2ª ETAPA DA WORLD TRAIL RACES VEM AÍ: WTR OMRON ARRAIAL DO CABO SERÁ NESTE SÁBADO

Etapa pioneira do calendário da WTR desbravará praias e morros de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos (RJ), e será a única da temporada com prova em dupla. São esperados aproximadamente 1.200 atletas para a competição

Foto divulgação

 

São Paulo, 24 de maio de 2022 - Arraial do Cabo, na Região dos Lagos (RJ), conhecida como “Caribe brasileiro”, será palco da 2ª etapa da World Trail Races, neste sábado, 28, onde aproximadamente 1.200 atletas profissionais e amadores irão desbravar praias e morros da região. Sob realização da 213 Sports, vertical de esportes da V3A, e da Speed Eventos Esportivos, a WTR OMRON Arraial do Cabo, tradicional etapa do calendário de corridas de montanha no país, contará com provas de Trail Run com percursos de 6 km, 21 km (solo ou dupla) e 30 km. Será a única da temporada com uma prova em dupla. Há também a Kids Race, corrida destinada às crianças para aprenderem desde cedo os benefícios da prática esportiva.

 

Mais uma vez, a organização do evento preparou uma prova com percurso desafiador de trilhas incríveis, com subidas e descidas, e um visual de tirar o fôlego para os apaixonados pelo esporte. O percurso mais longo da 2ª etapa terá 30 km com desnível positivo de 629m e cruzará: Praia Grande, Praia do Pontal, Prainha, Praia do Forno, Praia dos Anjos e Praia Brava. Já o percurso de 21 km terá desnível positivo de 525m e passará pelas mesmas praias com exceção da Praia do Pontal. Lembrando que esse percurso poderá ser disputado nas categorias solo ou dupla, no qual cada atleta percorrerá 10,5 km. E na prova de 6 km, com desnível positivo de 161m, o percurso ficará restrito à Praia Grande.

 

Paralelamente, acontecerá o “Desafio WTR: Zerando a Montanha”, da Strava, válido apenas aos inscritos na prova de 21km na categoria dupla (mista, feminina ou masculina). Os mais rápidos do primeiro e segundo trechos que estiverem utilizando o app Strava – dois homens e duas mulheres – receberão uma premiação especial.

Foto divulgação

 

Após o sucesso da etapa de abertura (WTR Camelbak Praias Selvagens), em Grumari/RJ, que reuniu mais de 800 atletas, essa será a segunda etapa desde que a 213 Sports, juntamente com a Speed Eventos Esportivos, anunciaram a maior liga de esportes de montanha do Brasil. A arena do evento será montada na Praia Grande e terá atividades para toda a família. Será uma oportunidade também para aproveitar a cidade no fim de semana, fazer passeios de barco e desfrutar dos ótimos restaurantes da cidade.

 

“O WTR Arraial do Cabo é o evento pioneiro das etapas da WTR, que acontece em uma cidade paradisíaca. Tanto que, desde o início, a intenção foi realizar um percurso que passasse por toda a cidade, sobretudo por lugares onde turistas e moradores locais não costumam ir. Na corrida de 21km, por exemplo, conseguimos dar volta na cidade inteira por cima dos morros e oferece uma visão diferenciada. Trata-se de uma prova com perfil técnico interessante pelas mudanças de terrenos que passa por areia dura, areia fofa, paralelepípedo, rua de terra e pelas trilhas que ligam as praias. Será um evento sensacional”, ressalta Rodrigo Issac, sócio-diretor da Speed Eventos Esportivos.

 

Mais do que reunir os amantes dos esportes de montanha, as etapas da WTR visam disseminar a cultura do esporte de montanha, o estilo de vida saudável que a modalidade proporciona, bem como o ecoturismo. Tanto que as ações de sustentabilidade estão presentes em todas as etapas da temporada 2022, assim como a Arena WTR, onde o público poderá desfrutar de muita música, food park, ativações de patrocinadores, entre outras atrações que variam conforme a prova.

