Que sinuca hein?
Macaenses e Riostrenses assumem protagonismo de um dos esportes mais populares do Brasil
Foto reprodução
ESPORTE PRESS BRASIL - Por Mário Luiz
Macaé e Região reúnem alguns dos melhores jogadores de sinuca do Estado Rio de Janeiro na atualidade. Formados por grupos ou equipes, eles promovem encontros com grande frequência, com objetivos de fomentar a Sinuca e também se confraternizarem através da modalidade.
A Origem
Atividade secular e democrática, e que inclui todos os segmentos sociais a sinuca tem origem na Grã-Bretanha, em 1875. Até então o bilhar era jogado com apenas três bolas, desde os séculos XVI e XVII. A Sinuca tem origem incerta, pois é reinvidicada por diversos países como França, Inglaterra, Espanha, China, Itália.
Mas as primeiras referências ao esporte propriamente dito datam do século XV. Alguns autores chamam de pioneiro um francês conhecido como Devigne, artesão da corte de Luís XI (1461-1483). No entanto, Inglaterra, China, Itália e Espanha também aparecem como possíveis precursores do bilhar moderno.
Qual a origem da sinuca no Brasil?
O termo sinuca é uma adaptação moderna do inglês snooker, nome com que a modalidade do jogo foi introduzida no Brasil a partir de 1889. De todos os jogos de bilhar, a sinuca (snooker) é sem dúvida o mais popular no Brasil.
Qual a origem do termo sinuca?
O termo sinuca é usado popularmente no Brasil; no entanto, em sua origem, o termo sinuca é uma adaptação do termo inglês "snooker". Esta versão de snooker do Brasil sofreu com o tempo pequenas adaptações em suas regras.
Por que usar giz na sinuca?
Isso por que o giz é responsável por polir a superfície da ponta do taco, permitindo assim uma tacada mais certeira. A ausência do giz pode gerar irregularidades na ponta do taco, causando assim algum efeito inesperado na jogada. Além de saber o sua importância, também é necessário saber passar o giz.
Quais são as regras sinuca?
O objetivo do jogo é encaçapar as bolas coloridas em sequência, começando pela bola de menor valor até a de maior valor. O jogo termina quando todas as bolas forem encaçapadas ou a diferença de pontos entre os jogadores seja definitivo para a vitória antecipada de um destes.
Foto reprodução
Pontuação
Cada bola de sinuca encaçapada possui uma pontuação a ser dada ao jogador. Abaixo, estão citadas as pontuações normalmente seguidas:
Vermelha - 1 ponto;
Amarela - 2 pontos;
Verde - 3 pontos;
Marrom - 4 pontos;
Azul - 5 pontos;
Rosa - 6 pontos;
Preta - 7 pontos;
Penalidades - pena de 7 pontos.
Melhor jogador de Sinuca do Mundo
Ronald Antonio O'Sullivan, mais conhecido como Ronnie O'Sullivan (Wordsley, 5 de dezembro de 1975) é um jogador profissional de snooker, sete vezes campeão do mundo e vencedor de 42 torneios de ranking entre 1993 e 2022.
Ronnie O'Sullivan é o atual campeão mundial de sinuca. Ele conquistou o torneio máximo da modalidade em 2001, 2004, 2008, 2012, 2013 e 2020.
Baianinho o Rei do Brasil
Com direito até a transmissão do fenômeno da internet, Casimiro Miguel, Baianinho de Mauá, Rei da Sinuquinha, deu sequência ao seu reinado e venceu o rival Felipinho no Super Desafio, evento promovido pela LBS (Liga Brasileira de Sinuquinha), e conquistou os R$ 400 mil que estavam na disputa, a maior premiação da história da sinuca brasileira.
O desafio entre os dois maiores nomes da modalidade no Brasil se deu em dois modelos: Bolinho e Par ou Ímpar. O primeiro é um modo de jogo em que os jogadores utilizam a bola branca para eliminar outras três bolas. O atleta que matar a última bola ganha um ponto dentro da melhor de sete partidas. Neste modelo, o vencedor foi Baianinho.
Baianinho e Felipinho no Super Desafio - Foto reprodução
As feras de Macaé e Região
Os principais jogadores que se destacam na modalidade, já confirmaram presença no próximo torneio de Sinuca.
O evento acontece no dia 05 de Março na Cidade de Rio das Ostras.
Arte reprodução
Confirmados:
1- Nélio Vidal, 2- Coroa de Macaé, 3- Rangel, 4- Demar, 5- Zazá, 6- GuiGui Rapidão, 7- Sete kilos, 8- Rei da noite, 9- Grande, 10- Marcelo de Rio das ostras, 11- Dico furacão, 12- João Paulo, 13- Tornado, 14- véi Chico, 15- Danon , 16- Rodolfo de Rio Bonito, 17- Rafael, 18- Cocoram, 19- Cordinha, 20- Russo, 21- Véi do bolo, 22- Amauri, 23- Elviio, 24- Portela, 25- Olho azul, 26- Lagartixa, 27- Claudinho, 28- Cícero.
Foto reprodução
O empresário Macaense Marcelo Pinto, que trabalha com artigos da modalidade, a Macaé Bilhares. Tem a convicção que Macaé e Rio das Ostras, abrigam no momento os melhores e mais qualificados adeptos e simpatizantes do esporte.
“Nossa região é muito forte nesse esporte, e isso se deve a vários encontros que temos realizado nos últimos tempos. Entre as feras, eu cito o Nélio Vidal, Coroa da Nova Holanda e Grande”. –
completou.
Marcelo Pinto - Empresario e proprietário da Macaé Bilhares - Foto reprodução