O TRICAMPEÃO MUNDIAL PHIL RAJZMAN COMPETE NA 2ª EDIÇÃO DO FESTIVAL URUGUAI NATURAL LONGBOARD

Atleta estará com uma equipe para gravar cenas para o documentário que abordará a sua volta às competições mundiais, sua superação após o tratamento de câncer

Carioca Phil Rajzman disputa a etapa de abertura do Sul-Americano de Longboard,
entre 19 e 23/2, no Uruguai (Crédito: Yuri Mendes) 

Por Mércia Suzuki

O Uruguai Natural Longboard Festival será a primeira etapa do tour regional sul-americano da World Surf League (WSL). Os melhores longboarders da região (um homem e uma mulher) serão classificados para competir a nível mundial com os vencedores das demais regiões e os melhores do ranking global para definir o título. “Já fui para 33 países competindo no longboard, mas nunca estive no Uruguai na minha vida. Essa é mais uma das questões que me motiva nesse torneio, onde mais uma vez tenho a oportunidade de representar o Brasil”, afirma o carioca Phil, que por 25 anos foi atleta de elite do surfe mundial.
 

Phil Rajzman competirá com outros melhores surfistas do mundo, como o ex-campeão mundial Piccolo Clemente (Peru), e os integrantes e ex-integrantes da elite mundial, Nacho Pignataro (Uruguai), Kevin Skvarna (EUA), Tony Silvagni (EUA) e Alexandre Escobar (Brasil), entre outros.
 

Rajzman voltou para as competições recentemente, após enfrentar um câncer, Linfoma não Hodgkin, mas ainda está em tratamento, com sessões de imunoterapia. “Minha ideia é voltar a sentir aquela sensação novamente competindo, viajando, encontrando amigos, testando equipamentos e conhecendo lugares novos”, diz o atleta, que testará dois modelos de pranchas que desenvolveu em sua empresa Phil Rajzman Shapes: a Yellow Monkey, para ondas pequenas; e a Purple Monkey, para ondas maiores.
 

O atleta não irá sozinho para o Uruguai. Estará com uma equipe de profissionais que está gravando um documentário de sua história de superação da doença, retratando o importante papel do surfe e de seu estilo de vida em toda essa trajetória; e o seu retorno às competições. “Me procuraram para fazer este filme e eles me acompanharão nesse e em outros eventos que acontecerão, como a etapa de Saquarema, que participarei”, conta Phil, que quando está no Brasil reside em Geribá, em Búzios/RJ, mas há dois meses está morando no Havaí, em sua temporada anual no país.
 

A direção de conteúdo e o roteiro do documentário tem assinatura do carioca Luís Fillipe Rebel, conhecido como Lufi Rebel, 31 anos, que já trabalhou em diferentes produções em mais de 25 temporadas de 13 programas para o Canal OFF, entre elas: 9 Pés (com Phil Rajzman), além da Cidade e Brazilian Storm (nesse último como diretor de conteúdo e roteirista). O documentário tem direção de fotografia do carioca Mateus Werneck. A equipe ainda conta com um segundo cinegrafista, uma produtora e um editor. Terá filmagens aquáticas e aéreas, além da tradicional.
 

Essa não é a primeira competição em que Phil participa após o tratamento do câncer. No fim de outubro, na praia de Itacoatiara, em Niterói (RJ), ficou com o vice-campeonato no torneio Tunel Crew Shootout 2024. E após dois meses, de volta ao Havaí, venceu a tradicional competição Hale´Iwa International Open.
 

Uruguai Longboard Festival - Estreou com enorme sucesso no ano passado com mais de 50 longboarders de oito países e está na sua segunda edição e segue com o foco dos organizadores de transformar o evento em um clássico da modalidade a nível regional e global. Conforme aconteceu no ano anterior, o torneio acontecerá em dois dos cinco dias de janela, e terá atividades todos os dias com música ao vivo, festival de cinema de surfe, churrasco, Corona Sunset e uma grande festa final.
 

Sobre Phil Rajzman – Carioca, 42 anos, tricampeão mundial de longboard (2007 e 2016 - Campeão Mundial pela World Surf League e 2004 Campeão Mundial pela OXbow Pro), atleta da elite mundial por 25 anos (até 2022), tem o esporte em sua genética: é filho do medalhista olímpico de vôlei Bernard Rajzman, atual membro do membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), e da ex-patinadora profissional Michelle Wollens. Rajzman é também empresário, produz suas próprias pranchas, já teve um programa de TV, participou de filmes e comanda projetos sociais no Rio de Janeiro. E tem um canal no Youtube, o Phil Good. Desde cedo foi reconhecido como uma das maiores promessas do surfe do país, tanto que, aos 13, conquistou seu primeiro pódio: 3º lugar no Circuito Nacional (categoria Iniciante). Aos 15 anos já era figura conhecida no mundo do surfe, impressionando com grandes performances em ondas gigantes no Havaí. Depois começou a colecionar títulos no longboard, entre eles, também é bicampeão Pan-Americano, Campeão Sul-Americano e Campeão Brasileiro. Vale ressaltar que Rajzman foi primeiro brasileiro a ser campeão mundial de surfe, em 2007, mas no pranchão.
 

Mais informações sobre o atleta no Instagram e Facebook: @philrajzman, Canal do Youtube “Phil Good” Clique Aqui e no site Clique Aqui

Comentários