Do futebol de rua ao comando de uma equipe na Indonésia!
Técnico de futebol macaense, Luciano Leandro, comanda equipe no país asiático, o Persipura Jayapura.
Foto divulgação - Arquivo Pessoal
ESPORTE PRESS BRASIL - Por Daniela Bairros
A trajetória do técnico macaense, Luciano Leandro, hoje atuante na Indonésia, começou no futebol de rua como brincadeira, como a maioria dos jogadores começam: como uma brincadeira. Brincadeira essa que levaram muitos ao topo do futebol, sejam em equipes nacionais e fora do país.
Luciano foi crescendo na idade e no esporte. Jogou futsal (futebol de salão) com o saudoso Mazinho. Depois, começou no futebol de areia até ter a oportunidade de fazer teste e ser aprovado no Americano de Campos com 15 anos de idade. No mesmo time, onde jogava o irmão. No Americano, ficou durante um ano e, posteriormente, foi transferido para o Goytacaz. “Depois joguei no União Nacional, onde fomos a primeira equipe profissional de Macaé e nos sagramos campeões invictos. Tive o imenso prazer de ser o autor do gol da final do campeonato”, contou.
Luciano não parou por aí. Foi para Friburguense, Entrerriense, Piracanjuba (Goiás), Valério Doce (Minas Gerais), Bangu (Rio de Janeiro) e logo em seguida, para a Indonésia, onde jogou durante 10 anos. No país asiático, conquistou dois campeonatos nacionais e duas copas Toyota de Futebol, disputada em Brunei Darussalam.
Luciano Leandro tem status de idolo, e destaque na TV da Indonésia - Imagens divulgação
Depois de parar de jogar, aos 38 anos, surgiu a necessidade de aperfeiçoar os conhecimentos. Luciano então fez o curso de treinador pela Associação Brasileira de Treinadores de Futebol (ABTF), se formando posteriormente, na CBF Academy com a licença A.
Foto divulgação - Arquivo Pessoal
Zico e Luciano Leandro - Arquivo Pessoal
Luciano Leandro trabalhou como treinador em alguns clubes da primeira divisão, como Persma Manado, onde subiram para a Série A; Persikabo; PSMS Medan; PSM Makassar e, por último, Persipura Jayapura. “Atualmente, estou no Brasil para me qualificar junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com a licença PRO, pois exigem essa qualificação antes de eu regressar à Indonésia”, explicou.
Foto divulgação - Arquivo Pessoal
Luciano Leandro não esquece as suas origens e acredita que o esporte é a porta de entrada para o sucesso de muitos atletas. Tanto que ajudou muitos deles, de Macaé, e até mesmo do Brasil, a se transferirem para a Indonésia. No total, foram 14 atletas revelados pelo técnico, entre eles, Amaral, que atuou na Seleção Brasileira e que estava na Austrália.
Jornais da Indónésia destacando Luciano Leandro - Arquivo Pessoal
Luciano Leandro hoje faz parte da comissão técnica do Macaé Esporte Sub 20. A equipe participa do Campeonato Carioca Série A2, Temporada 2022.