Made in Lagomar para Macaé

Atleta Macaense de Jiu Jitsu Yasmim Cruz confirma presença no Mundial

Foto divulgação - Arquivo pessoal

ESPORTE PRESS BRASIL - Por Mário Luiz

A menina prodígio Yasmim cruz vai representar a cidade de Macaé e o Brasil, no Mundial de Jiu Jtsu.

Willian Cruz o  pai da atleta, confirmou ao Portal ESPORTE PRESS BRASIL que depois de muita luta, sacrifício, apoio de alguns empresários da iniciativa privada e de admiradores da Yasmim. Foi possível reunir recursos, que somados as economias pessoais da família farão com que, a atleta tenha suporte necessário, nesse Campeonato Mundial de Jiu Jitsu.

Como preparação para esse evento do Qatar, Yasmim além de uma forte rotina de treinos físicos, também aproveita para participar de competições relevantes na Capital do Estado do Rio de Janeiro.

Neste sábado (22) Yasmim Cruz estará no Campeonato Brasileiro Kids NO Gi – Sem kimono. Categoria pena de até 34 quilos e 11 anos de idade.

A Sede do Campeonato Brasileiro Kids NO GI, será a Vila Militar Professor Manoel José Gomes Tubino, região Deodoro, na cidade do Rio de Janeiro.

A abertura do Torneio será às 9 horas e 15 minutos.

 

Arte divulgação

 

E no domingo (23) Yasmim participa do Campeonato Internacional AJP 600 Tour Rio de Janeiro. O evento tem a organização da mesma Federação que estará promovendo o Mundial de Dubai em Novembro desse ano.

 

Arte divulgação

 

Saiba mais a atleta que vai representar o Brasil e Macaé no Mundial de Jiu Jitsu

Yasmim Cruz tem 12 anos de idade, mora e estuda no Bairro Lagomar em Macaé, e tem 67 medalhas conquistadas em nível regional, nacional e Internacional. Entre elas, uma no mês de julho, quando se sagrou Tri Campeã da Federação CBJJO, categoria Peso Pena e faixa amarela, em evento realizado na cidade do Rio de Janeiro.

 

O Mundial, um sonho realizado

Sem desistir e jamais deixar de acreditar, Yasmim Cruz e sua família foram à luta e nos dias 13 e 14 de Novembro Yasmim subirá nos tatames e vai brigar por medalhas no ABU DHABI WORLD YOUTH JIU-JITSU CHAMPIONSHIP 2022.

 

Tri Campeã da Federação CBJJO -Foto divulgação - Arquivo pessoal

 

Principais conquistas de Yasmim Cruz

Tri campeã Mundial CBJJO

Campeã brasileira CBJJ

BI Campeã Pan Americano SJJSAF

Tri campeã Sul-americana CBJJO

Tri Campeã Carioca FJJ-RIO

Campeã rio Challenge SJJSAF

Campeã Estadual FJJ-RIO

BI Campeã Sul-americano SJJSAF

Campeã Taça Rio FJJD-RIO

BI Campeã Brasileiro da CBJJD

Campeã Terê Challenge SJJSAF

 

Como seguir Yasmim nas redes sociais

Quem quiser ajudar a atleta macaense ou mesmo acompanhar sua participação nos torneios, é adiciona la pelo seu instagram yasmimcruzjj

 

Curiosidades sobre o esporte

Não se sabe ao certo onde e quando o jiu-jitsu surgiu, mas acredita-se que tenham se originado a partir de diversos povos diferentes que viviam em regiões que abrangem desde a Índia até a China, provavelmente entre os séculos III e VIII.

No entanto, o desenvolvimento das técnicas e golpes do jiu-jitsu aconteceu no Japão, através das escolas de samurais, os guerreiros oficiais do país na época do Japão Feudal.

No Japão, naquela época, o jiu-jitsu surgiu como uma arte marcial que destoava das técnicas rígidas, como o kenjitsu, onde os combatentes tinham que usar armas, como espadas ou punhais.

Porém, inicialmente o jiu-jitsu era visto como um estilo de luta marginalizado. Até que um mestre chamado Jigoro Kano revolucionou as técnicas do combate, transformando no Judô, que utiliza os mesmos princípios de combate que o antigo jiu-jitsu.

No Brasil, o jiu-jitsu ganhou um estilo específico, conhecido como BJJ (Brazilian Jiu Jitsu), um esporte de combate de luta e autodefesa que surgiu no começo do século XX, a partir do Judô.

Comentários