“A situação é muito desagradável”, diz presidente da LMD sobre o Moacyrzão

Wanderson Agostinho critica falta de gestão para o esporte em Macaé e diz que final do Amador será no Expedicionário

Moacyrzão hoje não tem condições nem de receber jogos do Amador de Macaé (Fotos: Tiago Ferreira)

 

TIAGO FERREIRA / ESPORTE PRESS BRASIL

 

Na segunda matéria da série especial sobre o abandono do Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, o Moacyrzão, o Esporte Press Brasil foi ouvir o presidente da Liga Macaense de Desportos (LMD), Wanderson Agostinho. Como a Prefeitura de Macaé, até o presente momento, não respondeu os questionamentos feitos pelo portal, somente o secretário Adjunto de Relações Institucionais, Leonardo Gomes, que usou uma redes social para desdenhar das denúncias.

Como quase três décadas de atuação com o esporte, especialmente à frente da LMD, Wandinho lamentou o estado em que se encontra o Moacyrzão hoje.

– Realmente é um quadro muito triste para quem milita com o esporte e para quem precisa de um estádio de futebol para organizar jogos oficiais. A situação é muito desagradável. Tudo está comprometido. Não sei se por culpa deste governo ou do anterior, que construiu e não previu que teria que ter uma manutenção rigorosa. Ou então se é da atual administração, que desde que assumiu não fez praticamente nada – disse. 

Wandinho (com o microfone) na abertura do 100º Campeonato Macaense Amador

 

Segundo ele, a Liga Macaense de Desportos utilizou o Moacyrzão somente em duas rodadas do Amador deste ano e pôde ver de perto a real situação do estádio.

– Estivemos lá e vimos de perto todas as instalações. Um estádio que foi palco de grandes jogos, com transmissões de TV em rede nacional e, em algumas vezes, até internacionalmente. A gente fica preocupado, mas em concreto não afeta muito a Liga, até porque ela pouco desfrutou das instalações do Moacyrzão. Nas poucas vezes que estivemos ali, não dá para dizer que vai fazer falta para a gente – desabafou.

Wandinho critica a falta de gestão
e de planejamento com o esporte

Se por um lado o presidente da LMD poupa a atual gestão da Secretaria de Esportes, de outro ele não economiza críticas à forma como o governo municipal não enxerga o esporte como uma importante ferramenta de promoção e inclusão social.

– Eu acho que falta é gestão. Nos sete anos da atual administração, foram vários os secretários de esporte que por ali passaram. Cada hora entra um. Um não consegue começar. O outro não termina. Aí vem um outro e pega pelo meio. Essa é a grande realidade do nosso esporte. Não há um planejamento. Não existe um projeto para o esporte. Só olhar para as praças, estão todas deterioradas. Não existe ninguém que queira fazer algo pelo esporte, infelizmente – lamentou Wandinho.

Torcedores apoiados no alambrado danificado pela corrosão no único lance de arquibancada liberado

 

– A gente não vê uma política pública voltada para o esporte em Macaé. Nem para manter, nem para crescer. Na verdade, não existe nada. Existem apenas ações paliativas – frisou.

Ainda sobre o Moacyrzão, Wandinho defende uma posição polêmica. Para ele, o custo de uma reforma do atual estádio seria suficiente para a construção de um novo em Macaé, e em outro local.

– Houve-se falar que haverá uma reforma, mas acho que vai sair muito caro. É mais fácil fazer outro estádio em Macaé do que reformar o Moacyrzão. Eu, pelo menos, enxergo desta forma. Resgatar o que ali? Mas, se forem reformar, eu pergunto: vai botar ferro de novo para não ter manutenção? – questionou.

Wandinho, no entanto, voltou a resguardar os atuais gestores da Secretaria de Esportes e critica o material utilizado na construção do estádio.

– Não quero culpar a atual gestão da Secretaria de Esportes, porque eles pegaram aquilo lá já caindo. Fazer o que agora? Tem como fazer? Eu sinceramente não sei. O descaso vem lá de trás. É um estádio com muita estrutura de ferro e na beira do mar, onde há forte ação da maresia. E, como não há manutenção preventiva, acontecerá o mesmo como o que já vimos com o Ginásio Municipal, Parque da Cidade, Centro de Convenções – disse.

Liga retira final do Amador do
Moacyrzão e critica "peladas"

Como o Moacyrzão não apresenta condições mínimas para receber jogos oficiais, o presidente da LMD informou que a decisão do Campeonato Macaense Amador, que neste ano festeja o seu centenário, não será realizada mais no estádio, no próximo dia 29 de julho (data de aniversário da cidade).

– Tínhamos a final do Macaense marcada para lá, só que devido à falta de condições estruturais do estádio, exceto o gramado, que ainda se salva um pouco, resolvemos mudar. Vamos fazer a final do Amador do Expedicionário mesmo e no dia 28. Neste ano, só para não dizerem que não fizemos nada lá, levamos apenas quatro partidas para o Moacyrzão. O Expedicionário já recebeu mais de 100 jogos – afirmou.

Wandinho lamentou ainda o que ele classifica como “falta de prestígio” com o futebol amador e critica o excesso de “peladas” no Moacyrzão.

– Queríamos até utilizar o estádio mais umas duas vezes antes da final. Qualquer time de pelada hoje tem muito mais prestígio do que a Liga. O Moacyrzão hoje é palco de peladas. Isso sim tem muito lá. E não são poucas. Só que um campeonato macaense, que está em seu centenário, que é a cultura do povo, não tem valor para eles – lamentou.

Independente x Lagomar: último jogo do Amador em que a LMD utilizou o Moacyrzão, no dia 15 de junho

 

O dirigente acredita que o Moacyrzão é subutilizado.

– É lamentável. Acho que o Moacyrzão poderia ser muito mais útil à população macaense, com eventos organizados e de qualidade. Sendo assim, a Liga Macaense de Desportos não sentirá falta se acabar, até porque não temos prestígio para utilizá-lo. A gente até tenta, faz ofícios, mas não consegue ter o apoio – finalizou.

Comentários