Férias ativas: como o esporte pode transformar o tempo livre das crianças

Entenda como os esportes são uma alternativa divertida e saudável para mantê-las entretidas e longe das telas

Foto divulgação/Lucky Comunicação

Por Rowena Romagnoli

As férias escolares são um momento aguardado pelos pequenos durante todo o ano, mas pode ser um período desafiador para os pais. Sem a rotina escolar, as crianças consequentemente passam mais tempo em frente às telas, o que pode impactar negativamente sua saúde física e mental. Conforme dados globais do site Data Reportal, os brasileiros passam, em média, mais de 9 horas diárias conectados à internet. Esse número pode aumentar ainda mais com o tempo livre que os jovens ganham durante o período de férias escolares.

Como uma alternativa ao tempo ocioso, as crianças podem aproveitar para praticar esportes, sendo uma opção divertida e saudável com benefícios desde melhora do sono e concentração até fortalecimento muscular. “Hoje, no tempo vago, as crianças querem usar o celular e ficar em frente a TVs, mas não podem deixar de se exercitar, as férias são um ótimo momento para se aprimorar em algum esporte que goste como futebol, vôlei ou tênis, já que agora têm mais tempo”, afirma Ewerthon Henrique, ex-jogador de futebol de grandes clubes como Corinthians e Borussia Dortmund.

Reunir amigos para uma partida de futebol, jogar vôlei na praia ou nadar na piscina são ótimas sugestões para se exercitar enquanto se diverte. Mas, quando precisar de opções acessíveis para dentro de casa, pode-se optar por atividades mais simples, como andar de patins e jogar frisbee no quintal, dançar ou até mesmo pular corda. Para a escolha do que fazer, é importante sempre incluir as crianças na decisão, para que possam se sentir mais entusiasmadas a fazer o que gostam.

“A prática de esportes vai muito além de somente uma atividade física, é também uma oportunidade de aprendizado lúdico. Jogos em grupo como o futebol ensinam muito sobre habilidades táticas que envolvem tomar uma decisão rápida, além do trabalho em equipe e aumento da autoestima. Enquanto isso, atividades como a dança, auxiliam a criança a ter consciência corporal e noção de espaço ao se mover”, esclarece Roberta Cassará Scalzaretto, psicopedagoga especialista na formação de professores da primeira infância.

O objetivo não é eliminar o uso de telas, mas sim encontrar um equilíbrio saudável entre esporte, momentos de descanso e atividades digitais. O ideal é criar uma rotina flexível de férias dividida nesses momentos, assim a criança continua com planejamento diário e a volta às aulas tem uma transição mais tranquila para eles.

Incorporar o esporte à rotina das férias é uma maneira de garantir que as crianças se mantenham ativas, saudáveis e distante das telas. Além de proporcionar diversão, o esporte é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento dos pequenos, promovendo bem-estar físico, emocional e social.

Que tal aproveitar as férias para incentivar novas aventuras esportivas e transformar esse período em memórias inesquecíveis?

* Com informações Lucky Comunicação

Comentários