Made in Macabu: A história de um Cronista do rádio esportivo raiz
Há 41 anos, que ele dentro dos gramados, conta os detalhes e faz o registro das emoções de uma paixão nacional
Podcast: Magno Renato revela a emoção da sua primeira partida no Maracanã, que foi Flamengo e Internacional no ano de 1994 e a final do Campeonato Brasileiro de 1995, com o Titulo do Botafogo.
Final do Campeonato Carioca de 2017 - Flamengo 02 X 01 Fluminense - Foto da capa divulgação - Arquivo pessoal
Da Redação do ESPORTE PRESS BRASIL
Magno Renato Pereira Guimarães Tavares, ou Magno Renato, e para os mais íntimos apenas Renato.
Querido no mundo do futebol, simpático e um dos mais competentes Cronistas esportivos do interior do Estado do Rio Janeiro.
Filho do escritor Godofredo Guimarães Tavares, importante personagem da história cultural e um dos principais colaboradores, da emancipação politico administrativa da cidade de Conceição de Macabu RJ, inclusive responsável pela composição do Hino Oficial do Município. Deixou como herança o dom da comunicação, que o Macabuense Magno Renato desde cedo soube muito bem aproveitar.
O inicio da carreira foi no ano de 1981 na extinta Fundação Rádio Popular Fluminense. Na época, Magno apresentava um programa de resenha esportiva denominado “Bate Bola na Popular”. O programa começava diariamente às 20 horas e trinta minutos e destacava o campeonato municipal e os principais clubes do futebol do Rio de Janeiro. Magno lembra que naquela ocasião os principais atletas de futebol, eram mais conhecidos na cidade por seus apelidos do que pelo seus nomes sociais. Ao Portal ESPORTE PRESS BRASIL contou que os times mais badalados do inicio da década, vinham dos Bairros da Vila Nova e Usina Victor Sence. O curioso que os times pareciam verdadeiros “Zoológicos”, pois quase todos tinham apelidos de animais silvestres.
A escalação já iniciava com goleiros que se chamavam Grilo e Jorge Ouriço, e destacavam se jogadores de nomes como: Tatu, Rato, Cutia, Preá (Porquinho da Índia), Lebre, Burrinho entre outros. Detalhe, todos bons de bola.
A sua estreia nos gramados aconteceu há 40 anos atrás no Campeonato amador Macabuense de 1982. O cronista recebeu um convite do seu grande amigo e narrador esportivo Acilinho Gomes. A partida foi um empate em 2 a 2 entre São Luiz e Fluminense de Macabu.
Antigo estádio do Barra, e atual Estádio Claudio Moacir de azevedo (Moacirzão) Magno Renato e Acilinho Gomes
- no jogo Macaé X Bonsucesso. - Foto divulgação arquivo pessoal
Em 1994 uma das grandes referências do radio esportivo da região Eraldo Manhães, conversando com o Radialista Mário Luiz, pergunta se ele não conhecia algum repórter de campo, que pudesse integrar a sua equipe na extinta Rádio Jornal 820 de Macaé. Mário que já conhecia o trabalho acabou indicando o Magno Renato, e com ele veio junto também o narrador Acilinho.
Maracanã Flamengo 03 X 01 - Foto divulgação arquivo pessoal
Somados ao consagrado narrador Gerson Luís, Carlos Alberto, Jorginho Moura, José Ricardo. Eraldo Manhães formou um super time e uma das maiores equipes da crônica esportiva do interior do estado do Rio de Janeiro. Com coberturas ao vivo de competições como Carioca e Brasileirão. Magno se emociona ao relembrar, que cobriu a final do Campeonato Brasileiro de 1995. Como repórter de campo, foi testemunha ocular no Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), da conquista do Botafogo de Túlio Maravilha e cia, no Brasileirão daquele ano, justamente em cima do Santos.
Entrevista com Apolinho técnico do flamengo em São Januário - Flamengo X Criciúma.
Admirador do trabalho do Dorival Jr, disse que ele é o principal responsável pelo crescimento do Flamengo nos últimos 50 dias. Fez questão inclusive de lembrar que em 2009 ganhou Campeonato Brasileiro da Série B pelo Vasco.
Estádio Expedicionário entrevistando o técnico Acyole
Entrevista com Totonho técnico do Macaé - Macaé Esporte X Madureira em Conselheiro Galvão.
O que dizem os amigos:
O narrador esportivo Vanderson Passos, afirma que é muito especial e fácil trabalhar com o Renato:
“Falar do Magno Te amo e muito fácil. Por que além de ser um cara do bem é um excelente profissional. Bom com as palavras e entendedor do futebol. Eu ficava muito feliz quando a gente saia pro Rio e ele era confirmado na minha equipe. Inclusive em uma dessas passagens em Bangu, ele, ganhou o título do “Rei do bacalhau”, disse Passos sorrindo.
Em seguida complementando: “Mas essa e uma outra história”
Manda um beijo no coração do Mister Magno Renato. Finalizou Passos.
