Verônica Medeiros conquista ouro no Arnold Classic South America
Atleta do Bolsa Atleta da Prefeitura de Macaé já está classificada para o Campeonato Brasileiro de Sambo
Foto reprodução
Por Janira Braga
"No sábado, em São Paulo, muitos perguntaram de onde eu era e fiz questão de elevar a bandeira de Macaé neste evento que é para o Brasil todo", pontuou Verônica, que no Kickboxing conquistou no mês passado cinco medalhas de ouro nas categorias Kick light, Light contact, Musical forms, Creative forms e Point fight. A atleta foi líder nas categorias durante a 7ª Taça Guanabara de Kickboxing.
"Em breve estarei na República Dominicana representando Macaé e o Brasil nessa modalidade", comemorou a campeã, que também é a primeira instrutora feminina de Sambo no Estado do Rio de Janeiro e treinada pelo mestre Valmir da Silva, referência mundial tanto no Sambo como no Kickboxing.
Para o Secretário de Esporte, Marvel Mailet, é uma alegria ver uma atleta de Macaé subindo no mais alto lugar do pódio. "Vamos continuar apoiando e incentivando todas as modalidades esportivas, porque além dos nossos campeões levarem o nome de Macaé para o Brasil e para o mundo, eles viram uma referência para crianças e jovens a entrar no mundo do esporte", comentou.
O Sambo é um esporte de combate desenvolvido e usado pelo Exército Vermelho soviético no início da década de 1920 para melhorar suas habilidades de combate mão-a-mão. O esporte é semelhante em muitos aspectos ao judô e ao jiu jitsu, mas também incorpora diferentes tipos de luta livre e vários sistemas de autodefesa.
O nome "Sambo" deriva da sigla russa SAMozashchita Bez Oruzhiya, que significa literalmente "autodefesa sem armas". Já o Arnold Classic South America é o maior encontro multiesportivo da América do Sul e foi realizado em São Paulo reunindo diferentes modalidades. O evento é uma feira de nutrição esportiva criada por Arnold Schwarzenegger e teve 11 mil atletas inscritos.