Atleta macaense de jiu-jitsu volta dos EUA trazendo medalhas para Macaé
Eduardo Cancela tem apenas 16 anos, e pratica o jiu-jitsu desde os cinco anos de idade
Foto Divulgação
Por Marilene Carvalho
O atleta macaense Eduardo Cancela, de 16 anos, retornou de Las Vegas (EUA), no dia 14 de dezembro, trazendo na bagagem a conquista do Campeonato Mundial de Jiu-jitsu, realizado pela Federação Internacional representativa do esporte, na categoria juvenil faixa azul pesado. Cancela é um contemplado pelo Programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Macaé, benefício adquirido no segundo semestre de 2024, após se destacar nos três maiores eventos competindo na categoria Sem Kimono. Além do Mundial, ele foi campeão do Brasileiro, que aconteceu no Rio de Janeiro, e do Panamericano ocorrido em Dallas, também nos Estados Unidos.
Foto Divulgação
O esportista macaense passou cinco meses nos Estados Unidos durante o segundo semestre deste ano, temporada em que passou estudando online para cumprir a grade curricular do ensino médio. Segundo seu pai, Everaldo Cruz, o bolsa atleta auxilia nos gastos com passagens, suplementação e alimentação.
"A bolsa é de suma importância para que o Eduardo possa se manter fora do país, conseguindo competir e obter destaque", disse.
Foto Divulgação
O jovem atleta pratica o jiu-jitsu desde os cinco anos de idade, com o mestre Cesar Maillet. Em Macaé, faz parte da equipe da Academia CMT. Quando vai para os Estados Unidos, ele representa a equipe Atos, do Mestre André Galvão, em San Diego, na Califórnia. Seu futuro está voltado a se preparar para ser um lutador profissional.
* Com informações Secom Macaé