Pessoas Com Deficiência se destacam nas atividades no Esporte Vida

Com diversas modalidades que contam com alunos PCD, como futsal, capoeira e iniciação esportiva, o projeto tem transformado vidas a cada aula

Foto divulgação / Esporte vida
 
O Projeto Esporte Vida, elaborado pelo prefeito Wladimir Garotinho enquanto deputado federal, ligado à Fundação Municipal de Esportes (FME), está realizando importante trabalho de inclusão para Pessoas com Deficiência (PCD). A ação acontece em todos os 25 núcleos espalhados pelos quatro cantos da cidade.
 
Com diversas modalidades que contam com alunos PCD, como futsal, capoeira e iniciação esportiva, o projeto tem transformado vidas a cada aula. “Temos escutado relatos e percebido que o Esporte Vida vem transformando a vida de muitas pessoas com deficiência em nosso município, dando a elas a oportunidade de, através do esporte, se conectar ainda mais com o mundo atual. Isso mostra que estamos no caminho certo, que é o de proporcionar mais qualidade de vida a toda população campista”, afirmou o coordenador geral do projeto, Leonardo Mantena.
 
Um dos núcleos com atividades para PCD é o do bairro da Lapa. O professor e mestre de capoeira, Bruno Pessanha, afirmou que trabalhar com PCD, mudou seu estilo de vida. “Estou encantado em poder participar desse projeto e ajudar no desenvolvimento das pessoas com deficiência no bairro onde resido. É muito lindo você ver essas pessoas evoluindo a cada dia que passa, a cada treinamento, a cada atividade. É emocionante, só posso descrever como emocionante”, afirmou.
 
Ainda segundo Bruno, o aluno que mais chama a atenção pela evolução durante as atividades é Marco Antônio Gomes, de 34 anos, morador do bairro. “O Marco Antônio, que é conhecido por nós como Fofo, tem me emocionado a cada dia. Fofo, antes de entrar na capoeira, era rebelde, sofria vários tipos de preconceito e sempre, sempre, esteve acompanhando as minhas aulas, mas sem participar. Um dia eu fiz novamente o convite e ele aceitou entrar na aula e nunca mais quis sair. Ele não conseguia correr antigamente, hoje já consegue. Deixou de ser revoltado com a vida e passou não somente a dar orgulho para mim, mas como a toda comunidade da Lapa, que o conhece desde pequeno e que conseguiu ver que o Esporte Vida mudou a vida dele”, destacou o professor.
 
Na Vila Olímpica do Parque Guarus, outro trabalho vem sido desenvolvido com alunos PCD, através do trabalho de iniciação esportiva, ministrada pelo professor Willian Carvalho dos Santos. “Na iniciação esportiva a criança começa a prática regular de um esporte de maneira gradativa, buscando conhecer todas as formas de movimento, de forma cuidadosa e gradualmente, permitindo um desenvolvimento integral e uma vivência motora sem a preocupação com a especialização dos movimentos, respeitando suas individualidades e suas capacidades físicas motoras, possibilitando uma atividade que lhe dê prazer, para que possa desenvolver suas potencialidades de forma sistemática e organizada. Sempre respeitando as características do desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo, social e moral das crianças. Isso é muito importante, porque acaba causando também a interação com outras crianças”, explicou o professor.
 
* Com informações da Secom Campos dos Goitacazes

Comentários