Surfando na onda
Projeto social com apoio da Loterj vai oferecer aulas gratuitas de surf a mulheres jovens e população em vulnerabilidade social
Foto: Tai Martins (Assessoria Loterj)
Democratizar a prática do surf, promover inclusão social por meio do esporte, gerar experiências transformadoras e ofertar aulas gratuitas às mulheres jovens em situação de vulnerabilidade social, além de grupos da terceira idade e pessoas com deficiência das comunidades da Rocinha, Cantagalo, Pavão e Pavãozinho. Esses são os objetivos do projeto Surf Praia Para Todos, lançado nesta quarta-feira (21/06), na praia de São Conrado. A iniciativa terá duração de um ano, sendo desenvolvida nas praias de São Conrado e do Arpoador, com apoio de uma parceria com o Governo do Estado, por meio da Loterj (Loteria do Estado do Rio de Janeiro).
A tríade que reúne inclusão social, iniciação esportiva e acompanhamento psicológico resume as prioridades do “Surf Praia Para Todos”, que atende moradores das comunidades citadas em formato de laboratório educacional gratuito com o empréstimo de todos os materiais, como pranchas e equipamentos de segurança.
Além de todo aparato físico, cada um dos dois núcleos do projeto conta com produtor e coordenadores locais, monitores esportivos, recepcionistas, assistentes de produção, fotógrafos, videomakers, salva-vidas e psicólogos, que farão o acompanhamento das 240 alunas e alunos beneficiados.
Para Hazenclever Lopes Cançado, presidente da Loterj, a iniciativa reafirma a responsabilidade social como premissa da Loterj.
- A destinação de pouco mais de R$ 2 milhões da Loterj para o projeto Surf Praia Para Todos reforça a importância das apostas serem feitas em produtos lotéricos que sejam comprometidos com a responsabilidade social e as determinações legais que regulam os jogos de loteria, como são os da nossa autarquia. Estamos muito felizes em fomentar esta iniciativa que irá contribuir para o bem-estar social de mais de 200 pessoas e gerar quase 30 empregos diretos - destacou.
Responsabilidade social
Cabe ressaltar que a autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Casa Civil reverte anualmente até 70% dos seus lucros a projetos sociais que já beneficiaram mais de 300 instituições.
Segundo Romeu Andreatta, presidente de honra da Associação Brasileira da Indústria dos Esportes com Prancha (Abiep), o projeto desenvolvido entre a Loterj e a associação serve de inspiração para o esporte brasileiro.
- A parceria entre a ABIEP e a Loterj pretende ser um modelo para o esporte brasileiro, que tem hoje no surf um grande agente de benefícios físicos e mentais e uma excelente imagem de superação com qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, combinações que geram uma poderosa ferramenta de transformação social – declarou Romeu Andreatta.
Durante a solenidade de lançamento, além do presidente da Loterj e do presidente da honra da Abiep, estiveram presentes ainda Fabíola Esteves, vice-presidente da Loterj; Diego Faro, superintendente de Publicidade do Governo do Estado.
* Com informações do Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro