Quem vai levantar a taça?

Brilhante City e Barracelona decidem o título do Amador Macaense neste domingo (08), às 10h, no Estádio Expedicionário. Teremos campeão inédito!

Técnico Marcelo, do Brilhante, e Torum, presidente do Barracelona, com a taça do Macaense (Foto: Tiago Ferreira)

 

TIAGO FERREIRA / ESPORTE PRESS BRASIL

 

O centenário Campeonato Macaense Amador terá um novo campeão em 2024. Donos das duas melhores campanhas, Brilhante City e Barracelona fazem neste domingo (08), às 10h, no Estádio Expedicionário, a grande final do torneio. As duas equipes lutam pelo inédito título. A entrada é gratuita.

O portal ESPORTE PRESS BRASIL transmite a partida ao vivo (e com imagens) em seu canal no YouTube.

Disputado desde 1919, o Macaense Amador conhecerá neste fim de semana o seu 31º campeão diferente. O recordista de títulos é o extinto Americano, com 14 canecos. Logo em seguida vem o Fluminense (9) e o Ypiranga (8), ambos também desfiliados. Dos que ainda estão em atividade, o Macaé FC (licenciado em 2024) tem sete conquistas e o Independente seis.

 

Elencos estrelados

 

Apesar de o campeonato ser amador, Brilhante City e Barracelona possuem elencos que dariam inveja a muito time profissional da cidade e, até mesmo, da região. Tanto a equipe de Ururaí (de Campos) quanto o Barracelona (da Barra de Macaé) tem no plantel atletas com passagens por diversos clubes profissionais do país.

Pelo lado do Brilhante, por exemplo, o atacante Romário defendeu as camisas do Vasco, Macaé e Americano. O Barracelona também conta com atletas experientes como Marquinhos (Macaé, Botafogo e Atlético-GO), Wallacer (Macaé, Juventude e Caxias) e Jones (Friburguense e Macaé). A expectativa dos dois técnicos é poder contar com a força máxima no domingo.

No Brilhante City, o comandante Marcelo Mister confirmou as presenças do meia Fábio Leite e a do atacante Alan Delon durante o podcast “Faixa Nobre do Esporte”, exibido pelo ESPORTE PRESS BRASIL na quinta-feira (05). A dupla, que não participou das semifinais, é responsável por seis dos 13 gols do time no torneio. O Brilhante tem o terceiro melhor ataque e a defesa menos vazada (um gol sofrido).

– Estamos nos preparando para fazer um grande jogo. Nossa comissão técnica está estudando o Barracelona, que tem uma grande equipe. Alguns jogaram comigo aqui em Campos e sabemos das dificuldades que teremos pela frente. Feliz por estarmos em mais uma final – disse Marcelo. O Brilhante é o atual vice-campeão Macaense. Em 2023, perdeu a decisão para o Paraíso, da serra de Macaé.

Pelo lado do Barramares, o discurso do técnico César Tavares não é diferente. O técnico prega cautela e respeito ao adversário.

– Vamos para a final contra uma ótima equipe, que vem fazendo boas campanhas no futebol de Macaé. Conheço bastante vários jogadores do Brilhante e sei que será um jogo muito disputado. Em 2024, o campeonato teve um nível técnico muito elevado. A presença de vários ex-jogadores profissionais engrandece – afirmou César, que em 2019 foi campeão Macaense dirigindo o Fúria e que busca agora a conquista inédita para o Barracelona.

 

Campanhas parecidas

 

Brilhante City e Barracelona chegam a grande final com campanhas muito parecidas. A equipe de Campos disputou seis jogos na competição, com cinco vitórias e apenas um empate (89% de aproveitamento). Foram 13 gols marcados e somente um sofrido.

Na fase de classificação, o Brilhante ficou em primeiro no Grupo A. Venceu o Águia (3 a 1), o Independente (3 a 0), o Planalto (3 a 0) e o Imboassica (1 a 0). Nas quartas, passou com certa tranquilidade pelo Imbetiba (3 a 0) e nas semifinais bateu o Imboassica por 4 a 1 nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal.

O Barracelona não ficou atrás. Em cinco jogos no campeonato, tem quatro vitórias e um empate (87% de aproveitamento). A equipe marcou 14 gols (segundo melhor ataque) e sofreu três.

Na primeira fase, venceu com certa facilidade os seus rivais no Grupo C: Aeroporto (5 a 2), NB Atlético (5 a 0) e Águia (2 a 0). Nas quartas, o Barracelona teve que suar a camisa para derrotar o Furacão Lagomar por 2 a 1. Já nas semi, assim como o Brilhante, conseguiu a vaga após bater o Danonáticos por 4 a 2 nos pênaltis. No tempo regulamentar, empate em 0 a 0.

Os números mostram muito equilíbrio e a final deste domingo (08) servirá para mostrar quem tem mais garrafa vazia para vender...

 

>> Artilharia:

4 gols: Champs (Barracelona)

3 gols: Pagodinho (Aeroporto); Alan Delon e Fábio Leite (Brilhante City); Binho e Soldado (Danonáticos)

2 gols: Tchose (Aeroporto); Jones e Lecinho (Barracelona); Leleco e Rômulo (Brilhante City); Everton Ribeiro (Danonáticos); Thainan (Furacão Lagomar); Viola (Imboassica); Aldênio (Planalto)

1 gol: Danilo (Aeroporto); Milton, Raphael, Rodolfo e Soteldo (Águia); Givigi , Rhuan e Show (ASA/União); Álvaro, Biel, Garrincha, Pacotinho, Peixinho e Ryan (Barracelona); Elivelton, Murilo e Romário (Brilhante City); Alan Gabriel, Bibi, Damasceno, Luiz Gabriel e Sávio (Danonáticos); Iago, Jean Almeida, João Vinicius, Keverson e Patrick (Furacão Lagomar); Arthur, Benito, Breno Araújo e Juninho (Imbetiba); Efrain, Felipe Cabral, Identidade, Jorge Luis e Negão (Imboassica); Renzo e Thiago (Independente); Darlei, Soteldo, Tuim e Vitinho (Planalto); Luiz Filipe (Praia Campista)

 

>> Números da competição:

Gols: 85

Jogos: 28

Média de gols: 3,03 gols por partida

Melhor ataque: Danonáticos (16 gols)

Pior ataque: NB Atlético (0 gol)

Melhor defesa: Brilhante City e Danonáticos (1 gol)

Pior defesa: Imbetiba (12 gols)

Comentários