Sábado de treino no Frade para primeira etapa da Liga Carioca de Downhill

Pilotos de downhill utilizam os 3,5 quilômetros de extensão da pista para aquecer para a primeira etapa neste domingo

Foto: Felipe Almeida

Por Janira Braga

Neste sábado (20), a pista de MTB Downhill da Usina, no distrito do Frade, na Região Serrana de Macaé, foi palco do treino da primeira etapa da Liga Carioca de Downhill, reunindo os melhores pilotos do Brasil e do mundo em Macaé. A pista da Usina possui 3,5 quilômetros de extensão e o evento é uma parceria da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Esportes, com a Liga Carioca de Downhill.


Foto: Felipe Almeida

 

O secretário de Esportes, Rodrigo Caldeira, destacou a importância de eventos como a Liga Carioca de Downhill para promover o esporte e o turismo na região. Ele ressaltou que a parceria com a Liga é fundamental para atrair os melhores pilotos do Brasil e do mundo para Macaé, colocando a cidade no mapa do esporte de aventura.

“A Secretaria de Esportes continuará apoiando iniciativas como essa, que promovem o esporte e incentivam a prática esportiva na região”, disse.

O secretário convidou a população de Macaé e região a prestigiar o evento no domingo e assinalou a importância de apoiar os atletas locais, que representam o município em competições nacionais e internacionais. Ele frisou que o esporte é uma ferramenta de inclusão social e desenvolvimento pessoal, e que a Secretaria de Esportes está empenhada em fomentar a prática esportiva em todas as modalidades.

 

Foto: Felipe Almeida

 

O campeão brasileiro de 2013 da categoria máster B, Marcos Lira, é um dos pilotos que compete internacionalmente e que está participando da etapa. Residindo atualmente nos Estados Unidos, o piloto aproveitou para visitar a família em Macaé e competir ao mesmo tempo. “Sou um dos pioneiros do Estado do Rio na modalidade, fiquei sabendo da prova e aproveitei para visitar Macaé e competir. Treinei no final de semana passado e neste sábado, fazia tempo que não treinava na pista e ela está bem veloz e técnica”, avaliou o piloto, que pratica a modalidade há 28 anos.
 

Foto: Felipe Almeida


De acordo com o organizador do evento, Arthur Vimercate, a proposta é que a prova integre o calendário da Liga Carioca de Downhill no formato de 1ª Etapa na temporada de 2024, sendo promovida e divulgada através da Liga Carioca de Downhill.

“A Pista da Usina, localizada no Morro do Castelo, na antiga Usina do Frade em Macaé, é conhecido por muitos atletas, sendo uma das clássicas pistas do estado que reúne um grande número de praticantes do DH e já chegou a receber grandes provas no passado como o Campeonato Brasileiro de Downhill de 2013 e 1ª Etapa da Liga Carioca em 2023”, citou Arthur.

Para o atleta Bruno Borges, de Nova Friburgo, a pista é uma das melhores do país e uma das mais completas.

"Corri na pista ano passado e no último final de semana passado fomos treinar também. A galera local tá de parabéns por manter e cada dia melhorar e aumentar o nível da pista", comentou Bruno.
 
Foto: Felipe Almeida
 

No domingo (21), o evento terá início às 8h. Os participantes terão uma pausa para almoço entre 10h e 11h e às 16h está prevista a cerimônia de premiação e encerramento.

 

* Com informações Secom Macaé

Comentários