RAYSSA ESPERA DOBRADINHA COM PÂMELA E APOIO DA TORCIDA NA SLS SUPER CROWN WORLD CHAMPIONSHIP APRESENTADO PELA BB SEGUROS
Em entrevista coletiva com veículos brasileiros e internacionais, a Fadinha do Skate demonstra tranquilidade com a possibilidade de conquistar em casa seu primeiro título da SLS Super Crown
Filipe Mota, Gustavo Ribeiro, Pâmela Rosa e Rayssa Leal receberam a imprensa na véspera do SLS Super Crown World Championship, (Crédito: Justin Crawford / SLS)
Novembro de 2022 -- Na véspera da competição mais importante do calendário de street skate mundial, os brasileiros Rayssa Leal, Pâmela Rosa e Filipe Mota e o portugûes Gustavo Ribeiro conversaram com a imprensa brasileira e internacional sobre as expectativas para a SLS Super Crown World Championship apresentado pela BB Seguros. A coletiva aconteceu na pista do evento, construída na Arena 1, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro.
Favorita ao título mundial após vencer todas as etapas da SLS em 2022 (Jacksonville, Seattle e Las Vegas), a maranhense Rayssa Leal mostrou tranquilidade com a possibilidade de ser campeã em casa, aos 14 anos, apostando que, com a força da torcida brasileira, poderá subir ao pódio ao lado da amiga e bicampeã da SLS Pâmela Rosa: "A gente já fez dobradinhas antes e espero que este ano tenha dobradinha também. A Arena está sold out, vai ter muita gente, muito apoio, muita torcida, e é a torcida que traz a energia pra gente", falou com descontração aos jornalistas presentes.
Já Pâmela Rosa, 23 anos, a maior vencedora da SLS na categoria feminina, ressaltou que costuma crescer sob pressão e que vai à pista em busca do título: "Os dois Super Crowns que eu ganhei, eu não estava no topo. Foram nas últimas manobras que consegui ganhar. Sou assim não só no skate, mas na vida também. No momento que mais preciso crescer e pensar rápido, vira uma chavinha e fica tudo natural. É como se estivesse fazendo aquilo no quintal de casa", afirmou a atleta de São José dos Campos (SP). Sobre sua expectativa para os Jogos Olímpicos, a bicampeã demonstrou conhecer a importância de valorizar o momento atual: "Estou muito feliz e empolgada em competir em casa, com a torcida brasileira. Os Jogos Olímpicos serão em 2024, agora é hora de pensar na competição que dá a oportunidade para a gente estar lá."
Top 4 na classificação geral da SLS na temporadas, o português Gustavo Ribeiro declarou seu amor pelo Brasil e reforçou sua importância como modelo para nova geração de skatistas: "Este é meu terceiro ano no Brasil (competindo na SLS) e é sempre incrível. Muita gente torcendo, muito barulho. Fico muito agradecido. Espero poder abrir portas para as crianças portuguesas e mostrar que o skate não é um esporte de "marginalizado". Nós merecemos as mesmas oportunidades que os outros esportes merecem", afirma o atleta de 21 anos, um dos favoritos ao título.
Já Filipe Mota, que disputa neste sábado, 5, o LCQ (Última Chance de Qualificação) relembra que há apenas quatro anos assistia a competição da arquibancada, como fã e atualmente, é uma das estrelas da Liga e um dos nomes mais promissores do skate brasileiro: "Quando eu estava assistindo, achava tudo muito sério. Mas quando comecei a participar, da SLS, vi que tem uma amizade muito grande, todo mundo é unido, cada um puxa o outro, conversa bastante, dá opinião. Acho isso muito da hora. Em 2018 estava na arquibancada, assistindo a Street League e agora, estou aqui, no mesmo lugar, competindo. É gratificante demais", afirmou o mineiro de 15 anos.
Pista foi produzida pelo mesmo arquiteto que construiu as duas últimas Finais da SLS no Brasil -- Daniel Oristanio é o arquiteto responsável pela pista do SLS Super Crown 2022. O paulistano também construiu as das duas últimas finais no Brasil, em 2019 (São Paulo), 2018 (Rio de Janeiro), além de uma etapa em 2013 (Paraná). Skatista há 25 anos, aos 12 começou a fazer pistas para os amigos e, desde 2013, constrói pistas pelo mundo -- somente da SLS foram 15 -, sendo que a partir de 2008 por meio de uma parceria com a Califórnia SkateParks.
A pista na Arena 1 do Parque Olímpico tem 15m de largura por 53m de comprimento e é maior que das demais etapas da temporada. "Geralmente para o Super Crown a pista é maior e eleva o nível do skate, como também de dificuldade. Nos inspiramos obviamente em obstáculos de rua, tentamos deixar com mais degraus, corrimãos, incluindo o paisagismo de grama para ficar com um ambiente mais urbano", explica. Oristanio.
