Flávio Canto: determinação e coragem inspiram jovens a seguirem seus sonhos

Medalhista olímpico Flávio Canto interage com o público neste domingo (14) durante clínica de artes marciais do Sesc com co-realização da Prefeitura de Macaé

Foto: Ana Chaffin

Por Genimarta Oliveira

O medalhista olímpico Flávio Canto, que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, na categoria meio-leve (-81kg) de judô, foi a atração deste domingo (14) na clínica de artes marciais do Sesc Verão, que visa promover a interação de personalidades do esporte com o público. A realização do evento, na arena da Praia Campista, foi do Sesc e co-realização da Prefeitura de Macaé.

A clínica foi uma oportunidade de atletas da cidade e da comunidade em geral conhecerem mais sobre a vida e o trabalho do ex-judoca e praticante de jiu-jitsu e dos participantes se sentirem inspirados e motivados.

Na oportunidade, Flávio falou da importância das artes marcias. “A arte marcial é feita para transformar as pessoas, independente de ganhar ou perder. Tive um treinador que sempre dizia que a medalha se conquista. Na competição só vai buscá-la. Por isso, a disciplina e o treino são fundamentais”, observou. Depois da conversa o ex-judoca respondeu algumas perguntas e seguiu com um treino técnico, demonstrando alguns princípios da arte.

O secretário de Esportes, Marvel Maillet, destacou que Flávio Canto é um ícone da luta do Brasil e um exemplo de dedicação, garra e respeito. “Flávio é uma pessoa que traz para nossos jovens o conceito de que realmente vale a pena a prática do esporte e com muita dedicação e trabalho você consegue alcançar os seus sonhos”, classificou Marvel.

Marvel destaca que admira a trajetória de vida do ex-atleta tanto dentro quanto fora do tatame. “Um exemplo de vida para nossas crianças e jovens que querem almejar sucesso nas artes marciais”, – comentou Marvel acrescentando que as artes marciais ensinam a importância de respeitar os adversários e aperfeiçoar suas habilidades. Esses valores contribuem para a formação de jovens conscientes e éticos.

O faixa preta de jiu-jitsu e integrante do Bolsa Atleta de Macaé, Isaac Guimarães, de 36 anos, já participou de muitos campeonatos pelo Brasil e internacionais e afirmou que é fã de Flávio Canto. “Seu golpe que ficou famoso no mundo é o ‘canto choke’ , um estrangulamento que lhe rendeu muitas vitórias”, ensinou.

Para o subsecretário de Esportes, Rodrigo Caldeira, no mundo dos esportes, existem atletas que transcendem o campo competitivo e se tornam verdadeiros ícones inspiradores para os jovens. “A clínica mostrou para os jovens que alcançar o sucesso não é um caminho fácil, mas sim um resultado de sacrifícios e comprometimento”, comentou.

Após o encontro com Flávio Canto, foi retomada a competição de jiu-jitsu, com atletas faixa marrom e preta, que segue até 19h.

 

Foto: Ana Chaffin

Valores - O judô é uma arte marcial fundamentada em princípios como respeito, humildade, disciplina e autocontrole. Atletas, desde os primeiros treinos, aprendem a importância de respeitar os adversários e aperfeiçoar constantemente suas habilidades. Esses valores contribuem para a formação de jovens conscientes.

*Com informações Secom Macaé

Comentários