TRITON WORLD SERIES CHEGA AO RIO DE JANEIRO COM FORMATO INOVADOR

TRITON 3 Rio de Janeiro acontece no Portobello Resort & Safari entre os dias 9 e 11 de agosto, inaugurando no Brasil o formato exclusivo do TRITON, onde cada modalidade - natação, ciclismo e corrida - é disputada em um dia.

TRITON World Series tem no Brasil um de seus principais polos de expansão 
(Crédito: João da Franca)

Março de 2024 – O TRITON World Series abriu as inscrições para o TRITON 3 Rio de Janeiro, que será realizado entre os dias 9 e 11 de agosto, no Portobello Resort & Safari, em Mangaratiba. A prova é organizada pela 213 Sports, vertical de esportes da V3A e sócia global do TRITON World Series, juntamente com a Blue Orange e Soul Race USA. As inscrições são realizadas com exclusividade na Ticket Sports.

Com base no Portobello Resort & Safari, esta competição marca a estreia no Brasil do modelo de prova único do TRITON, onde cada modalidade - natação, ciclismo e corrida - é realizada em dias consecutivos. Todas as provas contam com três opções de distâncias (Short, Middle e Long) e os atletas podem escolher entre três tipos de inscrição.

No TRITON 3 Solo, estará inscrito em todas as modalidades em dias consecutivos na mesma distância. A outra possibilidade é com revezamento, na distância middle, e participação de dois a três atletas. Por fim, o atleta pode selecionar as modalidades individualmente, sem a obrigatoriedade de participar dos três dias do evento e nas distâncias que desejar.

“O TRITON tem como principal objetivo introduzir as modalidades esportivas mais conhecidas no Brasil, mas também oferecer três abordagens completamente distintas. Seja para aqueles que desejam explorar cada modalidade de forma tranquila e segura, enquanto a outra é para os que buscam desafiar novas distâncias. Sobretudo, o TRITON proporciona uma oportunidade única para aqueles que desejam deixar sua marca na história, uma vez que o vencedor será o primeiro e único detentor do recorde”, afirma Marcos Rizzardi, Head do TRITON no Brasil.

“Por exemplo, no TRITON Brasil Rio de Janeiro, o recorde será estabelecido pelo participante mais rápido da prova, pelo menos até a próxima edição. Contudo, o título de primeiro recordista ficara eternizado na história de TRITON. Será uma experiencia única, esperamos todos, porque o TRITON e para todos”, completa

Distâncias e programação

As provas de natação terão 1.000m (Short), 2.000m (Middle) e 3.000m (Long). No ciclismo, os percursos serão de 50km (Short), 100km (Middle) e 150km (Long), enquanto na corrida os trajetos terão 10km (Short), 20km (Middle) e 30km (Long). Enquanto as provas de natação e corrida ocorrerão nos arredores do Portobello, a prova de ciclismo irá acontecer no desafiador percurso da Serra do Piloto.

“O TRITON 3 não poderia ter escolhido um local melhor para sua estreia em terras brasileiras. No coração da Costa Verde, na base do Portobello Resort, os atletas poderão desfrutar das melhores condições possíveis para cada uma das modalidades. A prova de natação será em águas abrigadas, na praia particular e exclusiva do Portobello. A prova de ciclismo será na mítica estrada da Serra do Piloto, uma escalada de 13km que exigirá muita energia e estratégia dos atletas, com trechos de gravel e sequências de subidas e descidas”, afirma André Gracindo, Global Head of Operations do TRITON.

“Na corrida, o percurso será todo disputado dentro da área do Resort Portobello, praticamente plana e com contato direto com a natureza exuberante do local, um diferencial para que todos os atletas busquem a sua melhor performance”, completa.

No dia 9 de agosto, sexta-feira, serão disputadas as provas de natação. No dia 10, será a vez das provas de ciclismo. Já no domingo, no dia 11, serão realizadas as provas de corrida. O evento contará ainda com prova de corrida para as crianças, a Kids Race, com categorias de 0 a 14 anos. Para crianças de até dois anos, é obrigatória a presença de um responsável legal. Confira abaixo a programação completa:

Sexta (09.08)

9h às 19h - Entrega de kit (Portobello)

12h às 15h30 - Guarda volume (Natação)

16h - Largada da Natação

19h - Premiação da Natação

19h30h - Encerramento

Sábado (10.08)

6h às 07h30 - Entrega de kit (Ciclismo - local da prova)

6h30 às 7h45 - Acesso a concentração das bikes

8h - Largada da Ciclismo

9h às 14:45h - Entrega de kit corrida e Kids (Portobello)

14h - Premiação Ciclismo

15h - Largada Kids

21h - Encerramento do dia

Domingo (11.08)

6h às 6h45 - Entrega de kit (Portobello)

