Uma década sem a voz de Gerson Luís

As referências do radialista, apresentador de TV, cronista esportivo, cantor e compositor, ainda permanecem no esporte e no samba Macaense 10 anos depois.

Foto reprodução/Arquivo pessoal

Da Redação do Esporte Press Brasil - atualizado 18h30min em 14 de janeiro de 2024

Nesse domingo (14) o radio, samba e crônica esportiva Macaense completam 10 anos sem Gerson Luiz Ribeiro Barcelos.

Radialista, apresentador de TV, cantor e compositor, Gerson deixou um enorme legado, para o esporte e cultura da cidade de Macaé e região.

 

Na história do futebol

Dono de uma voz marcante e inconfundível, Gerson Luís esteve presente em eventos importantes do futebol nacional e internacional. Em 1995 pela Radio Jornal de Macaé AM 820, ele narrou a final do Campeonato Brasileiro, direto do Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) em São Paulo capital. Na ocasião as equipes de Santos e Botafogo realizavam o jogo da volta. Na primeira partida também narrada por Gerson, com os comentários de Eraldo Manhães e reportagens de Magno Renato, o Alvinegro havia vencido por 2 a 1. O resultado final na segunda partida foi um empate de 1 a 1, que levou o seu clube de coração Botafogo, a conquistar pela primeira vez o Campeonato Brasileiro.

Em 1998 agora pela Norte Rio 103 FM de Macaé e Rede Litoral de rádio, Gerson cobriu direto de Paris a Copa do Mundo da França.

Pela Radio FM 101 de Macaé participava da bancada do Programa Show do Esporte, uma revista eletrônica diária que traz noticias ligadas ao mundo esportivo. Nesse período, acompanhou até o ano de 2013, a jornada do Macaé Esporte, nos campeonatos Carioca e Brasileiro Série C.

O seu amigo e admirador, o radialista Mário Luiz lembra que o Gerson Luís, sempre foi uma pessoa otimista, e que previu que o Alvianil Praiano iria alcançar o acesso para Série B do Brasileiro, um ano antes dele ocorrer.

“Estávamos Eu, o Gerson, e o Presidente do Macaé Teodomiro Bitencourt (Mirinho) no Hall de entrada de um hotel na cidade de São Luiz, capital do Maranhão. Horas antes no Estádio do Castelão brigando pelo acesso para Serie B, o Macaé havia sido derrotado por goleada pelo Sampaio Correa. Então, naquele instante tinhamos terminado de fazer o checkout, e estávamos nos preparando para seguir em direção do aeroporto, pegar o voo de volta para Rio de Janeiro.

Desolado, Mirinho revelou que havia perdido as esperanças, de um dia ver o Macaé Esporte campeão Brasileiro. Nesse momento o Gerson tomou a palavra e afirmou com toda certeza do mundo. Presidente Seremos campeões Brasileiro em 2014, e repetiu essas palavras várias vezes.. E realmente suas previsões se transformaram em um fato. em uma realidade. Com empate em 3 a 3 com Paysandu, o Macaé sagrou se campeão Brasileiro de 2014, em pleno Estádio do Mangieirão, em Belem do Pará.   Mas, infelizmente o Gerson não estava lá para assistir esse momento, mas eu sim, e ao lado Presidente Mirinho, não me esqueci. Voltei no tempo, e lembrei-me de cada palavra que o Gerson havia falado naquele dia.

E tudo começou a ganhar contorno e conspirava para isso, já na partida contra o Fortaleza e que valia vaga para o acesso da Série B de 2015.

Na casa do adversário e completamente lotada, o Macaé arrancou um empate em 1 a 1 contra o Leão do Pici. R durante os minutos finais, o goleiro Milton Raphael fez defesa milagrosas, e quando ele não pegava, a bola batia na trave.

O cronista esportivo Roberto Espindola que observava o jogo dentro do gramado, chegou a dizer, - essa bola na trave foi o anjo Gerson que defendeu.

Por fim sabem como era o nome do estadio? Castelão, isso mesmo Castelão. O mesmo nome do estadio que o Alvianil Praiano, havia jogado no ano anterior, em 2013 na cidade de São Luiz, no Maranhão.” - Exclamou.

Profundo amante das coisas do Samba, Gerson além de apresentar com o seu parceiro Carlinhos Star, um programa do segmento na TV Litoral, um canal de assinaturas de Macaé, era interprete de escola de Samba, como por exemplo, sua querida Princesinha do Atlântico dos Cajueiros.

“Quando a gente viajava para cobrir os jogos do Macaé Esporte, enquanto esperávamos o voo na sala de embarque, ele pegava o violão e cantava suas musicas e sucessos consagrados do samba. A minha favorita e que gostava de ouvi ló cantar é Amargo passado. Todo mundo que ia embarcar parava para ouvir.  Sem sombra de dúvidas, são momentos inesquecíveis”. Concluiu Mário.

Um dia, um Adeus

Gerson Luiz faleceu em uma noite de terça feira no dia 14 de Janeiro de 2014. Nesse mesmo dia ele tinha renovado sua credencial de 2014 na Associação dos Cronistas do Estado do Rio de Janeiro (ACERJ). Sua dedicação e amor pelo futebol eram completos, e tinham como foco o Campeonato Carioca que iria começar naquela mesma semana, e principalmente o desejo de ver sua previsão se realizar, o Macaé Esporte Campeão Brasileiro.

Gerson teve dois relacionamentos e quatros filhos.  Com a sua primeira esposa Ana Lúcia, nasceram Renan e Ruana. Infelizmente Renan, que chegou ate atuar como atleta profissional de futebol, durante o periodo da Pandemia de Covid 19 acabou falecendo.

O segundo relacionamento foi  com a funcionaria pública e há muito anos trabalhando na Secretaria de esportes de Macaé,  Simone Carvalho. Ela guarda com carinho os melhores momentos vividos com seu companheiro, e com quem teve dois filhos, Liz Carvalho Ribeiro e Gabriel Carvalho Ribeiro.

“É muita saudade, é muito tempo” – emocionada declarou.

 

Simone Carvalho e Gerson Luís - Foto reprodução/Arquivo pessoal

Gerson e o filho Gabriel - Foto reprodução/Arquivo pessoal

 

Reconhecimento

Em 18 de Junho de 2014 foi aprovado por unanimidade na câmara de vereadores de Macaé, e em primeira discursão, o projeto de Lei 046/2014 de autoria do Vereador Jocimar Gomes Oliveira (Boca) que denomina o setor de cabines de rádio e tv do Estádio Claudio Moacir de Azevedo (Moacirzão), de CENTRO DE IMPRENSA RADIALISTA GERSON LUIS RIBEIRO BARCELOS.

 

Foto reprodução/Arquivo pessoal

 

Atuando como radialista entre 1981 á 2013 Gerson Luiz esteve nos seguintes veiculos de comunicação;

-RÁDIO MACAÉ LTDA – (Antiga Jornal 820 AM) depois Rádio Globo – Macaé/RJ

-RÁDIO COSTA DO SOL LTDA – Araruama/RJ

-RÁDIO JORNAL FLUMINENSE DE CAMPOS LTDA AM 820– Macaé/RJ

-RÁDIO PIRATININGA AM – São José dos Campos/SP

-RÁDIO NORTE RIO FM LTDA – 103 FM & REDE LITORAL - Macaé/RJ

-TV LITORAL – CANAL 20 – VIA CABO (MACAÉ) – Programa “LITORAL DA SAMBA” com Carlinhos Star

-RÁDIO MACAÉ FM 101 – Macaé/RJ

Comentários