Domingo é dia decisão
Aroeira e Praça Cordeiro se enfrentam no Expedicionário pelo titulo de Campeão Macaense 2022
Arte da final - LMD
Por Mário Luiz e Tiago Ferreira
Final de semana de futebol em Macaé. Aroeira e Praça Cordeiro decidem neste domingo (07), às 11h, no Estádio Expedicionário, quem será campeão Macaense de futebol amador 2022.
Com campanhas distintas, a duas equipes chegam para essa final depois de fazer uma ótima temporada no certame desse ano.
Enquanto a equipe carapebuense Praça Cordeiro, campeã da Série B de 2021, busca o título inédito, o Unidos da Aroeira tenta o seu quarto titulo na competição. As outras vezes que o tradicional e simpático bairro macaense levantou o troféu do torneio foram em 2006, 2008 e 2011.
Como chegam Praça Cordeiro e Aroeira para decisão
PRAÇA CORDEIRO
Praça Cordeiro na fase de grupos teve quatro vitórias e dois empates. Uma das vitórias, inclusive, foi em cima do Aroeira, seu adversário da final. Ambas equipes pertenciam ao Grupo A, e a partida ocorreu no dia 17 de abril, às 15h, no Expedicionário, com uma vitória do Praça Cordeiro por 2 a 1. Na quarta rodada, a agremiação carapebuense aplicou uma das maiores goleadas da primeira fase, vencendo o Nordeste por 5 a 1. Na quinta rodada venceu o União Lagomar pelo placar de 1 a 0. Nas sexta e sétima rodadas apenas empatou (1 a 1 com o Borussia Macaé e 0 a 0 com o Borussia Cabo Frio).
A equipe terminou essa fase como segundo colocado do Grupo A, com 14 pontos, e segundo melhor colocado geral. O líder do grupo foi o Borussia Cabo Frio, com 16 pontos.
Nas oitavas-de-final, o Praça Cordeiro superou o Danonáticos por 3 a 0. Nas quartas, após empate em 1 a 1 com o Imboassica, se classificou nas cobranças de penalidades, superando o rival por 3 a 1. No último domingo (31), pela semifinal, derrotou o NB Atlético por 1 a 0, e se credenciou para uma das vagas da final.
Resumindo, o Praça Cordeiro chega para essa decisão invicto na competição.
Praça Cordeiro - Foto divulgação - Ivy Caroline - TV Cine
AROEIRA
O Unidos da Aroeira, que também pertencia ao Grupo A, não começou bem a competição. A equipe sofreu duas derrotas e conquistou um empate nas três primeiras rodadas do campeonato. Uma foi justamente para o seu adversário da final de domingo.
Na primeira rodada, foi derrotado pelo Borussia Cabo Frio por 2 a 1. Na segunda, empatou com um outro Borussia, o de Macaé, em 0 a 0. Na terceira, perdeu pelo placar de 2 a 1 para o Praça Cordeiro. Somente então, a partir da quarta rodada, o Aroeira “acertou a mão” e conquistou a sua primeira vitória, vencendo o União Lagomar por 3 a 0. Na quinta rodada, voltou a empatar novamente, desta vez com o Nordeste em 3 a 3. Na sexta, venceu o Barramares por 2 a 0 e fechou essa fase folgando na última rodada. Com a soma desses resultados, o Aroeira terminou como terceiro colocado do Grupo A e segundo melhor terceiro colocado no geral.
Nas oitavas, se classificou vencendo o Aeroporto por 2 a 1. Nas quartas-de-final, enfrentou o Nordeste e a partida terminou empatada em 1 a 1 no tempo regulamentar. Nas cobranças de pênaltis, o Aroeira foi mais eficiente e se classificou para semifinal por 6 a 5.
Domingo (31), já pela semifinal, a equipe voltou a empatar no tempo normal pelo placar de 1 a 1 com o Borussia Cabo Frio. E novamente em cobrança de penalidades, se classificou vencendo o oponente por 5 a 3.
Aroeira - Foto divulgação - Ivy Caroline - TV Cine
O diretor de Competições da LMD, Wanderson Agostinho, afirmou ao ESPORTE PRESS BRASIL (EPB) que os portões do Estádio Expedicionário já estarão liberados para o acesso dos torcedores com duas horas antes da partida, e que entrada será franca para todos.
