Phil Rajzman é vice-campeão do Tunel Crew Shootout 2024
Em seu retorno às competições, após um tratamento contra o câncer, o tricampeão mundial de longboard disputou com muita garra e venceu três baterias nesta terça-feira, em Itacoatiara (RJ)
Phil Rajzman, vice-campeão do Tunel Crew 2024 - (Crédito: Lufi Rebel)
Por Mércia Suzuki
Itacoatiara (Niterói/RJ) 29 de outubro de 2024 - Após uma competição emocionante e de muita superação, Phil Rajzman é vice-campeão na 5ª edição do Tunel Crew Shootout 2024, realizada nesta terça-feira (29) em Itacoatiara, Niterói (RJ). O campeonato anual de tubos é uma grande confraternização e reuniu grandes nomes do surfe brasileiro. O tricampeão mundial de longboard foi o único a competir com prancha de longboard full carbon (Orange Monkey – que ele mesmo produziu especialmente para o evento), enquanto todos os demais 23 surfistas participantes estavam de pranchinha.
O mar de Itacoatiara estava difícil e complicado, mas as ondas alucinantes com o swell possibilitaram um show de surfe. Phil brilhou ao longo da competição e mostrou toda sua técnica, atravessando ondas tubulares de até 2 metros de altura. Foi o primeiro a conquistar a nota mais alta da competição, tirou um 8. Venceu as duas baterias (com nota total 13) e avançou para semifinal (quando as notas foram zeradas) em uma emocionante virada nos últimos 7 minutos passou as pontuações de seus adversários Pedro Scooby e Pedro Calado, finalizando com nota total de 11.50. E na grande final, homem x homem, disputou com Raoni Monteiro (morador de Itacoatiara/RJ) – agora tricampeão do Tunel Crew.
“Esse foi meu retorno abençoado para as competições. Foi demais, alucinante. Estou muito feliz. Só tenho a agradecer. Os adversários eram cascas grossas e o mar estava bem punk, mas consegui ir para essa super final com Raoni e disputar com ele é lembrar a adolescência”, diz Phil, que foi atleta da elite mundial por 25 temporadas (até 2022) e reside na praia de Geribá, em Búzios.
Por ter terminado um tratamento de câncer recentemente e por não estar na sua melhor forma física, seguindo orientações médicas, Phil surfou de colete. Por toda a batalha que enfrentou neste ano, foi muito homenageado pela organização do evento ao receber o troféu: “Phil Rajzman é campeão moral dessa competição, ele venceu um câncer, acaba de sair de quimioterapia, ainda está em tratamento, dirigiu de Búzios até Itacoatiara e chegou na final de um campeonato desafiador como esse de tubos. Meus parabéns para esse grande guerreiro”, destacou Teo Cury, promotor do campeonato.
Em Itacoatiara, com Raoni Monteiro (Crédito Lufe Rebel).
Phil surfa em Itacoatiara desde a infância e já participou de duas edições do Tunel Crew. “Itacoatiara tem uma energia muito boa e foi um prazer enorme ter sido convidado mais um ano e por rever tantos amigos. Vim totalmente despretensioso, as coisas foram acontecendo, as ondas foram vindo e foi demais! Eu só queria me superar nesse retorno e consegui”, finaliza o atleta.
Esse ano, o Prêmio Tunel Hero foi de 10 mil reais e uma prancha RM sob medida. Além de uma viagem para Mentawai, ilhas na Indonésia, que vai levar para as melhores ondas no mundo no barco Seriti oferecido pelo Praia Charters.
Phil Rajzman tem patrocínios da @powerlightsurfboards e @philrajsmansurfboards
Premiados Tunel Crew Shootout 2024 (29/10)
Campeão – Raoni Monteiro
Vice-campeão – Phil Rajzman
Melhor perfromance surfista local – Luca Nolasco
Melhor melhor vaca Tunel Crew – Rafael Brasiliense
Melhor tubo - Raoni Monteiro (única Nota 10 do evento)
Redes sociais - Tem um canal no Youtube (@PhilGood21) e o Instagram e o Facebook @philrajzman.
Phil foi o único a surfar com uma prancha de longboard no campeonato (Crédito Divulgação)
Sobre Phil Rajzman - Carioca, 42 anos, é tricampeão mundial de longboard (2007 e 2016, campeão mundial pela World Surf League– WSL; e 2004 campeão mundial pela Oxbow Pro). Atleta da elite mundial por 25 anos (até 2022) tem o esporte em sua genética: é filho do medalhista olímpico de vôlei Bernard Rajzman, atual membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), e da ex-patinadora profissional Michelle Wollens. Rajzman é também empresário, produz suas próprias pranchas, já teve um programa de TV, participou de filmes e comanda projetos sociais no Rio de Janeiro. Tudo o que produz está relacionado ao esporte, bem-estar e ao lifestyle que o surfe proporciona. Rajzman protagonizou o filme Surf Adventures I e II (2002 / 2008), apresentou o programa ‘9 Pés’, no Canal Off (2014 a 2017); e idealizou e coordena, com sua esposa Julli, o Projeto Respirar, que oferece aulas de surfe, entre outras atividades, para crianças de baixa renda das comunidades do Rio de Janeiro. Também é padrinho do projeto Surf no Alemão, idealizado pelo surfista Wellington Cardoso, que transforma a realidade de dezenas de meninos e meninas desde 2011. Rajzman começou a pegar onda aos três anos de idade. Desde cedo foi reconhecido como uma das maiores promessas do surfe do país, tanto que, aos 13, conquistou seu primeiro pódio entre veteranos: 3º lugar no Circuito Nacional, categoria Iniciante. Com 15 anos já era figura conhecida no mundo do surfe, impressionando com grandes performances em ondas gigantes no Havaí, essa primeira viagem foi levado por Rico de Souza que teve grande influência no início de sua carreira. Em seguida, começou a colecionar títulos. Há mais de quatros anos promove a clínica Surf Experiences (completou a 11ª edição), que reúne netos, pais e avós na prática e no lifestyle do surfe ao lado de campeões nacionais e internacionais. Atualmente, Phil reside na praia de Geribá em Búzios/RJ.
* Com informações Casa do Bom Conteúdo