Um Operário do Futebol

Sidnei: Mais de duas décadas de amor e dedicação ensinando futebol. Ele já revelou mais 30 atletas para futebol profissional, alguns com destaque até no exterior

Foto: EPB

 

Da Redação do ESPORTE PRESS BRASIL

Um projeto social que começou há 22 anos, com foco em crianças e adolescentes segue contribuindo para a formação de atletas. E principalmente na construção de cidadania através do futebol.

Gerenciado por seu fundador e gestor Sidnei Fraga Pereira, ou como é popularmente conhecido “Sidnei da Escolinha”. O Projeto social esportivo denominado “Escolinha do Sidnei”, tem como prioridade imperativa interligar o esporte, com a educação e a valorização da família.

 

Meninos da Escolinha - Campo do Vascão - Foto EPB

 

O futebol como uma poderosa ferramenta de inclusão social

 

A Escolinha de futebol do Sidnei atende em média cerca de aproximadamente, 100 jovens na faixa de cinco a dezessete anos. As atividades são concentradas na quadra poliesportiva do bairro Lagomar, que fica próximo ao terminal rodoviário, localidade com uma das maiores densidades demográfica da cidade de Macaé. Na segunda feira, Sidnei com seus instrutores trabalham a parte física nas areias da praia, e de terça a sexta feira a orientação segue na quadra com bola rolando em dois períodos. Na parte da manhã das 08 às 11 horas e na parte da tarde das 14h30min até às 17 horas.

Nos finais de semana Sidnei sempre organiza no “Campo do Vascão” e apoio do Sr. Custódio Presidente da instituição, um treino recreativo com os alunos do Projeto social que ele já apelidou de “Amistoso”. O “Campo do Vascão” fica as margens da Rodovia Industrial e nas proximidades do Bairro Engenho da Praia.

Sidnei fala com muito Carinho e orgulho do seu filho Douglas dos Santos Pereira. Segundo ele, seu filho Douglas que tem 29 anos, encerrou a carreira de futebol e passou atuar como coordenador de base do Projeto Social.

“Douglas, exerce um papel um papel importante dentro do planejamento da escolinha.” - Exaltou Sidnei.

 

Sidnei conversando com os meninos do Projeto - Campo do Vascão - Foto: EPB

 

 “Escolinha” com tempero de Pimenta

Segundo Sidnei, trinta atletas que hoje atuam no futebol profissional, começaram no Projeto. Com destaque para o atacante Pimenta. Jogando futebol profissional, atacante teve como seu primeiro clube O Macaé Esporte- RJ. Também atuou pelo Serra Macaense- RJ, Guaratinguetá - SP, Gama – DF, Americano -RJ, Bangu - RJ, São Raimundo – PA, Paysandu – PA e no exterior teve passagem no oriente médio, fazendo algumas partidas no Líbano.

 

Confira outros atletas que também tiveram seu inicio na “Escolinha do Sidnei”

 

  • Álvaro – Zagueiro, teve passagens por Macaé Esporte, Serra Macaense, Rio das Ostras-RJ, Bonsucesso – RJ.
  • Vinicius Berriel –Meio campo, com passagens pelo Serra Macaense – RJ, Atlético de Itapemirim – ES, Rio das Ostras-RJ, Bonsucesso – RJ e no exterior jogou na Noruega.
  • Guilherme Batista Givigi – Meio Campo, tem 19 anos, jogou pelo Serra Macaense –RJ entre 2020 e 2022. E recentemente passou a integrar a equipe Sub 23 do Fluminense.

 

A visão do esporte como Politica Pública e com retorno social

No último sábado (13) Prefeito Welbert Rezende acompanhado da Primeira Dama Kellen Rezende, foi ver de perto como funciona o projeto. E ficou encantado com o número expressivo de jovens que integram o projeto social.

Ao fazer o uso da palavra, citou a importância de ações iguais as promovidas pela Escolinha. Destacou também os investimentos de infraestrutura voltados para pratica esportiva como reforma das praças, ginásio poliesportivo municipal e o Estádio Claudio Moacir de Azevedo (Moacirzão). que estão sendo recuperados em seu governo.

 

 

Prefeito Welbert Rezende visitando as atividades da Escolinha - Foto: EPB

 

Concluindo, afirmou que pretende conversar com proprietário do terreno onde Projeto faz os “Amistosos”, com intuito de transformar o “Campo do Vascão” em uma área pública, voltada para a comunidade local.

 

Sidnei, Prefeito Welbert Rezende e o Sr. Custódio (Presidente do Vascão) - Foto: EPB

 

Quem é “Sidnei da Escolinha”

Sidnei é casado e tem 55 anos, é pai de sete filhos e sete netos. Evangélico e presbítero na Assembleia de Deus Brilho Celeste, que fica localizada em um dos bairros com maior densidade demográfica da cidade de Macaé, o Lagomar.

Atualmente Sidnei esta cursando o sexto período de educação física na Faculdade Unopar. O objetivo é agregar os seus conhecimentos de ex atleta somados aos 22 anos de experiência, como professor da escolinha de futebol, mais os fundamentos técnicos absorvidos na faculdade de educação física. Dessa forma, se recicla e traz novas ideias e aprendizado para dividir com os seus alunos.

Escolinha do Sidnei - Foto: EPB

 

Ao Portal Esporte Press Brasil, Sidnei revelou que a sua maior satisfação, é ver o brilho no olhar dos alunos que frequentam diariamente o projeto. E também confiança dos pais, no trabalho realizado por ele e sua equipe de instrutores.

“Orgulho-me do que faço. Tem certas coisas quem não tem preço, tem valor. E ainda, depois de duas décadas voltadas para nossa escolinha, sinto dia após dia, que é como se fosse à primeira vez. Confesso que amo o que eu faço.” - Finalizou Sidnei.

 

Prefeito Welbert Rezende e a Primeira dama Kellen Rezende com os meninos do Projeto. - Foto: EPB

Comentários