O embaixador do UFC no Brasil participou ontem (11) de uma clínica na programação do Sesc Verão-2023
Minotauro incentiva a prática de esportes e elogia atletas macaenses
Foto: Moisés Bruno
O embaixador do UFC no Brasil, Rodrigo Minotauro, participou neste sábado (11) de uma clínica na programação do Sesc Verão-2023. Equipes de artes marciais de Macaé se concentraram na arena para receber dicas e orientações sobre movimentos e técnicas. O ex-lutador participou de 46 lutas, com 34 vitórias que lhe valeram cinturões no UFC e no extinto Pride Fighting Championships .
Foto: Moises Bruno
Na ocasião, Antônio Rodrigo Nogueira, o Minotauro contou como as artes marciais o ajudaram a se tornar uma pessoa mais focada e centrada e relembrou sua infância, o início da carreira, os momentos difíceis da vida as origens no esporte e comenta sua atuação enquanto embaixador do Ultimate Fighting Championship (UFC) no Brasil.
”É muito bom estar em Macaé, uma cidade que é celeiro de atletas talentosos. Fiz questão de sair de São Paulo e trazer uma mensagem positiva para este público. Pratico luta desde os 4 anos, e sei como muda a vida. Sofri acidentes, mas superei e posso afirmar que quem se dedica às artes marciais fica mais organizado, disciplinado, concentrado. Aprende a se tornar forte diante dos desafios. É um prazer participar de uma programação tão especial, em que funciona o Instituto Irmãos Nogueiras e tenho amigos muito queridos”, contou acompanhado do Secretário de Esportes, Marvel. O ex-lutador será neste sábado comentarista do UFC 284, que terá Kleydson Rodrigues e Elves Brener como representantes do Brasil.
Secretario de Esporte Marvel e Rodrigo Minotauro - Foto: Moisés Bruno
Para Marvel, receber a lenda do MMA na programação esportiva é um momento ímpar. “Nossa história com o esporte é com muita garra e dedicação. E o Minotauro consegue transmitir para jovens lutadores e apreciadores da prática esportiva todo o benefício da luta marcial. O Sesc Verão encerra neste domingo com sucesso, superando expectativas, reforçando o incentivo pela pratica de esportes”, comentou o secretário.
Durante a apresentação na clínica, Minotauro interagiu com os atletas e lembrou que antes o UFC era alvo de preconceito. “Com o passar dos anos, esse preconceito ficou de lado. Conseguimos um público recorde assistindo a luta nos lares e fomos entrevistados por importantes veículos de comunicação. A saudosa Glória Maria nos entrevistou. A luta não é somente golpe, é muito mais que isso. É mudança de vida”. Para 2023, ele está com planos de expandir o lançamento de livros educacionais sobre esportes. “Já estamos em Minas, Bahia, Porto Alegre. Atendemos 8 mil alunos por esse país. Temos muito trabalho pela frente”, pontuou.
Público- A clínica contou com a presença de fãs apaixonados. Emocionado o técnico Wallace da Silva contou que conhecer Minotauro é uma honra e uma oportunidade inesquecível. "Ele é fera. Sempre acompanhei muitas lutas e sua trajetória. Ele é um dos melhores do mundo, estou muito satisfeito de poder estar com ele ", ressaltou. A arena também recebeu mães orgulhosas. AryEllen Chagas levou a filha, a lutadora Mary Ellen Chagas de 6 anos para conhecer Minotauro e aprender mais sobre as técnicas das artes marciais. “Ela é faixa verde e é apaixonada pelo esporte. Tenho muito orgulho do comprometimento dela, que faz parte de dois projetos”, disse.
Também estiveram presentes, o Secretário de Cultura, Leandro Mussi e o campeão de Jijiu-jitsu, referência de Macaé, César Maillet. “Estamos felizes em poder ver esta programação que prima pela inclusão social. Receber o Minotauro e ter seu projeto em Macaé é a prova que nossa cidade é um celeiro de atletas de diversas modalidades, e isso deve ser ainda mais valorizado “, contou.
Foto: Moisés Bruno
Considerado o maior finalizador da história do MMA, que está na lista dos maiores lutadores de todos os tempos, Minotauro também lembra com orgulho que ajuda a encontrar novos talentos pelo país, através do projeto Instituto Irmãos Nogueira, no Parque Aeroporto. No espaço, o aluno desenvolve no esporte disciplina, comportamento, autocontrole, respeito, valores que contribuem na vida esportiva dela, inclusive estudantil e profissional”, declarou. O carro chefe da proposta é o jiu-jitsu e o judô, mas também são ministrados boxe e muay thai. O projeto que vai completar 1 ano no próximo dia 28 conta com 500 cadastrados e 300 jovens no cadastro reserva na faixa de 6 a 17 anos. Desde 2010, o Instituto Irmãos Nogueiras, atende a milhares de jovens pelo estado, esses novos polos funcionam com captação via Lei de Incentivo ao Esporte e contam com o patrocínio da Secretaria do Estado de Esportes, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro e a Enel
Domingo dia 12
h às 17h- Futvôlei
8h às 9h- Aulão de cross training
9h- Aula de ritmos
10h-Capoeira
10h às 17h- Evento de cross training
9h às 12h e 14h às 17h- Toboágua
9h às 12h e 14h às 17h- Arena infantil
9h às 17h- Artes marciais
15h45- Aula de ritmos
17h -Término da parte da tarde
21h- Show com Vanessa da Mata
* Com informações da Secom Macaé