Stock Car retorna a Goiânia com ação ambiental sustentável

Óleo lubrificante usado pelos carros será coletado pela Lwart Soluções Ambientais e passará pelo processo de rerrefino, voltando para o mercado em forma de óleo básico de alta performance.

Stock Car retorna a Goiânia com ação ambiental sustentável
Divulgação - Stock Car

 

Por Felipe Rariz - Press a Porter

A etapa de Goiânia (GO) da Stock Car, que ocorre no dia 27 de agosto no Autódromo Internacional Ayrton Senna e que marca a sétima etapa do maior evento do automobilismo brasileiro, contará novamente com a coleta de óleo lubrificante usado pelos carros de todas as equipes.

A Lwart Soluções Ambientais é a responsável pela coleta e destinação correta do resíduo nesta e em todas as etapas da competição. O resíduo gerado na temporada 2023 passará pelo processo de rerrefino, voltando para o mercado em forma de óleo básico de alta performance. A iniciativa, dada a abrangência e, acima de tudo, o compromisso com a sustentabilidade, posiciona a categoria como um case de economia circular.

O óleo lubrificante usado ou contaminado, conhecido como OLUC, é um resíduo perigoso presente em motores de automóveis e indústrias que deve ser separado e gerenciado de forma adequada. A legislação brasileira* determina que todo OLUC deve ser coletado e destinado para a reciclagem, por meio do rerrefino, e proíbe taxativamente o uso do resíduo como combustível, destinação para queima ou para quaisquer outros fins. Para se ter uma ideia, segundo a AMBIOLUC, entidade que representa o setor, um único litro de óleo lubrificante usado é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água. Além disso, para cada 10 litros queimados são gerados 20 gramas de metais pesados, segundo dados da Cetesb.

“É muito gratificante termos a dimensão do quanto nossa atuação na Stock Car 2023 reforça o compromisso da modalidade na causa da economia circular. O trabalho feito nas diferentes etapas pelo Brasil, é essencial para trazer conscientização sobre a coleta responsável e segura do óleo lubrificante usado e sua destinação correta, uma união vencedora entre o esporte e a sustentabilidade.”, afirma Rodrigo Maia, Diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais.

O caminho do OLUC na Stock Car

Para a coleta do óleo gerado pelos carros dos participantes, tanto nos treinos quanto nas provas, serão instalados tambores próximos aos boxes das equipes. Ao final do evento, esse resíduo coletado é devidamente armazenado e transportado por um caminhão específico até a matriz da Lwart em Lençóis Paulista/SP, uma das plantas mais modernas do mundo para rerrefino de óleo lubrificante usado. Por conta da iniciativa, a Stock Car receberá o Certificado de Coleta de Óleo e o Certificado de Destinação Final, documentos que atestam a conformidade com as normas ambientais.

O que acontece com o OLUC depois de ser coletado  

Após sua coleta, o óleo lubrificante usado passa pelo processo chamado de rerrefino, para voltar a ser óleo básico, matéria prima para produção de lubrificantes. O conjunto tecnológico de ponta da Lwart permite o aproveitamento de praticamente 100% do OLUC que entra no processo industrial e a transformação desse resíduo em óleo básico de alta performance, com qualidade igual ou superior ao produto de primeiro refino.

O óleo básico, por sua vez, é destinado aos principais produtores, que o aditivam e o transformam novamente em lubrificante. O óleo então volta ao mercado em forma de produtos industriais, agrícolas, automotivos e elétricos, criando um ciclo sustentável e infinito.

*Resolução Conama n. 362/2005 recepcionada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n. 12.305/2010) e regulamento (Decreto Federal n. 7.404/2010)

Resoluções da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) n. 19 e 20, ambas de 2009 e Lei do Petróleo (Lei n. 9.478/1997).

* Com informações da Press A Porter

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