Projeto de Canoa na Lagoa promove ação alunos da Educação Inclusiva

A ação é uma alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro)

Foto: João Barreto

Por Genimarta Oliveira/Secom Macaé

“Achei muito gostoso o passeio de canoa. Todo mundo deveria experimentar um dia, é muito libertador, uma sensação de liberdade”. A fala de Ana Clara Ramos, 16 anos, aluna do Colégio Municipal Maria Letícia Santos Carvalho resume bem o sentimento de quem participou da primeira edição inclusiva do projeto “De Canoa, na Lagoa – Conhecer para Preservar”, na manhã desta terça-feira (19), na Lagoa de Imboassica. A ação, que esta semana faz alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), é uma parceria entre a Secretaria de Educação e o Clube Crispy Koa Va´a.

 

Foto: João Barreto

Segundo as coordenadoras de Educação Inclusiva, Regina Pinho, e de Educação Ambiental, Lúcia Helena Gama, durante toda semana as ações serão voltadas para a data comemorativa.
 

“Queremos cada vez mais fortalecer essa convivência na sociedade, além de fomentar essa cultura por uma Macaé mais inclusiva”, pontua Regina.



Lúcia Helena acrescenta que a canoagem é uma prática esportiva para todos.
 

“Muitos nunca tiveram essa experiência e, hoje, podem vivenciar toda essa natureza e ainda aprender a preservar”, disse, acrescentando que nesta quarta-feira (20), o passeio será no Parque Atalaia, com a trilha inclusiva “Sensitrilha”.



Quem também ficou encantado com a canoagem foi o aluno Arthur Alves Figueiró. Depois de colocar os equipamentos de segurança, ele queria ser um dos primeiros a entrar na canoa.
 

“Foi um exercício e tanto, remamos a lagoa toda. Aprendi que não se pode sujar a lagoa para que a canoagem continue”, observou.


Foto: João Barreto


A professora de atendimento educacional especializado, Mariane de Sena, pontuou que alguns alunos têm sua vida social restrita e projetos como estes fazem com que vivenciem outras experiências.
 

“O importante é que eles entendam que a deficiência não é um limitante e que eles podem estar onde quiserem”, disse.



O projeto “De Canoa, na Lagoa – Conhecer para Preservar” é desenvolvido pela Superintendência de Educação Integrada, por meio da Coordenação de Educação Ambiental. O objetivo é informar e conscientizar para que entendam a importância da natureza na vida do ser humano. O projeto conta ainda com o apoio da profissional de educação física, Ana Moraes.

*Com informações da Secom Macaé

Comentários