“Antes do início da partida decisiva, teremos a solenidade de encerramento da competição, a exibição dos troféus e medalhas e a execução dos hinos nacional e do município”, finalizou Wanderson Agostinho.
Diretor de competições da Liga Macaense de Desportos (LMD) Wanderson Agostinho - Foto divulgação
Com 103 anos de história, o Amador Macaense é considerado a maior torneio de futebol Amador do interior do Estado do Rio do Janeiro. A competição conta com duas divisões. A de acesso (Série B) e a principal (Série A)
O certame é organizado pela Liga Macaense de Desportos (LMD) e chancelado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).
>> Números da competição:
Gols: 231
Jogos: 77
Média de gols: 3,0 por partida
Melhor ataque: NB Atlético (20 gols marcados)
Melhor defesa: Borussia CF (4 gols sofridos)
Pior ataque: União Lagomar (4 gols marcados)
Pior defesa: Atlético Lagomar (20 gols sofridos)
Artilharia
7 gols: Douglas Lira (Aroeira); Matheus Amorim (Borússia CF).
6 gols: Arthur (Aeroporto); Pimenta (Atlético Lagomar); Luã Portugal e Tataco (NB Atlético); Baianinho (Sinditob).
5 gols: Márcio Canuto (Glicério); Wagner Andrade (Macabuense); Coruja (Praça Cordeiro); Carestiato (Nordeste).
4 gols: Ramonzinho (NB Atlético); Fabianinho (Paraíso).
3 gols: Naor (Borussia CF); Andrew (Borússia Macaé); Felipe Cabral (Imboassica); Bibigol e Douglas (Praça Cordeiro); Matheus Avelar (Praia Campista).
2 gols: Jadilson e Rodolfo (Águia); Bruno Lima (Aroeira); André, Cleiton e Lucas (Barracelona); Lucas Barros e Phelipy (Barramares); Tom (Borussia CF); Guerreiro (Borússia Macaé); Audrey, Christian e Jorge Matheus (Danonáticos); Wellerson (Glicério); Identidade (Independente); Gustavo e Uellington (Imboassica); Max Victor (Jardim Carioca 2); Carlos Augusto, Higor Leite e Leleco (Macabuense); Carlos Gabriel e Wallace (Nordeste); Pó Royal (Paraíso); Deja (Sinditob); Tácio Neymar (União Lagomar).
1 gol: Danilo, Jonathan, Luiz Rosa, Maicon Douglas, Rodolfo, Tharcisio e Wellerson (Aeroporto); Cezinha, Higor, João Oliveira e Wadston (Águia); Francisco Pará. Geovane, João Paulo, José Lopes e Venilson (Aroeira); Álvaro, Biel, Evandro, Gabriel, Kaique e Samuel (Atlético Lagomar); Gustavo e Lelê (Barracelona); Caio, Diego, João, Pedro Lima e Rudhery (Barramares); Duda, Dudu, Heuler, Marcos Paulo e Pedro Siqueira (Borússia CF); Kaique (Borússia Macaé); David e Juninho (Danonáticos); Bruno Almeida, Fabrício, Hugo Marotti e Lucas Sales (Glicério); André Luiz, Luiz e Ronaldinho (Imboassica); Bento, Guilherme, João Pedro, Kauã e Lucas (Independente); Carlão, Jamal, Jane Costa e Márcio Santos (Jardim Carioca 2); Albert, Arthur, Bruno, Edvan, Rivaldo e Vagner Júnior (Macabuense); Douglas Brandão, Gu, Jacaré e Maurício (NB Atlético); Bruno, Boquinha, Carlos Fernando, José Romário, Leandro e Matheus Reis (Nordeste); Anderson Manga, Bruno Vidal, Cavalinho, Diegão, Iego e Tchose (Paraíso); Fael, Pedrinho, Patrick, Rafael Nunes e Wesley (Praça Cordeiro); Gilciano, Luiz Filipe e Mateus Leonel (Praia Campista); Boca e Leanderson (Sinditob); Darlan e Ronie (União Lagomar).
Gols contra: Deninho (do Barramares a favor do Borússia CF); Raphael (do Independente a favor do Aeroporto).