7h - Largada da corrida

10h30 - Premiação Corrida

11h - Premiação Geral

*sujeito a alterações

Serviço:

  • TRITON 3 Rio de Janeiro
  • Data: 09 a 11 de agosto de 2024
  • Local: Portobello Resort - Rodovia Rio – Santos km 434 – Mangaratiba RJ CEP 23860-000
  • Inscrições e regulamento: Ticket Sports

TRITON World Series e a Final Mundial

Além do TRITON 1 Salvador e do TRITON 3 Rio de Janeiro, em 2024 o circuito terá ainda o TRITON 1 Lisboa, no dia 8 de setembro, na capital portuguesa. Já, em 2025, o circuito terá início em Portimão (Portugal) - 7 a 9 de março -, com o TRITON 3, e demais etapas ainda serão anunciadas.

A primeira final mundial do circuito está confirmada para 2025 e terá um sistema de três formatos viáveis para classificação, sendo a prova de Salvador a primeira a contar. Os 10 primeiros atletas classificados, femininos e masculinos, de todas as distâncias e provas oficiais em 2024 e 2025 - Mix&Match não contará por ser uma categoria, apenas, participativa -, mais as 10 primeiras equipes de revezamento, estarão classificadas para a final mundial do TRITON. O segundo método de classificação é a partir da cota destinada a projetos de Responsabilidade Social. Vagas com wild card limitado estarão disponíveis para apoiar o projeto de responsabilidade social do evento a uma taxa premium, sendo que o projeto de PRS pode variar de ano para ano.

A terceira e última forma de classificação para a final mundial em 2025 corresponde a 15% das vagas e acontece através de um processo único ofertado pela marca TRITON chamado “Todo mundo é um atleta”, no qual todos os participantes de uma prova oficial, em 2024 e 2025, independentemente da posição que terminem, receberão um link único de inscrição e poderão se cadastrar durante um período de 48 horas.


Calendário Triton World Series 2024/2025

2024
TRITON 1 – Salvador (BA) – 14/abril
TRITON 3 – (RJ) – 9 a 11/agosto
TRITON 1 – Lisboa (Portugal) – 8/setembro

2025
TRITON 3 - Portimão (Portugal) – 7 a 9/março

Sobre o TRITON - Um novo circuito mundial de triathlon com três formatos de competição distintos, o TRITON 1, uma competição no formato tradicional de um dia, o TRITON 3, uma das maiores inovações da marca e que consiste numa prova única por etapas que separa a natação, o ciclismo e a corrida em três dias consecutivos e o Gym Series, um projeto que promete levar o triathlon para dentro das academias com o propósito de introduzir e facilitar a iniciação à prática da modalidade. Através do Gym Series os participantes terão acesso a benefícios especiais para depois participarem nas provas do circuito TRITON. Todas as provas oferecem sempre três distâncias, curta, média e longa e múltiplas opções de participação por categorias de idade, gênero e equipes empresariais. Vale ressaltar que a divisão do Mix&Match permite os participantes selecionarem a distância que preferem em cada modalidade, natação, ciclismo e corrida, escolhendo assim fazer uma combinação de distâncias preferidas em cada esporte. Como o TRITON diz: Escolha a cidade, escolha a sua prova e junte-se a nós!

Sobre a 213 Sports - Fundada por Pedro Dau de Mesquita, Yuri Binder, Bernardo Montenegro e Marcelo Montenegro, a 213 Sports nasceu no ano de 2012. Em 2021, a agência foi adquirida pela V3A e, desde então, responde como vertical de esportes, que integra o pilar de Ventures da companhia. Focada em marketing esportivo, a 213 Sports já realizou mais de 80 projetos para marcas globais e locais, impactando mais de 50 milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A 213 Sports vê o esporte como uma plataforma de engajamento e conexão com forte apelo emocional entre as marcas e consumidores, resultando em uma experiência única de sportainment. Insights estratégicos alinhados com o posicionamento da marca, excelência na execução e resultados mensuráveis com retorno social, sempre que possível, são as bases que sustentam a excelência da 213 Sports. Responsável por inúmeros cases, a agência se destaca com os projetos: Oi Rio Pro, Sephora Beauty Run, Ceará Kite Pro, WSL House, CamelBak Mountain Race, Casa On Running, Praia Para Todos, Pelé Academia, Saquarema Surf Festival, WTR, Red Bull Pool Clash, SLS Super Crown World Championship, entre outros.

Sobre a Soul Race USA- Fundada em 2019 pelo triatleta e gestor esportivo André Gracindo, a Soul Race USA desenvolve projetos com marcas globais e eventos esportivos internacionais de alto impacto. A empresa é responsável pela presença do TRITON World Series no mercado americano e pela expansão global da marca.

 

* Com informações Casa do Bom Conteúdo

Comentários