Macaé Esporte: O último Campeão Brasileiro do Rio de Janeiro
Quase uma década depois, nenhuma outra equipe do estado repetiu a conquista do Leão Praiano
Macaé Esporte, Campeão Brasileiro da Série C 2014 - Foto: Tiago Ferreira
ESPORTE PRESS BRASIL - Por Mário Luiz
Uma das páginas mais importantes, e emocionantes da história do futebol de Macaense foi escrita, no dia 22 de novembro de 2014.
Belém, Capital do Estado do Pará. Era uma tarde sábado, e a cidade parou completamente para acompanhar a final do Campeonato Brasileiro da Série C daquele ano. E um lado o Paysandu Spot Club, no ano do centenário querendo o titulo de Campeão Brasileiro, e do outro o Macaé Esporte RJ. Um clube jovem de apenas 24 anos, que naquela temporada havia criado um terrível hábito, de estragar a festa dos anfitriões. Anteriormente, o Alvianil Praiano tinha calado mais 65 mil vozes, em pleno Estádio do Castelão no Ceara. Na oportunidade eliminou o Fortaleza, a equipe de melhor campanha na temporada, e na sequência goleou o CRB no Estádio Claudio Moacir de Azevedo (Moacirzão), e reunidas todas essas credenciais, chegava para decisão, merecendo o máximo respeito do “Papão da Curuzu”.
O retrospecto entre as equipes já existia, devido a um primeiro encontro entre ambos em 2012. Nesse ano, o Paysandu levou vantagem, e eliminou o Macaé dentro do Moacirzão. Porém, quis o destino que essas duas equipes protagonizassem uma decisão. Só que desta vez, ao invés de acesso, valia um titulo de Campeão Brasileiro.
Um dia tenso e um sonho que se transformou em realidade
No dia da partida, poucas horas antes do inicio do confronto, o Macaé não recebeu a escolta policial, que é um procedimento de segurança, previsto para todos os clubes em competições de grande presença de público, principalmente da equipe visitante. Resultado, o Alvianil Praiano ficou retido no enorme congestionamento que se formou até ao acesso ao Estádio Estadual Jornalista Edgar Proença (O Mangueirão). A equipe Macaense somente conseguiu receber a escolta para chegar ao estádio, já na metade do caminho.
Esse contra tempo provocou um atraso da partida em quase meia hora. Obrigando o Macaé fazer toda sua preparação e aquecimento em pleno gramado, sob vaias da torcida adversária.
Marcada por um forte equilíbrio, Paysandu e Macaé travaram durante os dois tempos de bola rolando, uma igualdade no placar, até cravar em 3 a 3 com o apito final.
Foto: Tiago Ferreira
A partida
Empurrado pela torcida, o Paysandu abriu o placar aos 16 minutos do primeiro tempo, através de Zé Antônio, de cabeça. O Macaé empatou com o centroavante João Carlos, aos 43 minutos da etapa inicial, também através de uma cabeçada. No segundo tempo o Paysandu voltou marcar aos sete minutos, com Ruan. Aos 13, novamente João Carlos deixou tudo igual. Mas Rômulo, de letra, nove minutos mais tarde, aos 22, recolocou o Paysandu à frente. O gol do título macaense foi do lateral esquerdo Diego Corrêa, aos 30 minutos. Daí em diante o Macaé se fechou e segurou o resultado.
Diego Correia comemorando o gol do Titulo - Foto: Tiago Ferreira
Como o primeiro jogo no "Moacyrzão", havia terminado 1x1, o Macaé se beneficiou do gol qualificado, pelo fato de ter feito três gols na casa do adversário. E deu o troco com juros e correção, ao Alvianil Paraense.
Sim, um Campeão improvável. Mas um Campeão com todos os méritos, e que soube superar todas as adversidades e a falta de estrutura.
E por fim, Campeão Brasileiro, conquistando o titulo justamente dentro da casa de seu algoz de 2012.
Os últimos campeões do Estado do Rio de Janeiro
O Macaé foi à terceira equipe do estado a vencer a competição. Anteriormente, apenas o Olaria (em 1981) e o Fluminense (em 1999) foram Campeões do Brasileirão da Série C.
Bastidores da conquista do Titulo Brasileiro de 2014 do Macaé Esporte - Reportagens: Rebekinha do Esporte
Paysandu 3 x 3 Macaé
Gols - Zé Antônio (16/1º tempo), João Carlos (43/1º tempo), Ruan (7/2º tempo), João Carlos (13/2º tempo), Rômulo (22/2º tempo) e Diego Corrêa (30/2º tempo)
Paysandu - Paulo Rafael; Fernando Lombardi, Reniê (Jeferson Maranhense) e Ricardo Capanema (Djalma); Yago Pikachu, Augusto Recife, Lenine (Rômulo), Zé Antônio e Airton; Ruan e Bruno Veiga
Técnico - Mazola Junior
Macaé Esporte - Milton Raphael; Dos Santos, Douglas Assis, Filipe Machado e Diego Corrêa; Lucas, Gedeil, Tiago Pedra (Bruno Santos) e Marquinho (Leandro Cardoso); Juba e João Carlos (Laerte).
Técnico - Josué Teixeira
Local - Estádio Mangueirão (Belém do Pará)
Arbitragem - Manoel Nunes Lopo Garrido (Bahia), auxiliado por Luis Carlos Silva Teixeira (Bahia) e Lincoln Ribeiro Taques (Mato Grosso)
Cartões Amarelos - Tiago Pedra (Macaé)
Renda - R$ 1.670.710,00
Público - 37.960 presentes
Macaé Esporte - Campeão Brasileiro da Série C 2014 - Foto: Tiago Ferreira