Verão

 

O frescobol tomou conta das areias das praias de Macaé no último final de semana, na programação do Sesc Verão 2020. Nada mais nada menos que o embaixador da modalidade, Luiz Negão, e o atual campeão da modalidade, Mateus Matos. No último sábado (25), ambos ministraram a Clínica de Frescobol. E disposição de Luiz Negão, aos 70 anos, não faltou. Com 52 anos dedicados ao esporte, ele comentou o que o levou à modalidade, que nasceu na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

– Comecei a jogar com 13, 14 anos. No início, só brincava, mas com o passar o tempo, me tornei um atleta e até mesmo apaixonado pelo frescobol. Não penso em parar, ao contrário. Agradeço muito ao Sesc Verão por estar aqui, ensinando um pouco sobre a modalidade. Eu, o Mateus e a Lúcia, também campeã em Campos dos Goytacazes, estamos aqui e é um prazer sempre. Participo todos os anos e espero continuar sendo convidado – comentou o atleta, que atualmente fabrica raquetes de frescobol.

O atual campeão de frescobol, Mateus Matos, de 26 anos, acompanha Luiz Negão em competições e em eventos como o Sesc Verão. Matos começou a jogar frescobol aos 12 anos. O pai era atleta de frescobol, mas amador. A mãe também jogava na adolescência. Ele foi também se dedicando à modalidade e agora é campeão.

– No começo, jogava de brincadeira, mas quando cheguei aos meus 20 anos, falei que queria participar de campeonatos. Desde então, eu participo – comentou. 

A parceria com Luiz Negão, segundo ele, foi concretizada em 2017, depois de receber um convite.

– Claro que aceitei, e é uma honra sempre estar participando com ele. Sempre o admirei. É uma criança de 70 anos de idade, né? Comecei a participar de campeonatos com ele, fui para Vitória, São Paulo, viajei com ele também para a Região dos Lagos, para a Região Sul também. No ano passado, ele me deu uma bagagem muito boa e neste ano entrei com tudo – conta.

À esquerda, Luiz Negão ministrou Clínica de Frescobol em Macaé no último sábado

 

Mateus Matos, que tem como parceiro o jogador Vinicius, realizou uma bela campanha no ano passado, ficando em primeiro lugar na 1ª Etapa do Jaguar. A dupla ganhou e participou de outras competições. Atualmente, são vice-campeões na etapa de Copacabana. Conquistaram também o Circuito Paulista de Frescobol, junto com Negão, em Peruíbe. 

– Conseguir mesclar um atleta de 70 anos com um garoto de 26 anos. É um contraste grande e muito legal. Mostra que o esporte não tem idade – concluiu.

Programação do Sesc Verão
segue até dia 9 de fevereiro 

O projeto Sesc Verão chegou com tudo em Macaé nesta alta temporada. Desde o início mês, as arenas esportivas instaladas na Praia Campista estão agitando os finais de semana de moradores e turistas. As atividades seguem até o dia 9 de fevereiro, com uma programação extensa, que reúne muito esporte, lazer, recreação e shows musicais.

Segundo o gerente do Sesc Nova Friburgo, Alexandre Couto, o Sesc Verão é um projeto que iniciou no ano passado em Rio das Ostras e é grandioso, não só na área de esportes, mas também cultural, assistencial, educação, saúde, áreas em que o Sesc atua. Ainda de acordo com ele, nesta quarta semana de programação em Macaé, o balanço é positivo, já que o evento na cidade superou as expectativas. 

– Trazer o Sesc para Macaé foi maravilhoso, porque a cidade tem estrutura, possui praias maravilhosas. Existem espaços para o projeto, que é um projeto de verão. O principal objetivo do Sesc não é somente o show e esporte, mas é de fato democratizar, proporcionar o acesso à cultura, ao esporte e ao lazer para toda população, e para o turista também, que de alguma forma contribui para o desenvolvimento da cidade – enfatizou.

A iniciativa de trazer o Sesc Verão para Macaé, de acordo com Couto, partiu de um convite da Secretaria de Turismo de Macaé e do Convention Bureau da cidade.

– Viemos conversando, dialogando para conhecer o espaço, toda a estrutura. E estamos muito felizes de estar em Macaé neste ano.

O Sesc Verão Macaé, durante a semana, realiza oficinas culturais e, aos finais de semana, atividades esportivas, recreativas e shows. Uma das atrações, em Macaé, ao longo dos finais de semana, foi o Toboágua, a torre de escalada. Nesse último sábado (25), a novidade que atraiu, principalmente as crianças, foi waterball, sky jump. E outras atividades esportivas, como frescobol, beach soccer, beach tennis, futevôlei, altinha, minipista de skate, e muito mais, são totalmente gratuitas e seguem até o dia 9 de fevereiro.

Sesc Verão realiza campanha
voltada à saúde da população

Atuando em outras áreas, além do esporte e cultura, o Sesc Verão também é saúde. E no verão, a saúde tem que estar alinhada ao consumo de água e ao uso de protetor solar. E o assunto foi abordado, no último sábado (25), de uma forma muito divertida. Os palhaços Tatuí e Couve-flor conversaram muito com os adultos e as crianças, abordando a importância do uso do protetor solar e o consumo de água no verão. 

– Eu venho aqui falar da importância de usar o protetor solar no verão e beber muita água para hidratar. E tem que se alimentar bem, com alimentos leves. No verão, a proteção com filtro solar tem que aumentar, mas o ideal é se proteger o ano inteiro. No verão tem que beber, no mínimo, três litros de cada por dia. Nas outras estações, dois litros, no mínimo – explicou o palhaço. 

Palhaços Tatuí e Couve-flor: "usem filtro solar e bebam muita água"

 

– Se fizer esporte, bota mais água neste corpinho. Tem que tomar cuidado também com a alimentação, que tem de ser mais leve e saudável. Passamos os mesmos cuidados para todo mundo, para as crianças. Porque quem se ama, se cuida e quem ama, cuida. Somos palhaços, mas a gente se ama e se cuida – falaram Couve-flor e Tatuí.

Os personagens são interpretados pelos atores Anneli Olljum e Dio Jaime. Ambos integram a Cia Sapato Velho, do Rio de Janeiro. Eles realizam o projeto de Palhaçaria Hospitalar, em cinco hospitais da capital e, todos os anos, estão no Sesc Verão para abordar, de forma lúdica, temas importantes para a saúde e a preservação do Meio Ambiente. 
 

Comentários