MUNDIAL DE SURFE: WORLD SURF LEAGUE ANUNCIA O CALENDÁRIO DO CHAMPIONSHIP TOUR 2023

A temporada começa no dia 29 de janeiro em Banzai Pipeline - Surf Ranch Pro retorna depois do corte no meio da temporada - CT 2023 vai definir 18 classificações para as Olimpíadas de 2024

Line Up 22 Rio Pro - Créditos:Thiago Diz

São Paulo, setembro de 2022 – World Surf League (WSL) divulga o seu calendário do Championship Tour (CT) 2023. Será o segundo ano com a nova estrutura proposta pela diretoria de circuitos e competições da WSL, com dez etapas e todas com as categorias masculina e feminina, o corte na elite no meio da temporada e o Rip Curl WSL Finals para decidir os títulos mundiais. A etapa brasileira em Saquarema, está marcada para os dias 23 de junho a 1º de junho na Praia de Itaúna. O CT 2023 também será o principal caminho de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

"Estamos orgulhosos com a nova estrutura que desenvolvemos e vimos que foi um grande sucesso ao longo da temporada", disse Jessi Miley-Dyer, vice-presidente de circuitos e competições da WSL. "O calendário de 2023 oferece a melhor plataforma possível e continuará impulsionando o melhor surfe do mundo. Foi incrível ver as mulheres voltarem a competir no Taiti depois de 16 anos e, em 2023, todas as etapas serão combinadas com as categorias masculina e feminina novamente e com igualdade na premiação para homens e mulheres."

"Após o incrível momento e marcos históricos que atingimos em 2022, seguiremos construindo nossa plataforma global para progredir e elevar o surfe profissional em todo o mundo", disse Erik Logan, CEO da WSL. "Testamos o novo formato do circuito pela primeira vez esse ano e fortaleceremos ainda mais o esporte por meio do Championship Tour totalmente combinado no próximo ano, que também vai classificar os primeiros 18 surfistas para os Jogos Olímpicos de 2024."

A temporada regular do WSL Championship Tour 2023 terá dez etapas disputadas em sete países, começando em janeiro no Billabong Pro Pipeline no Havaí. Novamente, o corte na elite no meio da temporada irá acontecer em Margaret River, na Austrália. O primeiro evento após esta quinta etapa, marcará o retorno do Surf Ranch, a melhor onda de alto desempenho do mundo construída a 160 Km do oceano, em Lemoore, no interior da Califórnia.

 Depois de Surf Ranch Pro, vem as duas etapas na América Latina, o Surf City El Salvador Pro apresentado por Corona, nos dias 9 a 18 de junho, e o Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema, de 23 de junho a 1º de julho, na Praia de Itaúna. O caminho prossegue o mesmo de 2022, com as etapas da África do Sul e do Taiti definindo os top-5 e as top-5 do ranking. Esse grupo vai disputar os títulos mundiais da temporada no Rip Curl WSL Finals que, pelo terceiro ano consecutivo, será realizado nas ondas de Lower Trestles, na Califórnia.

 

 

Rip Curl partnerships Portugal 22 - Créditos: Margarita Salyak

 

CALENDÁRIO DO WSL CHAMPIONSHIP TOUR 2023:

 

1ª: Jan 29-10 Fev: Billabong Pro Pipeline, em Banzai Pipeline, Havaí

2ª: Fev 12-23: Hurley Pro Sunset Beach, em Sunset Beach, Havaí

3ª: Mar 08-16: MEO Rip Curl Portugal Pro, em Supertubos, Portugal

4ª: Abr 04-14: Rip Curl Pro Bells Beach, em Bells Beach, Austrália

5ª: Abr 20-30: Margaret River Pro, em Margaret River, Austrália

--------corte na elite de 36 para 24 homens e 18 para 12 mulheres

6ª: Mai 27-28: Surf Ranch Pro, em Lemoore, Califórnia, EUA

7ª: Jun 09-18: Surf City El Salvador Pro apresentado por Corona, El Salvador

8ª: Jun 23-01 Jul: Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema, Brasil

9ª : Jul 13-22: Corona Open J-Bay em Jeffreys Bay, África do Sul

10ª: Ago 11-20: SHISEIDO Tahiti Pro em Teahupo´o, Polinésia Francesa

--------definição dos top-5 e das top-5 para disputar os títulos mundiais

Set 07-15: Rip Curl WSL Finals em Lower Trestles, Califórnia, EUA

 

 

 

O WSL Championship Tour 2023 será o principal caminho no sistema de qualificação olímpica para os melhores surfistas do mundo. O ranking final das dez etapas da temporada regular, começando no Billabong Pro Pipeline e terminando no SHISEIDO Tahiti Pro, vai indicar 18 das 48 vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 (10 homens e 8 mulheres). Saiba mais sobre a qualificação olímpica no site da WSL (Clique Aqui

 Com a temporada 2022 do CT encerrada, com Filipe Toledo e Stephanie Gilmore conquistando os títulos mundiais no Rip Curl WSL Finals, em Trestles, as atenções agora se voltam para o Challenger Series, que vai classificar os últimos integrantes para a elite do CT 2023. A próxima etapa é o EDP Vissla Pro Ericeira, nos dias 1 a 9 de outubro em Portugal. Depois, o Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil promove a penúltima etapa nos dias 1 a 8 de novembro na Praia de Itaúna.

 

Sobre a WSL - A World Surf League (WSL) promove as principais competições de surfe no planeta, coroando os campeões mundiais desde 1976, com os melhores surfistas do mundo se apresentando nas melhores ondas do mundo. A WSL é composta por uma divisão de Circuitos e Competições, que supervisiona e opera mais de 180 eventos globais a cada ano; pela WSL WaveCo, que produz as melhores ondas artificiais de alta performance; e pela WSL Studios, com produções independentes de conteúdos e projetos com e sem roteiros. Para mais informações, visite o site da WSL

 

Por João Carvalho e Gabriel Gontijo
WSL Latin America Communications

* Com informações da Casa do Bom Conteúdo

Comentários