Macaé na elite do Atletismo Brasileiro
A dama de Ferro Nikolli Alves supera a marca exigida, e conquista uma vaga para o Troféu Brasil de Atletismo
Foto reprodução
ESPORTE PRESS BRASIL - Por Mário Luiz
Nycolli Alves atleta Macaense de 17 anos, e faz parte da Associação Esportiva Cidadania e Dignidade - AECD / Macaé, conquistou uma vaga no Troféu Brasil de Atletismo 2023.
A Macaense esta entre os atletas que representaram Macaé, no último final de semana no Campeonato Brasileiro de Atletismo, e que teve como sede a cidade de Cascavel no Paraná.
Nikolli Alves - Foto reprodução
Nycolli participou de duas provas. A 400 metros rasos e 400 metros com barreiras.
Nos 400 metros rasos, se classificou para a final. E na final terminou a prova com o sétimo melhor tempo.
Marca alcançada: 1’00”10.
E na grande final dos 400 metros com barreiras, ela cruzou a faixa final com o quinto melhor tempo.
Marca alcançada: 1'05"36
Com um índice abaixo do exigido para garantir uma vaga no Troféu Brasil de atletismo, que no Feminino é 1’ 06”82. Nikolli esta classificada para a prova 400 metros com barreiras do Torneio desse ano.
Atleta Nykolli Alves no Brasileiro de Atletismo - Foto reprodução
Puxando a fila
Mesmo sendo categoria adulta, Nycolli que acabou de completar 17 anos, e ganhou o direito de participar da elite do atletismo Brasileiro. Será a primeira atleta da modalidade da história, que mora e faz seus treinamentos em Macaé, a esta presente no evento.
Atleta é moradora do Bairro Virgem Santa e faz parte do Projeto Social do CIEP 455 Maringá, que fica localizado no Bairro do Campo d’Oeste.
Os resultados alcançados até agora por Nykolli Alves, Davi Monteiro, Sabrina do Santos que estiverem presentes na última edição do Campeonato Brasileiro de Atletismo, certamente irá estimular vários jovens no esporte.
A origem
O Atletismo é desenvolvido no CIEP 455 Maringá desde 2001, com os resultados obtidos nos eventos estaduais foi iniciado o Projeto Atletismo Macaé em 2009, uma parceria do CIEP Maringá com a Secretaria de educação, secretaria de esportes e Patrocínio da Etesco construções e comércio, apoiado pela Associação Esportiva Cidadania e Dignidade - AECD / Macaé.
Hoje se tornou um Programa consistente que atende cerca de 150 jovens de várias lojas do município.
Ao longo dos anos já passaram mais de 10.000 jovens pelas atividades do Atletismo Macaé, que não é só um projeto esportivo, mas também social e educacional.
A AECD Macaé atualmente é a equipe do estado do Rio que mais tem atletas entre os melhores do país nas categorias de base, até 19 anos.
O técnico da Nykolli, o Professor Hiller Endringer é um grande entusiasta e sonha com dias melhores para o atletismo em Macaé e região.
Prof. Hiller e Nykolli no Programa Show do Esporte da Rádio FM 101 - Foto reprodução
Voltando de Cascavel no Paraná na segunda feira (10) com seus atletas, fez questão de agradecer a inciativa privada da cidade, que tem contribuído de forma relevante com o atletismo local.
“Tenho uma filosofia de trabalho que me faz acreditar que podemos mudar a história das pessoas e ajudar na criação de uma sociedade melhor, por isso que por mais dificuldades que tenhamos, continuaremos na direção a toda prova”. – Resumiu Endringer.
O Troféu Brasil
Troféu Brasil de Atletismo é uma competição realizada anualmente desde 1945, sucedendo ao Troféu Ademar de Barros (1940 a 1942). É dirigida e organizada pela Confederação Brasileira de Atletismo, com a finalidade de promover a interação entre as associações que praticam o atletismo no país.
É a maior e a mais importante na modalidade realizada no Brasil e reúne as principais estrelas do atletismo nacional e internacional.
Onde será a Sede em 2023?
Cuiabá no Matogrosso será o destino do Troféu Brasil desde ano. A cidade receberá pela primeira vez a competição. Considerada o maior evento interclubes da América Latina, o torneio deve acontecer entre os dias 6 a 9 de julho, no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso, que em 2022 foi sede do Brasileiro Sub-20 com grande sucesso.