Lendas do esporte de inverno, Jaqueline Mourão e Edson Bindilatti conduzem Brasil na Cerimônia de Abertura de Pequim 2022

COB prioriza a saúde dos atletas e, assim como em Tóquio 2020, delegação brasileira desfila com quatro integrantes

William Lucas/ANOC

 

O Ninho de Pássaro se tornou nesta sexta-feira, dia 4, o primeiro do estádio a receber as Cerimônias de Abertura Olímpicas de Verão e de Inverno.  E a desfile brasileiro em  Jaqueline  , que acompanha a cinco Jogos de Inverno do Brasil em 2022.

“Estou muito honrada de ter sido escolhido junto ao Edson. Para mim, é uma participação especial, fazendo história como um atleta com mais participações nos Jogos Olímpicos, coração batendo muito forte. Inesquecível”, vibrou  Jaqueline Mourão , que chegou a oito participações olímpicas na carreira.

“Estou muito feliz, passa um filme na cabeça. Um atleta de alto rendimento quando treina para chegar aos Jogos Olímpicos e é convidado para levar a bandeira no Brasil na Cerimônia de Abertura, faz tudo valer a pena. Pela segunda vez, é o maior presente que eu poderia ter. Nos Jogos em que eu encerro a minha participação como atleta, estou saindo daqui realizado, é o maior reconhecimento que eu poderia ter. Ainda tenho muito coisa para fazer e tenho expectativa de tentar fazer um resultado histórico para o Brasil no bobsled”, disse Bindilatti, lembrando que também conduziu o pavilhão na Abertura de Pyeongchang.  

O Brasil foi o 16º país a entrar entre as 91 nações representadas. A dupla de porta-bandeiras desfilou acompanhada por Anders Pettersson, chefe de missão do Time Brasil em Pequim, e Andrea Leibovitch, representando os colaboradores do COB. Assim como ocorreu nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, o Brasil participou da Cerimônia de Abertura com uma delegação reduzida, tendo em vista o cenário de pandemia. Além dos objetivos esportivos, o COB tem como prioridade proteger os atletas, possibilitando que compitam com segurança e retornem ao país com saúde.

+ Conheça os atletas do Time Brasil em Pequim 2022 com o Guia Time Brasil

 

+ Veja os horários e datas de todas as competições do Time Brasil nos Jogos de Inverno

Uma cerimônia altamente tecnológica deu o tom em Pequim 2022. Um telão de HD LED gigante, com 11.600m², feita para imitar uma superfície de gelo cristalina, forrou o chão do estádio e projetou imagens que mostraram a cultura milenar da China. Assim como em 2008, a Cerimônia de Abertura de Pequim foi dirigida por Zhang Yimou, três vezes indicado ao Oscar, e que também dirigiu as Cerimônias de Abertura e de Encerramento dos Jogos de 2008. O tema foi “Simples, seguro, maravilhoso”, que buscou mostrar que mesmo com as restrições impostas pela pandemia, era é possível realizar algo grande. Os aros olímpicos apareceram a partir de um cubo de gelo quebrado por seis jogadores de hóquei, uma analogia ao esforço dos atletas, que sempre precisam romper barreiras e superar os obstáculos.

 

Os flocos de neve foram o fio condutor de uma apresentação que buscou mostrar uma China que poucos conheciam. A inspiração foi uma frase do poeta chinês Li Bai, que escreveu há quase 1.300 anos: "Os flocos de neve nas montanhas Yan são tão grandes quanto um colchão". Essa ideia romântica, imaginativa e expressiva dos flocos de neve na região onde estão sendo realizados os Jogos (Yanqing e Zhangjiakou) foi levada para a Cerimônia, que brincou com as estações do ano e os esportes.

 

Como já é tradição nos Jogos, a parada das delegações teve início com a Grécia, enquanto a China, país-sede, encerrou o desfile. Ao final, pequenos flocos com os nomes dos países se uniram, formando outro gigante. A trilha sonora contou com a execução de grandes clássicos como Trompete Voluntário, Cavalaria Ligeira e Primavera de Vivaldi. Os últimos condutores da tocha foram sete atletas de inverno chineses nascidos nas décadas de 50, 60, 70, 80, 90 e dois, um homem e uma mulher, no ano 2000. A ideia é mostrar a continuidade das tradições dos esportes de inverno através das gerações. A dupla deixou a tocha dentro do floco de neve que, então, se transformou na própria pira olímpica. Um dos momentos mais esperados da Cerimônia deu o tom final no Ninho de Pássaro, em grande estilo.

O Time Brasil em Pequim 2022 conta com 11 atletas, sendo um reserva: a equipe de bobsled composta por Edson Bindilatti, Edson Martins, Erick Vianna, Rafael Souza e Jefferson Sabino (reserva); Jaqueline Mourão, Eduarda Ribera e Manex Silva, do esqui cross-country; Nicole Silveira, do skeleton; Michel Macedo, do esqui alpino, e Sabrina Cass, do esqui estilo livre moguls. Michel é o único que ainda não desembarcou na China e a chegada está prevista para o próximo dia 8.

Sabrina Cass abriu a participação brasileira em Pequim 2022 com o 21º lugar no esqui estilo livre moguls na quinta-feira (03). Ela ainda uma vaga para a final no próximo dia 06. No mesmo dia, Manex Silva busca a estreia do esqui cross-country no esquiatlo. Dois dias depois,  Jaqueline Mourão  e Eduarda Ribera disputam a primeira prova nestes Jogos de Inverno. Nicole Silveira faz a primeira descida dia 11, enquanto o bobsled, no trenó de duas pessoas, estreia no dia 14. Michel Macedo compete pela primeira vez no slalom gigante do esqui alpino no dia 13.  

 

Autor:COB (Comitê Olímpico Brasileiro

Comentários