Maricá Cidade Olímpica: Projeto cumpre objetivo, se consolida como polo esportivo nacional e segue formando talentos de olho no futuro
Dois anos após lançamento do projeto, cidade reforça seu compromisso com o esporte e investe na formação de atletas de olho nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2028.


Campeonato Brasileiro feminino amador em 2024 e o primeiro lugar no Select Series em Saquarema, lhe rendeu um convite para disputar a etapa internacional do torneio, nos Estados Unidos.
Desde sua criação, o projeto tem sido um marco no incentivo ao esporte na cidade, contando com a participação de jovens a partir de 14 anos em modalidades como vôlei de praia e de quadra, basquete 3×3, handebol, remo e tiro com arco, além das versões paralímpicas do tiro com arco, remo, bocha e vôlei sentado.
Atletas Paralímpicos também se destacam no projeto e seguem enfileirando medalhas.
Atletas consagrados abraçam o projeto, com a missão de detectar e formar novos talentos
Um dos grandes destaques do Maricá Cidade Olímpica é a participação do ex-atleta Giovane Gávio, bicampeão olímpico de vôlei, como embaixador do projeto; ele comanda as equipes de vôlei masculino e feminino. Giovane conquistou mais de 20 títulos pela Seleção Brasileira, dois deles nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992, e Atenas, em 2004. A equipe comandada pelo ex-atleta é responsável por descobrir e formar jovens talentos com potencial de alto rendimento no esporte.
Giovane Gavio: Bicampeão Olímpico de vôlei é um dos embaixadores do projeto.
“É um projeto que, na minha opinião, tem um poder de transformação muito grande. E o nosso principal objetivo nesses dois anos foi a formação dos profissionais. E eu tenho certeza que a gente conseguiu de alguma forma dar oportunidade a eles de ter acesso a conteúdo mais legal e estruturado para melhorar a qualidade do treino. Dentro das quadras vimos os jovens apresentando melhoras, tendo oportunidades de disputar campeonatos, chegar às finais e disputar títulos”, disse Giovane
Outro embaixador do projeto é Marcus D'Almeida, um dos maiores nomes do Tiro com Arco no Brasil. O atleta já disputou três Olimpíadas – Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024 – e fez história ao se tornar vice-campeão mundial em 2021, conquistando a melhor posição do Brasil na história da competição. O arqueiro maricaense também é Bicampeão sul-americano, Medalha de bronze por equipes nos Jogos Pan-Americanos de Toronto em 2015, Medalha de prata no Pan de Lima 2019 e melhor arqueiro do mundo em 2023.
Sua trajetória de sucesso e seu envolvimento no projeto inspiram os jovens talentos de Maricá, fortalecendo ainda mais a cidade como um polo esportivo no âmbito nacional.
Marcus D'Almeida: Arqueiro multicampeão também é um dos embaixadores do projeto.
Além do desenvolvimento de atletas, Maricá tem se firmado como palco de importantes competições esportivas. O município já sediou eventos como o Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco, desafios internacionais de handebol, vôlei de praia e grandes torneios de futsal, fortalecendo cada vez mais sua vocação esportiva.