Os atletas da elite mundial do skate street vão contar com uma pista com uma boa fluidez, com nível de dificuldade médio e com alguns outros obstáculos com nível de dificudade maior como explica o arquiteto. "O corrimão maior que está pintado de amarelo é um obstáculo diferenciado, porque imaginamos que os atletas vão encerrar a volta para fechar a linha com um obstáculo mais técnico e com notas mais altas", finaliza.
Com realização e produção da AEESB (Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil) e 213 Sports, vertical de esportes da V3A e parceria da Street League Skateboarding (SLS) no Brasil, o SLS Super Crown World Championship apresentado pela BB Seguros conta com patrocínios da BB Seguros, Tiger, BAW Clothing e Stanley, além de apoio do Governo Federal e dos parceiros globais da SLS, A SHOC, Cariuma, Skater XL e True Skate. O evento terá transmissão integral pelo canal SporTV e as finais serão transmitidas também, na TV aberta, pela Globo.
Para mais notícias da Street League Skateboarding, incluindo atualizações do Championship Tour, informações de transmissão e muito mais, acesse o site e siga a Liga de Skate de Rua em Instagram e Facebook.
Sobre a Street League Skateboarding - Desde a sua criação em 2010, a Street League Skateboarding (SLS) impulsionou o skate de rua de uma coleção de eventos independentes para uma renomada série global. Como pioneiros do sistema de qualificação premium e formato de competição da modalidade, a SLS oferece um caminho do amador ao profissional e cria eventos ao vivo emocionantes em todo o mundo. O SLS Championship Tour é reconhecido como a principal competição profissional de skate de rua do mundo. Os eventos acontecem em praças personalizadas, exclusivas e com certificação SLS nas principais cidades do mundo, com os melhores do esporte competindo. Para mais informações, visite o site. A Street League Skateboarding (SLS) faz parte da ThrillOne Sports &Entertainment. A ThrillOne é uma empresa de conteúdo de última geração que vive da ligação de esportes, entretenimento e estilo de vida, combinando os recursos da Nitro Circus, SLS, Nitro Rallycross e ThrillOne Media. Uma plataforma multimídia fundada em 2020, a ThrillOne é dedicada à criação de eventos esportivos de ação alucinantes e conteúdo original, alimentados pelos atletas, talentos e marcas com entretenimento baseado em emoção. Também possui uma das maiores redes de esportes de ação com mais de 40 milhões de seguidores em suas várias páginas e canais de marca.
Sobre a 213 Sports - Fundada por Pedro Dau de Mesquita, Yuri Binder, Bernardo Montenegro e Marcelo Montenegro, a 213 Sports nasceu em 2012. Em 2021, a agência foi adquirida pela V3A e, desde então, responde pela vertical de esportes, que integra o pilar de Ventures da companhia. Focada em marketing esportivo, a 213 Sports já realizou mais de 70 projetos para marcas globais e locais, impactando mais de 50 milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A 213 Sports vê o esporte como uma plataforma de engajamento e conexão com forte apelo emocional entre as marcas e consumidores, resultando em uma experiência única de sportainment. Insights estratégicos alinhados com o posicionamento da marca, excelência na execução e resultados mensuráveis com retorno social, sempre que possível, são as bases que sustentam a excelência da 213 Sports. Responsável por inúmeros cases, a agência se destaca com os projetos: Oi Rio Pro, Sephora Beauty Run, Ceará Kite Pro, WSL House, CamelBak Mountain Race, Casa On Running, Praia Para Todos, Pelé Academia, Saquarema Surf Festival, WTR, Red Bull Pool Clash, entre outros.
Sobre a AEESB - Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil (AEESB) foi fundada Em 2014 e, ao Longo dos anos, desenvolveu inúmeras ações educacionais, Esportivas e Sociais. Dentre elas, a gestão e participação na Superliga com o Montes Claros América Vôlei, uma das equipes com maior longevidade na elite do voleibol brasileiro. Além disso, realizou dois Campeonatos Sul-americanos de Vôlei, em 2017 e 2018, competição que define o representante do continente no mundial, com a participação de equipes de oito países, em cada edição, na cidade de Montes Claros. Realizou, também, amistosos internacionais da Seleção Brasileira na preparação para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Um jogaço entre brasil e Eslovênia. Neste ínterim, atendeu mais de 10 mil pessoas através de projetos sociais, de esporte e educação nas mais diversas modalidades, além da realização de capacitações educacionais e esportivas, visando a melhoria e qualificação da mão de obra em Minas Gerais e em outros estados. A entidade visa alçar voos mais altos e expandir os trabalhos para todo o Brasil.
* Informações da 213 Sports & Casa do Bom Conteúdo