Esporte: resultados consolidam Macaé como celeiro de atletas
Contemplada pelo Bolsa Atleta, Patrícia Bastos de Oliveira é campeã mundial de Capoeira
Foto: Rui Porto Filho
Por Juliana Carvalho/Secom Macaé
Corrida, kickboxing, ciclismo, capoeira, são muitas as modalidades em que os macaenses têm se destacado. O auxílio oferecido pela Prefeitura de Macaé com o programa Bolsa Atleta beneficia cerca de 500 pessoas, de diferentes faixas etárias, fazendo do esporte uma importante ferramenta de inclusão e transformação social.
Foto: Rui Porto Filho
“O esporte é fundamental para a inclusão e oportunidade de vida. Os participantes do Bolsa Atleta são beneficiados com o apoio financeiro para ajuda no custeio de suas despesas. Mas, além do suporte a atletas de alto rendimento, a Secretaria também fomenta a formação de base, através dos inúmeros projetos que temos espalhados pela cidade. Assim, garantimos o acesso gratuito a diversas modalidades, o conhecimento da prática esportiva e a descoberta de talentos que despontam e levam o nome de Macaé para muito além das fronteiras da cidade”, destaca o secretário de Esportes, Marvel Maillet.
Foto: Rui Porto Filho
Resultados que marcam trajetórias de sucesso
Corrida – Colecionador de pódios, o corredor Mauro Bessa, participou do Desafio Shogun, realizado de 14 a 17 de setembro, na Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina. O atleta completou a maratona de 82km (4 desafios somados 5km+10km+25km+42km), ficando em primeiro em sua categoria, de 45 a 49 anos, e no quinto lugar geral.
Capoeira – Patrícia Bastos de Oliveira recebeu o título de campeã mundial de Capoeira, na competição realizada em setembro, no Rio de Janeiro, com a participação de atletas de mais de 40 países.
Ciclismo - Prestes a completar 64 anos, Giorgio Fracassi, participou do Carapebus Bike, etapa de 36 km que integra o Estadual, onde ficou em quarto lugar na competição.
Canoa Havaiana – Equipes do Clube Crispy Koa Va´a participaram neste fim de semana do Campeonato Estadual de Canoagem, realizado em Niterói e trouxeram para Macaé a medalha de prata na Open Feminina, além de ocuparem a quinta colocação na Júnior Sub19 e a sétima na Master 50 feminina e o quarto lugar na Open Masculina. O clube também teve destaque na Aloha Spirit, competição nível nacional, com Vanderleia Muller, que ficou em primeiro lugar na categoria OC1 Master 50.
Kitesurf – Uma das promessas na modalidade, Jorge Ioshua, de 16 anos, conquistou o primeiro lugar geral no Campeonato Internacional de Araruama nas categorias Bidirecional Race e Freestyle.
Foto: Rui Porto Filho
Celeiro de atletas na formação de base
Alunos do projeto de kickboxing da Secretaria de Esportes são prova do nível elevado da preparação da base, feita através das aulas gratuitas oferecidas na Barra de Macaé. A equipe participou, recentemente, da Copa Brasil de Kickboxing, realizada de 7 a 10 de setembro, em Campo Grande - Mato Grosso do Sul. A competição é uma das mais importantes da modalidade, além de ser seletiva para a Pan American Cup, que acontecerá em dezembro, em Foz do Iguaçu.
“Levamos seis atletas, conquistamos nove medalhas. É um imenso orgulho ver a dedicação de cada um deles. Em seis meses de participações em competições, já conquistamos cerca de 40 medalhas. Em todas as participações que fazemos, sempre temos um dos nossos alunos subindo no pódio”, comemora o professor Jean Carlos Gomes.
*Com informações da Secom Macaé