Touros que vão competir na final de Barretos pela PBR Brazil recebem tratamento de atletas de alta performance
Adriano Moraes, sócio-proprietário da PBR no Brasil, explica como funciona o rigoroso processo de manejo e cuidado ao qual esses animais são submetidos, destacando seu compromisso com a saúde e segurança de seus touros
Reprodução/ Phábrica de Ideias
A PBR (Professional Bull Riders) Brazil é a principal liga de montaria em touros do país, com competições de alto nível que desafiam tanto os competidores humanos quanto os imponentes touros que participam delas. O próximo desafio acontece em Barretos, de 15 a 18 de agosto, com a Final Nacional da competição. O que muitos espectadores talvez não saibam é que esses touros recebem um tratamento digno de verdadeiros atletas, com cuidados minuciosos para garantir seu bem-estar, saúde e desempenho nas arenas.
Os touros que competem na PBR Brazil são tratados como verdadeiras estrelas do esporte. “Eles passam por um controle sanitário rigoroso que envolve visitas regulares ao veterinário, onde são submetidos a exames físicos e bioquímicos completos. A cada 60 dias, recebem um acompanhamento detalhado, para verificar suas condições de saúde, o que inclui a reposição de nutrientes essenciais para manter suas funções corporais em ótimas condições”, explica Adriano Moraes, tricampeão mundial de montaria em touros e sócio-proprietário da PBR Brazil.
O manejo zootécnico também é uma parte crucial desse cuidado, assegurando que os touros tenham uma dieta balanceada, rica em minerais e suplementos vitamínicos, vitais para a manutenção de uma boa estrutura óssea e muscular. “Eles também ingerem alguns nutracêuticos, nutrientes específicos voltados, principalmente, à manutenção das articulações, além dos cascos e dos chifres. Essas dietas variam de criador para criador, devido à disponibilidade de ingredientes, mas, em geral, elas são compostas por capim, volumosos, silagens de milho, cana e a ração balanceada”, detalha Adriano. Este foco na nutrição é fundamental para que os touros possam suportar a pressão física das competições e evitar lesões.
Durante a temporada de competições, os touros não são submetidos a treinamentos exaustivos, mas, sim, a uma rotina planejada, que inclui descanso e recuperação. A principal preparação física ocorre durante as férias, quando os touros estão fora das arenas e podem focar no treinamento intensivo. “Nessa fase, eles realizam atividades físicas como corrida, natação e caminhadas, que são essenciais para manter a condição física ideal. Esses exercícios são cuidadosamente planejados para garantir que os animais retornem às competições em sua melhor forma”, comenta o sócio-proprietário da PBR. “Além disso, o preparo e o estado mental é um dos cinco pilares do bem-estar animal e o touro, para ter o bom desempenho atlético que desejamos, precisa estar em boas condições não só físicas, mas mentais, estando o mais tranquilo e adequado possível, com maior e melhor nível de interação com o ambiente e as pessoas, para que esteja em um estado de estresse reduzido”, completa.
Além dos cuidados tradicionais, a PBR Brazil adota a medicina integrativa como parte do tratamento dos touros. “Técnicas como acupuntura e terapia de shockwave são empregadas para tratar e prevenir lesões, melhorando o desempenho e a recuperação dos animais. Esse uso de tecnologias avançadas demonstra o compromisso da organização em proporcionar o melhor cuidado possível aos touros, garantindo que eles estejam sempre preparados para os desafios das competições”, reverbera Moraes.
Outro ponto de atenção é a logística de transporte dos touros, que é planejada com extrema cautela para minimizar o estresse dos animais. “As viagens são organizadas com paradas estratégicas para descanso e alimentação, assegurando que os touros cheguem em perfeitas condições aos locais das competições. Durante os eventos, os touros são mantidos em estruturas que imitam seu ambiente de origem, proporcionando conforto e familiaridade. Esse cuidado detalhado reflete a dedicação da PBR Brazil em manter o bem-estar dos touros mesmo fora das arenas”, explica.
Em casos raros de lesões durante as competições, a PBR possui um protocolo de conduta para tratar de situações de urgência e emergência dentro das arenas, que engloba a contenção, imobilização e remoção dos animais para um lugar adequado, para que o devido atendimento seja realizado. “Um veterinário habilitado e capacitado fica à disposição para coordenar as ações e fazer o devido atendimento e é mantido contato com hospitais na região, para que, caso necessário, os animais sejam removidos e encaminhados para um tratamento mais intensivo de origem hospitalar”, ressalta Adriano.
Além disso, a PBR não mede esforços para garantir que os touros, verdadeiros protagonistas das competições, recebam um tratamento de excelência. Desde cuidados diários até tratamentos avançados de medicina integrativa, cada aspecto do manejo desses animais é pensado para assegurar sua saúde e bem-estar. “Esse cuidado detalhado reflete a seriedade com que a PBR Brazil encara a responsabilidade de manter seus touros em condições ideais, reforçando o compromisso com a integridade do esporte e o respeito pelos animais”, finaliza Moraes.
SOBRE A PBR
Criada em 1992, a PBR (Professional Bull Riders) é a maior organização mundial de montaria em touros e um fenômeno desportivo global, presente nos Estados Unidos, Brasil, Canadá, México e Austrália, constituída pela união de 20 competidores que acreditaram que o sonho em comum se tornaria realidade. Hoje, a PBR promove cerca de 400 etapas por ano, de Las Vegas (EUA) a Barretos (Brasil), e suas transmissões atingem mais de meio bilhão de domicílios em 40 nações e territórios pelo mundo. O mundial da categoria é o Unleash The Beast (UTB), responsável por reunir 35 dos melhores atletas da modalidade, de diferentes nacionalidades, que viajam por todo os EUA disputando etapas em busca de pontos para o tão sonhado título e do milionário prêmio de US$1 milhão. A empresa também tem revelado grandes nomes do esporte, como os brasileiros Adriano Moraes, presidente da PBR no Brasil, e Silvano Alves, os únicos tricampeões da modalidade. Eles se unem a outros atletas brasileiros e, juntos, deixam o Brasil com 14 títulos mundiais nas 31 finais realizadas até hoje. No Brasil, a PBR está presente desde 2006, promovendo campeonatos nas arenas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e Distrito Federal. Suas principais etapas são realizadas dentro dos maiores eventos agropecuários e rodeios nessas regiões.
* Com informações Phábrica de Ideias