Macaé Esporte vence o Derby e comemora continuação na B1

Pacotinho marcou e colocou o Serra em situação quase irreversível para não cair

Foto: Caio Fernandes/Macaé Esporte

 

Por Arnaldo Garcia/Via 5

Com transmissão exclusiva da Rádio Via 5, Cardoso Moreira recebeu na tarde desta sexta-feira(3) o primeiro confronto da história entre Serra Macaense e Macaé Esporte, pela 10ª rodada Série B1. O Alvianil Praiano venceu por 1 a 0, com gol do atacante Pacotinho, fazendo valer a “lei do ex”, aos 35 minutos da etapa complementar. O confronto histórico também marcou a estreia do treinador Clayton Moraes, que saiu vencedor diante do seu ex clube.

 

Foto: Caio Fernandes/Macaé Esporte

 

Com a derrota, o Serra Macaense se manteve com 6 pontos e está praticamente rebaixado para a Série B2 do ano que vem, pois enfrentará o Friburguense, que ainda luta por uma vaga entre os 4 classificados para semifinal, enquanto o São Gonçalo, adversário direto para a não queda, terá o Nova Cidade, que não aspira mais nada na competição. Para reverter o quadro é necessário que o Falcão vença a partida por 6 gols de diferença ou que esse número seja compensado na proporção com uma derrota do time gonçalense, para aí sim haver empate no número de vitórias, que ficaria em duas para cada lado e também a superação em saldo de gols, hoje em menos seis a favor do adversário.

 

Foto: Caio Fernandes/Macaé Esporte

 

O jogo

Uma partida com dois tempos distintos. O Serra Macaense foi o senhor da primeira etapa, propondo jogo e tendo no seu atacante Ezequiel a principal figura do ataque, pois insistiu bastante pelo lado esquerdo. Embora com muito volume de jogo, não levou perigo ao gol do arqueiro Douglas, e, num contra-ataque, numa bola roubada pelo atacante João Victor, quase foi surpreendido com um chute de Kauan, que Júlio se esticou para mandar a escanteio. E essa foi a proposta do Macaé no primeiro tempo, cautela e tentativa de surpreender o adversário.

No segundo tempo, após ter sentido que o Falcão não estava com o bico bem afiado, o Leão passou a rugir forte indo para cima e buscando o ataque, com destaque para Alisson, que entrou ainda no primeiro tempo na vaga do zagueiro Mota, que saiu machucado. Com muito volume de jogo o gol era questão de tempo, até porque o Serra não voltou bem para a etapa complementar. Aos 35 minutos, numa bola disputada na área por João Victor, ela caiu nos pés de Pacotinho - que substituiu Kauan - que driblou, abrindo espaço e ajeitou para perna esquerda desferindo um belo chute, vencendo o goleiro Júlio.

Com a vantagem, o Macaé diminuiu o ímpeto, e o Serra passou atacar forte, mas foi parado pela  zaga e pelo goleiro Douglas. Foram 7 minutos de acréscimos, com pressão desordenada da equipe perdedora.

 

Confusão
Duas equipes da mesma cidade com ambas precisando da vitória, não poderia deixar de haver confusão. A primeira, aos 22 minutos, com o atacante João Victor e o zagueiro Matheus, enquanto na mesma paralisação, Ezequiel - no campo de ataque - desferiu uma cabeçada contra Lecinho. No segundo tempo, após uma falta em que Pacotinho recebeu cartão amarelo, levou também uma carreira do capitão serrano Jean.  Em todos os episódios, o árbitro Daniel Elbert de Andrade agiu com equilíbrio e retidão, não estragando a partida.

 

Comemoração
Após o apito final, enquanto os serranos deixaram, imediatamente, o campo de jogo, os alvianis comemoram com muita vibração, abraços, dancinhas e oração. Uma grande roda reunindo atletas, comissão técnica e dirigentes foi formada no grande círculo e uma oração foi feita em agradecimento pela vitória e, consequentemente, a manutenção na terceira divisão estadual.

É bom lembrar que, há exatos 9 anos, o clube comemorava o título brasileiro da Série C e, hoje, comemora a manutenção na Série C Estadual.

 

Foto: Caio Fernandes/Macaé Esporte

 

Ficha Técnica:
    
Campeonato Estadual - Série B1 – 03 .11.2023
Serra Macaense 0 x 1 Macaé Esporte – Pacotinho aos 35’ - segundo tempo
Estádio Antônio Ferreira de Medeiros – Cardoso Moreira

Serra Macaense: Júlio; Pedrinho(Jonatha), Jean, Matheus e Tarik; Macaé, Kennedy (David), Marquinhos e Biel (Renato); Givigi (Diniz) e Ezequiel (Fumaça); Técnico Palinha

Macaé Esporte: Douglas; Lecinho (Baiano), Mota (Alisson), Espinho e Pedro Cunha; João Pedro, Medina e Alex (Galvão); Rodriguinho, João Victor e Kauan (Pacotinho); Técnico Clayton Moares

Árbitro: Daniel Elbert de Andrade - Assistentes: Márcio Moreira de Queiroz e Richardson Santos da Silva

Outros Resultados: Duque de Caxias 3 x 2 Serrano, São Gonçalo 1 x 1 Pérolas Negras, Friburguense 3 x 0 7 de Abril, Paduano 2 x 2 Barra da Tijuca e Goytacaz 2 x 1 Nova Cidade

 

Classificação

1º) Duque de Caxias, 22 Classificado para Semifinais
2º) Goytacaz, 21
3º) Serrano, 20
4º) Barra da Tijuca, 19
5º) Friburguense, 18
6º) Paduano, 15
7º) Pérolas Negras, 14
8º) Nova Cidade, 12
9º) Macaé Esporte, 10
10º) São Gonçalo, 9
11º) Serra Macaense, 6
12º) 7 de Abril, 0 Rebaixado para Série B2

Jogos da 11ª rodada (todos às 15h)
Serra Macaense x Friburguense (Ferreirão)
Pérolas Negras x Duque de Caxias  (Trabalhador)
Nova Cidade x São Gonçalo (Joaquim Flores)
Barra da Tijuca x 7 de Abril (Guilherme da Silveira)
Serrano x Paduano (Atilio Marotti)
Macaé Esporte x Goytacaz (Silva Jardim)

Comentários