Copa Comenbol Libertadores. Jogo de Ida. Quartas de Final , entre Flamengo e Estudiantes ocorrida em 18/09/2025 no Maracanã.
Texto e fotos - Creditos: VItor Salvador Messias ´- ESPORTE PRESS BRASIL
Resumo da Partida: Flamengo 2 X 1 Estudiantes.
Data: 18 de Setembro de 2025
Estádio:Maracanã, Rio de Janeiro - RJ
Competição:Quartas de Final da Copa Libertadores da América
Público: 71.977 presentes
Contexto e Antes do Jogo
O Flamengo chega para o jogo bem ajustado mas com alguns desfalques, porém líder do Campeonato Brasileiro. O Maracanã estava completamente lotado, criando um ambiente elétrico e de apoio total ao time da casa.
O Jogo
Primeiro Tempo (2-0):
O Flamengo saiu com tudo,pressionando alto e não dando espaço ao Estudiantes de forma avassaladora, tanto que com 15 segundos, Pedro divide com a zaga e a bola sobra para Plata, que cruza para a área e Pedro domina , gira e finaliza abrindo o placar, para delirio dos mais de 71.977 torcedores presentes na casa do inesquecível gerando o recorde de públicono Brasil neste ano. O Flamengo continua pressionando e não permite qualquer chance de perigo ao Estudiantes. Girando a bola e de forma segura domina as ações e aos 9 minutos, Airton Lucas cruza para a área e Varela finaliza sem chances para o goleiro. O Maracanã explodiu novamente! O time rubro-negro continuou dominando, criando mais chances. Pedro e Plata perdem chances incríveis, mas o Estudiantes se segura e aos 45 minutos, Samuel Lino é derrubado dentro da área e a torcida assim como os jogadores pedem pênalti, e o juiz ignora e encerrando o primeiro tempo.
Segundo Tempo (2-0 | 2-1):
Após o intervalo, o Estudiantes volta diferente. Propondo as jogadas e com postura bem diferente do primeiro tempo. Mas novamente dominante. Rossi fez apenas uma defesa.Porém a arbitragem começa a demonstrar um baixo nível técnico. Com uma farta distribuição de cartões para os jogadores Rubro-negros e inversão de faltas, se complica aos 36 minutos , ao inverter um falta, que poderia ser mais um penalti não marcado, aplica o segundo cartão amarelo para Plata e em seguida o expulsa gerando a revolta de jogadores e torcedores! A partir do erro do arbitro, e com um jogador a menos, o Flamengo segue resistindo as investidas do Estudiantes, até que aos após um toque da bola na mão do jogador em disputa com Airton Lucas, que proporciona um passe para o jogador que finaliza e nem o bandeira nem o VAR chamam o juiz para identificar a falha e validam o gol. Assim o jogo segue até o apito final e na saída os jogadores questionam a arbitragem. Felipe Luis em sua entrevista comenta sobre a arbitragem e a Comenbol reconhece que a expulsão de Gonzalo Plata foi equivocada prejudicando o Flamengo, que poderia levar uma vantagem maior para a proxima quinta-feira na Argentina , no jogo de volta.
Se destacaram Saul, Plata e Varela (Flamengo): Comandaram a criação de jogadas e foram essencial para dominar o meio-campo e o ataque.
· Arbitragem (CONMEBOL): A arbitragem, comandada pelo colombiano Andrés Rojas, foi extremamente questionada tanto por Felipe Luis quanto por Jose Boto. Sem consultas ao VAR em pontos cruciais do jogo e se perdendo tecnicamente, a equipe de arbitragem em sua atuação beneficiou o time do Estudiantes ao propor conforme informações, a substituição de jogador do Estudiantes para não ser expluso durabte a saida para o intervalo, não chamando para corrigir a expulsãod do Plata e no gol do Estudiantes. E aí temos a pergunta? Com 3 times Argentinos no lado da tabela do Flamengo, é possivel que esteja ocorrendo um favorecimento aos times argentinos? Vamos esperar a próxima partida e ver o posicionamento da Comenbol.
Recorde de Público
O jogo oficializou um novo recorde de público presente para jogos deste ano no Maracanã pós-reforma (concluída para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016), com 71.977torcedores presentes. A torcida rubro-negra sempre é um fator decisivo, incentivando o time incessantemente mesmo quando o Estudiantes marcou.
O Flamengo apresentou um bom jogo, seguro e firme sem seus propósitos no Maracanã. Diante de um recorde de público, o time demonstrou bastante resiliência . O Estudiantes sai com a honra de ter lutado até o fim, mas sendo beneficiado pela arbitragem e surpreso com o espírito incansável do Flamengo e sua torcida. O Flamengo continua sendo o favorito para avançar de fase na competição.