Uma Leoa no comando dos Leões
O Macaé Esporte inova, e coloca uma mulher como treinadora de sua equipe masculina
Técnica Verônica Coutinho - Foto divulgação - Arquivo pessoal
ESPORTE PRESS BRASIL - Por Mário Luiz
Natural da cidade de Casimiro de Abreu RJ, ela esta quebrando paradigmas e preconceitos, através do futebol Macaense.
Seu nome é Verônica Coutinho. Ex-atleta de futebol e agora técnica, e possivelmente a única mulher em todo estado do Rio de Janeiro, a treinar uma equipe masculina de um clube de futebol profissional. Ela assumiu esse ano a equipe Sub 15 da categoria de base do Macaé Esporte.
E com um aproveitamento excelente no Campeonato Carioca 2022 Série A2, e vitórias como, por exemplo; 4 a 0 no Bonsucesso e 3 a 1 no Serrano. Já começam a chamar a atenção de todos para seu trabalho.
Macaé Esporte 4 x 0 Bonsucesso - Campeonato Carioca Série A2 Sub 15 - Foto Caio Fernandes / Macaé Esporte
Segundo Verônica, a receita para essa simbiose, esta ligada diretamente a psicologia e a inserção de informações pontuais, aplicadas nas atividades de treinos e jogos diariamente com os garotos.
“Garotos de 14 anos são muito objetivos, e você tem que ser pratica e não ficar enchendo a cabeça deles de muita coisa. O importante é passar o básico e o necessário” – Afirmou Verônica.
Verônica Coutinho na preleção antes da partida contra o Bonsucesso. - Foto divulgação
Em 2021, ela foi a primeira técnica da equipe feminina do Serra Macaense na história do clube. E comandou o time no Campeonato Carioca daquela temporada. E a evolução dentro dos gramados veio acompanhado do interesse em aumentar os conhecimentos sobre futebol em geral.
Cursos como ciência da bola ministrado pelo palestrante Ricardo Pombo, e principalmente os cursos que aferem as licenças da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e que qualificam os profissionais para atuarem como treinadores no Brasil, estão fazendo a diferença na vida da profissional.
Em abril desse ano, ela iniciou o curso para licença C, que inclusive esta quase terminando. E mostrando enorme gratidão, Verônica revela ao Portal ESPORTE PRESS BRASIL, o incentivo dado pela gestora do Futebol feminino do Serra Macaense Shirley Barra, e também de patrocinadores do clube, para que ela fizesse os cursos da CBF.
“Eles acreditaram no meu potencial, e me deram essa oportunidade. O custo dele é muito alto, e eu sozinha não teria condições de fazer.” Disse Verônica.
Verônica Coutinho - Campeonato Carioca Feminino de 2021 - Foto: Eduardo Araujo/SM
A CBF oferece quatro níveis de cursos para receber as licenças. Que são divididas em: Licença C, B, A e Pró. Nos casos da Licença A, ela qualifica o profissional para dirigir as equipes da primeira divisão profissional, enquanto a Pró qualifica para atuar fora do País.
O Campeonato
Verônica aplica seus conhecimentos nas atividades com bola de terça à sexta feira, a partir das 15 horas no Campo do Horto. E nos finais semana a equipe participa do Campeonato Carioca Série A2, que já esta décima rodada. Nesse momento na tabela de classificação o Alvianil Praiano esta na quinta posição, com dois jogos a menos.
Objetivos
Sobre os objetivos que espera alcançar nessa sua nova fase no futebol, Verônica foi direto ao ponto.
“Eu quero escrever minha história no Macaé. Treinar a categoria de base masculina do clube, esta sendo uma grande realização. Não consigo projetar muita coisa em termos de futuro, porque estou vivendo um dia de cada vez. Outro dia conversando com os meninos disse a eles. Curta cada momento, Cada dia, cada minuto, porque independente de resultado é muito gostoso tudo aquilo que estamos vivendo até aqui. Porque a troca, o aprendizado um com outro, vai além das quatros linhas. Vai muito além, o que estou vivendo, nossa é um sonho.
Eu experimentei ficar a beira gramado, gostei e agora não paro mais.” – vibra Verônica.
Foto: Caio Fernandes / Macaé Esporte
Sobre Verônica Coutinho
Tem 33 anos de idade, casada, ex-atleta de futebol e formada em educação física pela Estácio.
"Eu sou Casimirense, cria de Rio Dourado, lugar que reside minha família e tenho muito amor pelo local. Lá eu trabalhei por 6 anos em um projeto da prefeitura de Casimiro de Abreu, nas categorias Sub 09/11/13/15 e 17." - Finalizou Verônica.
Foto divulgação - Arquivo pessoal
Aos 15 anos de idade chegou a Macaé para estudar, trabalhar e atuar na época no time Juventus da Barra de Macaé. Na equipe começou jogando como volante e depois foi para posição de meia. Teve passagens também pelo Macaense, Riostrense e Trindade de São Gonçalo.
Equipe do Macaé Esporte de 2007 - Verônica vestia a camisa de número 8 - Foto divulgação - Arquivo Pessoal
Em sua carreira como atleta de futebol, Verônica Coutinho participou em 2007, da Copa do Brasil de futebol feminino com o Macaé Esporte. E um dos jogos inesquecíveis para ela na competição, foi um empate em 1 a 1 contra o Poderoso Santos, que na ocasião ganhou o apelido de “Sereias da Vila”. O elenco da Baixada Santista, tinha varias atletas da Seleção Brasileira.
Atualmente além de ser técnica do Sub 15, Verônica é auxiliar técnica do Sub 17 do Macaé Esporte.
O Drama
Em 2017 um acidente de carro, fez Verônica encerrar a sua carreira de atleta. Na época ela jogava na equipe de futebol society New Macaé. Seguindo para o Rio de Janeiro para uma partida, uma Vam que levava as atletas, capotou na rodovia BR 101, levando uma das atletas da equipe, a Livia a falecer no local. Esse fato abalou muito Verônica, que resolveu dar uma parada em tudo. Retornando um tempo depois, agora com treinadora da equipe de nome Fusão, que surgiu das remanescentes do New Macaé. Como fim do Fusão, Verônica Coutinho voltaria ao futebol novamente em 2021, dessa vez fazendo parte da comissão técnica do Serra Macaense.
Como técnica da equipe do Fusão (o time que veio pós New Macaé) .
Verônica ganhou o prêmio de melhor treinadora em torneio - Foto divulgação - Arquivo pessoal
Em 2022 recebeu o convite para integrar o quadro administrativo do Macaé Esporte, porém com já era de esperar, lá estava Verônica novamente dentro de campo.