Dia das Crianças: competição de Xadrez atrai estudantes da rede pública
As disputas aconteceram na tarde desta terça-feira (10)

O Xadrez nas escolas é promovido no contraturno escolar pela Coordenadoria de Esportes da Superintendência de Educação Integrada. "O objetivo da prática do Xadrez é trabalhar a concentração dos estudantes, o respeito às regras, a busca da compreensão, sendo a modalidade com valor pedagógico esportivo comprovado por especialistas no assunto", disse a Secretária de Educação, Leandra Lopes, presente ao evento.
Aluno do Maria Letícia, Diego Pereira, de 14 anos, é um dos praticantes do Xadrez. "Me ajuda no controle emocional, na precisão, me acalma e me auxilia até na hora de me expressar", afirmou.

Proprietário de O Zé Gastronomia e presidente do Clube de Xadrez de Macaé, Vitor Neves, comentou que a modalidade é internacionalmente conhecida e desperta o raciocínio rápido, ajudando a manter a atenção. "O Xadrez é o esporte da mente. A prática constante auxilia em diversas disciplinas, como matemática, física e artes. E, além disso, agrega disciplina e respeito. É um esporte onde todos têm chance de ganhar", pontuou.