Esporte é Vida lança projeto para trabalhar a psicomotricidade de crianças autistas

A iniciativa é da coordenação do projeto Movimento é Vida/Esporte é Vida, que está com inscrições abertas para os pais interessados

Foto: César Ferreira
Por Fernanda Moraes
A Prefeitura, por meio do projeto Movimento é Vida/Esporte é Vida, vai lançar no próximo dia 15, às 9h, um projeto voltado para trabalhar a psicomotricidade de crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Seu objetivo será promover o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas, afetivas, sociais e comportamentais dos menores com idades entre 4 e 8 anos. As inscrições para atendimento a esse público-alvo já estão abertas.
 
Para a inscrição, os pais ou responsáveis devem ser dirigir à sede do projeto Movimento é Vida/Esporte é Vida, na Fundação Municipal de Esportes (FME), de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, portando a Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA), laudo e atestado médico, esse último para comprovar que a criança está apta para as aulas de psicomotricidade. Já os pais devem apresentar um documento de identificação e CPF. São, ao todo, 40 vagas.
 
O coordenador do Movimento é Vida/Esporte é Vida, Leonardo Mantena, explicou que esse é mais um projeto dentro do programa. “Entendemos a importância de trabalhar a psicomotricidade com esse público mais novinho para a melhoria da qualidade de vida, a partir da formação cognitiva e física. Estou feliz com esse novo projeto, onde todos os professores que vão atuar são graduados ou pós-graduados em psicomotricidade”, disse Mantena.
 
Ele afirmou, ainda, que o Esporte é Vida sempre teve ações de atenção voltada para pessoas com deficiência (PcD), disponibilizando equoterapia, natação, jiu-jitsu, capoeira e dança, todos inclusivos. “Agradeço ao prefeito Wladimir Garotinho pelo apoio e condições de trabalho. Temos uma maneira diferente de trabalhar, pela qual não ficamos idealizando e, sim, realizamos”.
 
No dia do lançamento, segundo Patrícia Gaudard, responsável por coordenar os professores que vão atuar no projeto, haverá palestras e um café da manhã para recepcionar as crianças e seus familiares. “Nosso objetivo, com esse novo espaço, será trabalhar principalmente a coordenação motora e a atenção das crianças”.
 
* Com informações Secom Campos dos Goitacazes

Comentários