Técnica com passagens no Serra Macaense e Macaé Esporte é o mais novo reforço do Vasco da Gama

Verônica Coutinho já começa a trabalhar essa semana no Gigante da Colina

Verônica Coutinho - Foto Eduardo Araujo/Serra Macaense

 

ESPORTE PRESS BRASIL - Por Mário Luiz

Após três anos se destacando no futebol Macaense, a treinadora Verônica Coutinho recebeu um convite irrecusável, e acaba de ser contratada pelo Vasco da Gama.

No Gigante da Colina ela vai integrar a equipe feminina de futebol profissional, assumindo o cargo de auxiliar técnica.

Verônica que irá atuar ao lado do treinador Jorge Barcelos, se despediu neste final de semana do seu atual clube o Serra Macaense e já começa a trabalhar ainda essa semana no Vasco da Gama.

 

A trajetória

Natural de Rio Dourado, distrito da cidade de Casimiro de Abreu, interior do Rio de Janeiro. Verônica Coutinho é uma ex-atleta de futebol e formada em educação física pela Estácio.

Aos 15 anos de idade chegou a Macaé para estudar, trabalhar e atuar na época no time Juventus da Barra de Macaé. Na equipe começou jogando como volante e depois foi para posição de meia. Teve passagens também pelo Macaense, Riostrense e Trindade de São Gonçalo.

Em sua carreira como atleta de futebol, Verônica Coutinho participou em 2007, da Copa do Brasil de futebol feminino com o Macaé Esporte. E um dos jogos inesquecíveis para ela na competição, foi um empate em 1 a 1 contra o Poderoso Santos, que na ocasião ganhou o apelido de “Sereias da Vila”. O elenco da Baixada Santista, tinha varias atletas da Seleção Brasileira.

Por 06 anos trabalho em projeto da prefeitura de Casimiro de Abreu, nas categorias Sub 09/11/13/15 e 17.

 

Foto Eduardo Araujo/Serra Macaense

 

Em 2021, foi à primeira técnica do Serra Macaense da história, e teve participação ativa em um projeto pioneiro com clube naquele ano. Na ocasião aconteceu a criação e a montagem do time feminino do Verdão, e que disputou o Campeonato Carioca daquela temporada.

E a evolução dentro dos gramados veio acompanhada do interesse em aumentar os conhecimentos sobre futebol em geral.

Cursos como ciência da bola ministrado pelo palestrante Ricardo Pombo, e principalmente os cursos que aferem as licenças da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e que qualificam os profissionais para atuarem como treinadores no Brasil, estão fazendo a diferença na vida da profissional.

2022 foi à primeira mulher a comandar uma equipe masculina de um clube profissional. Verônica foi técnica do Sub 15 do Macaé Esporte, e terminou a temporada como vice-campeã estadual da Série A2.

Atualmente ela comandava outra equipe masculina. Durante 06 rodadas da Copa Rio ela foi técnica da equipe sub 17 do Serra Macaense.

“Ver a Verônica evoluindo, é um momento muito especial. Fico muito feliz vê la crescendo.” - Afirmou o Gerente de futebol do Serra Macaense Marcelo Soares.

 

Foto Eduardo Araujo/Serra Macaense

 

“Espero contribuir muito com futebol feminino do Brasil. E trabalhar ao lado do Jorge Barcelos e da supervisora Tatiele Silveira vai ser muito importante. Ele é um treinador experiente, já foi campeão Brasileiro, campeão Olímpico e ela é uma referência no futebol feminino, já foi campeã da Libertadores, é a única mulher campeã Brasileira de futebol feminino (2013), e inclusive em 2019 foi eleita a melhor treinadora do futebol brasileiro. Então esta do lado dessas pessoas, vai me fazer crescer, vai me fazer evoluir bastante.” - Ressaltou Verônica Coutinho.

 

 

 

Comentários