Atleta do Clube Macaé de Pesca conquista campeonato no III Open Brasil de Surf Casting
Evento foi realizado pelo Pelicano Clube de Pesca, na Praia de Morro Branco, no Ceará
Foto divulgação
ESPORTE PRESS BRASIL - Por Daniela Bairros
A atleta integrante do Clube Macaé de Pesca, Selma Martines, fez bonito no III Open Brasil de Surf Casting. O evento foi realizado pelo Pelicano Clube de Pesca, na Praia de Morro Branco, no Ceará.
Formando dupla com a também atleta de pesca, Vera Brito, que atualmente pesca pela Associação Desportiva Amante da Pesca (ADAP), Selma trouxe mais um título para Macaé, a conquista do título pela pesca esportiva, também chamada de pegue e solte.
Selma Martinez, de 69 anos, é atleta do Clube Macaé de Pesca desde 2016. Em seu curriculum, possui quatro títulos de campeã estadual, sendo eles: Clube Vêneto Curitiba (2009), Clube Joinville (2013-2014) e Clube Macaé de Pesca (2016). É também campeã Brasileira de Clubes pela Seleção do Rio de Janeiro (2017).
Selma e Vera capturaram 25 peças (peixes), uma diferença de 11 peças para a segunda colocada, o que para o mundo da pesca, é bastante expressivo.
O III Open Brasil de Surf Casting contou com 78 duplas inscritas, totalizando 156 atletas pescando. Na categoria feminina, foram 11 duplas.
Para o presidente do Clube Macaé de Pesca, Fabrício Moreira Cordeiro, Selma é uma atleta completa e pesca bem em todas as modalidades de praia. “Estamos muito felizes por ela trazer mais um título para sua carreira, que se iniciou em 2008. A paixão pela pesca que ela expressa nos orgulha e inspira e ela também carrega o orgulho de vestir essa camisa. Nós, do Clube Macaé de Pesca, temos muito a agradecer a Selma, principalmente por instruir e motivar a equipe feminina, que atualmente, lidera o estadual no Rio de Janeiro nas categorias individual e equipe. E que venham mais títulos”.
Paulista de nascença, Selma descobriu o talento para pesca e desde 2010 participa de competições, como o Estadual do Paraná e sagrou-se campeã. Depois mudou para a Federação de Santa Catarina, onde atuou durante quatro anos e também foi campeã. Em 2016 se filiou ao Clube Macaé de Pesca. No mesmo ano, conquistou o campeonato carioca e até 2018 participou de competições abertas. O talento foi para fora do Brasil, em Barcelona (Espanha).
Também em 2018, Selma participou do Campeonato Brasileiro Seleções, em Camburi, onde também foi campeã. A integrante do Clube Macaé de Pesca também já esteve no Sul, o que demonstra a vasta experiência na pesca esportiva. Selma já conhece quase o Brasil inteiro.
Selma explicou que as provas do III Open Brasil de Surf Casting são bastante diferenciadas, pois são realizadas nos mesmos moldes da federação europeia. “São provas de praia (surf casting) é que são pesque e solte, uma modalidade que no Brasil ainda não é muito difundida, porque demanda organização, equipe, logística, que a maioria dos nossos clubes de pesca ainda não têm”.
Selma afirmou que a parceria com Vera Brito foi excelente e garantiu a vitória no campeonato em Fortaleza. “Pescamos muito bem e trouxemos o título em uma prova muito disputada. Estou muito feliz e parabenizo também a Vera”.
Foto divulgação
Selma e Vera pesca peixes que medem mais de 15 centímetros de comprimento. Após a pesca, o peixe é medido e pesado e solto. Um fiscal contabiliza os pontos das atletas, registra no sistema e determina então as ganhadoras.
Vera Brito também destacou a dupla com Selma no campeonato e enfatizou que a disposição e força de vontade de ambas foi primordial para a conquista do título. “Fizemos uma boa pescaria na primeira bateria e uma ainda melhor na segunda, apesar das adversidades, como ventos, praia rasa, banco de areia à frente, e enfrentamos isso da melhor maneira possível.
Vera é natural de Olinda, no Pernambuco, e para ela, o campeonato do Open foi sensacional, pois é um evento internacional e chegar ao podium foi espetacular.
Foto divulgação