Com 25 núcleos, Esporte Vida celebra 1º ano de atividades com mais de 7 mil alunos
Atividades acontecem em mais 25 núcleos espalhados por todas as regiões do município, abrangendo toda a população acima dos 06 anos de idade
Foto: César Ferreira / Secom Campos dos Goitacazes
Por Bernardo Rust / Estagiario/ Secom Campos dos Goitacazes
O Esporte Vida, projeto elaborado pelo prefeito Wladimir Garotinho durante o mandato como deputado federal e que se encontra ligado à Fundação Municipal de Esportes, sob a coordenação de Leonardo Mantena, encerrou, na última semana, suas atividades no ano de 2022. Com mais de 7 mil alunos espalhados em 25 núcleos, presentes em todas as regiões do município, a coordenação do projeto só tem motivos para celebrar. Mas, destacam que ainda há muito o que ser feito para o ano de 2023.
O coordenador do projeto, Leonardo Mantena, explicou que a intenção do Esporte Vida é levar uma maior qualidade de vida e inclusão social para a população. “Quando o prefeito Wladimir elaborou esse projeto, ele tinha o intuito de levar qualidade de vida e inclusão social aos quatro cantos do município, através do esporte. Ao ser lançado, nós conseguimos não apenas cumprir a intenção dele, mas fomos além. Hoje temos mais de 7 mil alunos, praticando diversas modalidades, em todas as regiões de Campos. Outro avanço foi ter lançado também, as modalidades para pessoas com deficiência, em alguns núcleos, auxiliando a este público a ser incluído na sociedade através do esporte. Tudo isso só foi possível graças a muito trabalho da nossa equipe, que sem dúvidas, tem a sensação de dever cumprido, mas a certeza de que em 2023, vamos trabalhar ainda mais em prol do esporte em nossa cidade”, destacou.
Ainda segundo Leonardo, modalidades que não tinham tanto destaque, acabaram ganhando oportunidade de serem apresentados a população através do projeto. “O Esporte Vida também resgatou alguns esportes tradicionais em nossa cidade, como skate e challenger, e incentivou a criação de escolinhas de outras novas modalidades, como a de Altinha, criada de forma voluntária em Farol de São Tomé pelos atletas Yuri Ribeiro e Heitor Souza, após o torneio da modalidade que encerrou a programação do verão na praia campista no ano de 2022. Com isso, temos a oportunidade também, de descobrir novos talentos e, retornar com o Município a um lugar de destaque nacional, já que sempre exportamos grandes atletas em diversas modalidades, inclusive com participações em competições a nível mundial, como Copa do Mundo de Futebol e Olimpíadas” declara.
EM 2023
Mais de 10 modalidades estão sendo disponibilizadas e, a expectativa, é de que seja ampliada a oferta em 2023. Dentre os esportes oferecidos, estão: Futsal, Futebol de Campo, Jiu-Jitsu, Natação, Funcional, Ritmos, Beach Soccer, entre outras. Todas elas estão disponíveis para todas as idades, sempre a partir dos seis anos.
Outro destaque são as modalidades PcDs que acontecem na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), na Vila Olímpica do Parque Guarus, na Praça da Lapa e na sede da Associação de Pais e Pessoas e Especiais (Apape).
* Com informações da Secom Campos dos Goitacazes