Mario Luiz, Vanderson Passos e Magno Renato - Estádio Mário Filho (Maracanã) Final do Campeonato Carioca de 2017 Fla X Flu - Foto divulgação arquivo pessoal
Para comentarista esportivo Roberto Espindola, Magno Renato se destacava porque nos gramados, tinha sempre em mãos sua agendinha com todas informações sobre o jogo que estava cobrindo, era uma espécie de “Homem Google”.
“Magno Renato e sua agenda traduzem a história viva das transmissões esportivas no interior do Rio de Janeiro.
Hoje com a tecnologia estamos a poucos cliques das estatísticas.
Mas nas transmissões com Magno Renato ele tinha todas as informações de maneira rápida e sempre colocada no momento certo.
Sua perspicácia de nutrir os ouvintes nas oportunidade certa sempre enriqueceram as nossas transmissões.
Trabalhei diretamente com ele por um curto período, mas aprendi muito com a sua tranquilidade ao relatar as emoções á beira do gramado!”- Resumiu Roberto Espindola
Aliás, Magno revelou ao Esporte Press Brasil que a ideia de colocar as informações na agenda foi uma sugestão do cronista Macaense Antônio Carlos Pinto de Carvalho, mas conhecido como “Penetra”.
A radialista e empresária Jô de Azevedo revela a que tem uma grande admiração pelo Magno:
“Tenho muito orgulho de ter conhecido esse grande amigo chamado Magno Renato. Um companheiro de jornada, um grande incentivador da comunicação e acima de tudo um dos profissionais mais autênticos que eu já conheci. Magno faz parte da história dos 15 anos da Rádio Modelo FM. durante muito tempo, junto com o inesquecível Acilinho, fizeram a transmissão do futebol em Conceição de Macabu. Sou totalmente fã desse grande amigo. desejo muita luz e sabedoria meu querido amigo Magno Renato.” - Afirmou a Radialista Jô de Azevedo.
O Jornalista, Cronista esportivo e repórter fotográfico Tiago Ferreira, que durante muitos anos foi assessor de imprensa do Macaé Esporte, definiu o relacionamento que teve com o Magno naquele período:
“Conheci o Magno Renato durante minha passagem pela assessoria de imprensa do Macaé Esporte. Além de ser uma pessoa gentil, humilde e do bem, é um repórter de mão de cheia. Sempre preciso na descrição das jogadas. Faz falta às rádios que fazem futebol na nossa região e torço muito para que o seu quadro de saúde melhore”. Afirmou Tiago.
O cronista esportivo Fábio Baiano, com passagens por rádios TVs como Band e Record, analisa Magno Renato como uma pessoa singular:
“O Magno Renato é uma figura ímpar: Gente boa toda vida, bom de prosa e um ótimo repórter de campo. Magno é estudioso, quem não lembra do seu caderninho com 30 anos de jogos anotados, e ao mesmo tempo improvisa demais, deixando às vezes a equipe em apuros, que digam os narradores. Quando o Magno Renato estava na escala de viagem dos jogos, a diversão era garantida. Ele adorava um restaurante, um boteco na verdade, de Bangu e também gostava muito de passar pela Cidade de Trajano de Morais. Eu tenho muitas saudades das resenhas com o amigo.”
O narrador esportivo Arnaldo Garcia define o amigo Magno Renato como uma fonte de informação confiável, e que tudo que ele transmite gera credibilidade:
Magno Renato é um profissional daqueles que vc pode confiar na informação. Repórter sagaz, ele é bem informado, apurador sem ser fofoqueiro. É firme! De caráter irretocável, generoso, doce, um ser Cristão verdadeiro. Magno traz a graça, a leveza e a espontaneidade. Sou fã desse grande amigo!
Copa do Mundo
Magno Renato com sua personalidade que lhe é muito peculiar, não ficou em cima do muro e cravou os favoritos em sua opinião, para conquista do titulo de Campeão do Mundo na edição de 2022 no Qatar.
Segundo Magno o Brasil, Argentina, França e as surpresas devem ficar por conta de Espanha e Bélgica.
Estádio de Moça Bonita - Bangu X Macaé Esporte - Foto divulgação arquivo Pessoal
Família
Magno Renato completou no dia 05 janeiro desse ano 69 anos, é servidor público do estado aposentado. E além do futebol tem uma grande paixão, a sua família.
Magno tem três filhos. Alessandra Moreira Tavares, Renata Moreira Tavares, Wendersom Dutra de Jesus. Duas netas Giulia Roberta e Maria Eduarda e uma bisneta a Luísa.
Neta Giulia Roberta, Bisneta Luísa, Magno Renato, Filha Alessandra, Genro Diego.
Em pé Filha Renata,f Filho Wenderson, Nora Angela, e neta Maria Eduarda.
Magno confessou que seu maior desejo é poder viver novamente a atmosfera de um estádio de futebol.
E se depender do Portal ESPORTE PRESS BRASIL e de seus companheiros de jornada, seu sonho será realizado.