 

Na etapa de Arraial do Cabo haverá ações e atividades como: Espaço OMRON, com diversas ações, entre elas, avaliação com balança de bioimpendância; Test Drive da On Running; Bar Patagônia; Recovery Gratuito com massagem, bota de compressão e piscina de crioterapia para atletas e público; Show da banda Ramona (das 9 às 11 horas e às 13 horas); WTR Store com venda de produtos oficiais da Liga e de patrocinadores; além de cama elástica para a criançada.

 

“A OMRON é uma empresa voltada para cuidados com a saúde, neste sentido, teremos um espaço exclusivo para recuperação dos atletas com medição de pressão, avaliação corporal, massagem de eletroterapia, que é indicada para quem acabou de sair de uma corrida, entre outras ações”, explica Lucas Silva do time de vendas da OMRON.

 

Sustentabilidade e legado socioesportivo – A WTR transcende o calendário de esportes outdoor, uma vez que impacta também o turismo e a economia local. Um dos principais pilares da Liga é prezar pela sustentabilidade, respeitar e cuidar da natureza, afinal é uma das razões da prática dos esportes de montanha. Por esse motivo, em cada região das etapas a intenção é fomentar a economia circular e deixar um legado socioesportivo. A 2ª etapa será na Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo e está entre as três unidades de Conservação Ambiental mais visitadas do Brasil.

 

Entre as ações para preservar o meio ambiente estão a limpeza das trilhas no pré, durante e pós-prova, não serão utilizados copos plásticos descartáveis, haverá reciclagem dos resíduos gerados no evento, além de ações pontuais em parceria com o INEA (Instituto Estadual do Ambiente), Secretaria do Meio Ambiente e instituições locais. Paralelamente serão arrecadados equipamentos esportivos durante a entrega dos kits, que serão destinados à comunidade local e, ainda, doação de alimentos não-perecíveis, medalhas e troféus para projetos sociais de Arraial do Cabo.

 

A competição terá uma cobertura especial pelo site e Instagram do Lance! Mais informações no worldtrailraces e no Instagram @worldtrailraces

 

A WTR OMRON Arraial do Cabo conta com o patrocínio da OMRON, Cerveza Patagônia, On Running e Prefeitura de Arraial do Cabo com apoio da Strava e My Safe Sport. Hospedagem Oficial na Mediterrane Hotel Arraial do Cabo; foto oficial da Foco Radical e com realização da 213 Sports e Speed Eventos Esportivos

 

Sobre a 213 Sports - Fundada por Pedro Dau de Mesquita, Yuri Binder, Bernardo Montenegro e Marcelo Montenegro, a 213 Sports nasceu em 2012. Em 2021, a agência foi adquirida pela V3A e, desde então, responde pela vertical de esportes, que integra o pilar de Ventures da companhia. Focada em marketing esportivo, a 213 Sports já realizou mais de 70 projetos para marcas globais e locais, impactando mais de 50 milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A 213 Sports vê o esporte como uma plataforma de engajamento e conexão com forte apelo emocional entre as marcas e consumidores, resultando em uma experiência única de sportainment. Insights estratégicos alinhados com o posicionamento da marca, excelência na execução e resultados mensuráveis com retorno social, sempre que possível, são as bases que sustentam a excelência da 213 Sports. Responsável por inúmeros cases, a agência se destaca com os projetos: Oi Rio Pro, Sephora Beauty Run, Ceará Kite Pro, WSL House, CamelBak Mountain Race, Casa On Running, Praia Para Todos, Pelé Academia, Saquarema Surf Festival, WTR, Red Bull Pool Clash, entre outros.

 

WTR OMRON Arraial do Cabo – 2ª etapa do WTR
Quando: 28 de maio
Local: Arraial do Cabo (RJ)
Modalidades: Trail Run: percursos de 6 km, 21 km (solo e dupla) e 30 km e
Kids Race

Próximas etapas do Calendário World Trail Races 2022
9 e 10/7 –WTR Miguel Pereira (Miguel Pereira/RJ)
6 e 7/08 – WTR Minas Gerais (Informações em breve)
17 e 18/9 –WTR CamelBak Le Canton (Teresópolis/RJ)
15 e 16/10 - WTR On Campos do Jordão – (Campos do Jordão/SP)
26 e 27/11 – WTR Serra do Mar (Petrópolis/RJ)

 

*Com informações da Casa do Bom Conteudo/Por Mércia Suzuki

Comentários