Mitsubishi Cup: Giovanni Dias/Dalmo Bergantin e Glauber Fontoura/Robson Schuinka levantaram poeira em Pirassununga

Em sua segunda prova, o piloto estreante Giovanni, filho de Fontoura, fechou em 6º na Triton Sport R Pro e já garantiu pontos para dupla no campeonato

Glauber Fontoura/Robson Schuinka andaram forte em Pirassununga
(Sanderson Pereira/Photo-S)

 

ESPORTE PRESS BRASIL/MSUZUKI COMUNICAÇÕES - Por Mércia Suzuki

O piloto estreante Giovanni Dias (carro#12), da equipe FD Rally Team, por muito pouco não subiu ao pódio em sua segunda prova na Mitsubishi Cup. Ao lado do navegador Dalmo Bergantin, o jovem de 21 anos conquistou a 6ª posição na Triton Sport R Pro, em meio a 12 duplas da categoria que disputaram no último fim de semana, a 2ª etapa em Pirassununga (SP). Pela primeira vez, pai e filho aceleram no mesmo grid do mais tradicional rali monomarca cross country de velocidade da América Latina. Ele não nega o DNA off-road, é filho de Glauber Fontoura e Sandra Dias, ambos pilotos de rali e Campeões do Sertões. Fontoura (carro #92) começou a temporada, a partir da etapa de Pirassununga, e faz dupla com Robson Schuinka na Triton Sport RS Pro.

 

Fontoura estreou um carro com novo motor e câmbio sequencial
(Sanderson Pereira/Photo-S)

 

Na sexta-feira, 28, um dia antes da etapa, Giovanni pode fazer o treino ao lado de seu pai e isso impactou no seu desempenho na prova. “O treino influenciou muito no meu resultado na prova. Andei pela primeira vez com meu pai com outro olhar, desta vez, de piloto. Fui para aprender e fazer igual. Ver meu pai acelerando e fazendo as curvas e poder corrigir meus erros, entre outras dicas de pilotagem agregou demais no resultado”, conta Giovanni. Para terminar em 6º na Triton Sport R Pro a dupla foi tirando tempo a cada volta e a evolução foi notória. “Foi muito diferente da primeira etapa, desta vez, larguei para acertar e estava mais confiante. Foi uma prova difícil com terra solta e a fui melhorando a cada volta, pisando mais, pedindo passagem e aprendi demais. Daqui para frente é melhorar nos detalhes e quero muito buscar um pódio, quem sabe na próxima!”, explica o piloto.

Fontoura/Schuinka estrearam um carro com novo motor e câmbio sequencial. Capotaram em uma curva na primeira volta, nada de grave aconteceu e voltaram para a segunda prova, tanto que fizeram o 5º melhor tempo da Triton Sport RS Pro, mas devido a um problema mecânico não conseguiram finalizar a etapa e terminaram em 12º na categoria. “Na primeira curva tive a infelicidade de calçar o carro e virar. Mas na segunda se comportou bem, no final teve um problema de pressão de óleo no motor e acabamos perdendo potência. Mas na próxima etapa vamos com um equipamento muito melhor e forte para surpreender”, explica Fontoura que tem um título na Mitsubishi Cup e vários pódios e começou a competir como piloto no campeonato, em 2015, antes somente como navegador.

 

Pai (Fontoura) e filho (Giovanni) fizeram um treino que fez a diferença
(Lipe Nascimento)

 

Independentemente do resultado, o que contou para Fontoura foi presenciar a evolução do filho, já na segunda etapa, em um campeonato como a Cup onde décimos de segundos são disputados em uma prova curta e rápida que não admite erros. “Foi um fim de semana muito legal, onde fiz um treino para valer com meu filho. Um momento especial meu e dele e isto é bacana, porque pela primeira vez, andou comigo e pude mostrar um pouco sobre aceleração, retomada, salto e foi positivo demais, tanto que ele conseguiu andar muito melhor e o resultado foi acima da expectativa para quem nunca havia pilotado um carro de corrida”, conta Fontoura que tem uma trajetória de 30 anos no off-road.

No total a temporada 2023 da Mitsubishi Cup terá sete etapas, todas no estado de São Paulo. O próximo desafio da equipe será em Indaiatuba, em 27 de maio.

A FD Rally Team, de Barueri/SP, conta com patrocínio da FD Displays e apoio da SFI Chips e Miltparts/Miltfort. Para acompanhar as notícias da equipe acesse da página no Facebook: @equipefdrallyteam e Instagram: @equipefdrallyteam. 

 

Em sua segunda prova na Cup, Giovanni fechou em sexto na Triton Sport R Pro
(Sanderson Pereira/Photo-S)

 

Resultado Mitsubishi Cup – 2ª Etapa/ Pirassununga

Categoria Triton Sport R Pro (seis primeiros)
1) Glauber Barreto/Adeilton Alexandre – 102 pontos
2) Vitor Falchetti/Jorge Peters – 92 pontos
3) Daltro Maronezi/Edu Bampi – 90 pontos
4) Ivan More/Daniel Spolidorio – 80 pontos
5) Andre Joner/ Fred Budtikevistz- 72 pontos
6) Giovanni Dias/Dalmo Bergantin – 70 pontos

Calendário 2023 - 24ª edição da Mitsubishi Cup
Etapa 3 – 27/05 – Indaiatuba/SP
Etapa 4 – 01/07 – Araras/SP
Etapa 5 – 16/09 – Ribeirão Preto/SP
Etapa 6 – 28/10 – São João da Boa Vista/SP
Etapa 7 – 25/11 – Mogi Guaçu/SP

Comentários