João Fonseca estreia nesta terça-feira no Rio Open embalado pelo primeiro título

Número 2 do mundo, Alexander Zverev abre a rodada noturna na Quadra Guga Kuerten. Jogos acontecem a partir das 16h30 no Jockey Club Brasileiro

João Fonseca (Divulgação/Fotojump)

O fenômeno João Fonseca estreia nesta terça-feira no Rio Open, apresentado pela Claro, depois de conquistar o primeiro título ATP da carreira e se tornar o número 1 do Brasil ao entrar no top 70 do ranking mundial. O carioca que é cria do maior torneio da América do Sul faz o último jogo da programação noturna na Quadra Guga Kuerten contra o francês Alexandre Muller.

João Fonseca (Divulgação/Fotojump)


Fonseca falou aos jornalistas na sala de imprensa do Jockey Club Brasileiro sobre a sensação de ganhar o primeiro título e a motivação para tentar mais uma grande campanha no Rio de Janeiro, sua cidade-natal.

"Essa semana aqui consegui realmente ver o quanto tudo mudou. Me sinto muito feliz, orgulhoso de mim mesmo, mas ao mesmo tempo sempre querendo mais vendo crianças torcendo por mim, me vendo como exemplo, como inspiração. Isso te dá força para seguir trabalhando para cada vez mais querer chegar no seu sonho que é ser número 1 do mundo", disse Fonseca.


"Obviamente vem muita expectativa para o jogo logo depois do título, depois de um ano que muita coisa mudou, saindo de 700 ano passado e agora estou no 70. Vai ser muito diferente, mas ao mesmo tempo é um salto importante. Tem que ter maturidade para passar o que aconteceu, meu primeiro título, isso é passado e agora é focar no presente, no futuro, no que pode acontecer aqui no Rio Open", completou.


O tenista brasileiro treinou nesta segunda-feira no Jockey Club Brasileiro e ressalta que suas condições físicas estão boas para fazer uma grande partida de estreia no ATP 500 carioca.


"Eu estou ótimo fisicamente. Obviamente foi uma semana cansativa, mas estou bem preparado. Estou me sentindo super bem, preparado para o jogo de amanhã, para essa semana, vai ser uma semana cansativa e ao mesmo tempo muito legal", conclui.

 

João Fonseca se encontra com Rebeca Andrade no Rio Open


Após fazer seu primeiro treino no Rio Open, João Fonseca se encontrou com a ginasta Rebeca Andrade, maior medalhista olímpica brasileira, no Jockey Club Brasileiro. Ela foi a estrela da cerimônia oficial de abertura do torneio e levou à Quadra Guga Kuerten o troféu que será entregue ao campeão no próximo domingo.


Rebeca falou aos jornalistas sobre sua admiração pelo tênis e contou que se sente representada por João Fonseca.

João Fonseca e Rebeca Andrade (Divulgação/Fotojump)

 

"É sempre bom a gente ter referências para as próximas gerações que estão vindo. Eu acho que para mim a Daiane foi muito importante, então hoje poder ser a Daiane da minha geração é algo muito grandioso. O que o João está fazendo é incrível, eu me sinto muito representada por ele também", disse Rebeca.


A cerimônia de abertura também teve o Hino Nacional executado por músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) Jovem.

Rebeca Andrade na cerimônia de abertura (Divulgação/Fotojump)

 

Zverev abre a rodada noturna do Rio Open a partir das 19h


Outra estrela que entra em ação no maior torneio da América do Sul nesta terça-feira é o alemão Alexander Zverev, número 2 do mundo, e principal favorito ao título. Ele enfrenta na estreia o chinês Bu Yunchaokete na Quadra Guga Kuerten.


Zverev chega com grande expectativa na disputa pelo título do Rio Open e acredita que pode atuar em seu melhor nível para tentar seu primeiro troféu em terras cariocas.

Alexander Zverev (Divulgação/Fotojump)

 

"Estou ansioso para jogar o torneio aqui pela primeira vez. Espero muito jogar melhor do que na semana passada em Buenos Aires e poder competir para ganhar o torneio", disse o alemão.


A quadra principal do Rio Open terá no primeiro jogo o atual campeão Sebastian Baez, que joga contra o indiano Sumit Nagal às 16h30.


Ao todo serão quatro quadras com jogos das primeiras rodadas de simples e duplas. Duas partidas envolvem tenistas brasileiros na Quadra 1, que também tem jogos a partir das 16h30.

 

PROGRAMAÇÃO - Terça-feira, 18 de fevereiro

 

Quadra Guga Kuerten - a partir de 16:30

[5] Sebastian Baez (ARG) vs Sumit Nagal (IND)

Não antes de 19:00

[1] Alexander Zverev (GER) vs Yunchaokete Bu (CHN)

[SE] Joao Fonseca (BRA) vs Alexandre Muller (FRA)

Quadra 1 - a partir de 16:30

Corentin Moutet (FRA) vs [8] Tomas Martin Etcheverry (ARG)

[4] Francisco Cerundolo (ARG) vs Hugo Gaston (FRA)

[WC] Orlando Luz (BRA) / Felipe Meligeni Alves (BRA) vs [2] Ariel Behar (URU) / Robert Galloway (USA)

Nicolas Barrientos (COL) / Gregoire Jacq (FRA) vs [WC] Marcelo Demoliner (BRA) / Fernando Romboli (BRA)

Quadra 2 - a partir de 16:30

Dusan Lajovic (SRB) vs Damir Dzumhur (BIH)

Mariano Navone (ARG) vs Roberto Carballes Baena (ESP)

[7] Pedro Martinez (ESP) vs [LL] Camilo Ugo Carabelli (ARG)

 

Quadra 4 - a partir de 16:30

Luciano Darderi (ITA) vs [Q] Hugo Dellien (BOL)

[Q] Tomas Barrios Vera (CHI) vs [LL] Jaime Faria (POR)

Alexander Erler (AUT) / Constantin Frantzen (GER) vs [Q] Francisco Cabral (POR) / Jean-Julien Rojer (NED)

A seguir

Após descanso - Luciano Darderi (ITA) / Mariano Navone (ARG) vs Francisco Cerundolo (ARG) / Tomas Martin Etcheverry (ARG)
 


Sobre o Rio Open 2025:


O Rio Open 2025 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio do Santander, Mubadala, Shell, BetNacional,Black Princess, Engie, Emirates e Zurich. Também com as empresas Rolex, KIA, Seara Gourmet, Herbissimo, EMS, B3, Star+, EMS, Disney Cruise Line e, ainda com White Martins, Rede Dor, Tegra Incorporadora, IBMEC, Café Melitta, PremierPet, Zetaflex, Shopping Leblon, ALLOS, Sorvete Magnum, Copa Energia e Grey Goose.


A Fila será a responsável pelo material esportivo e a Wilson fornecedora da bola oficial do evento. Já a Worldwine oferecerá o espumante e vinho oficiais do Rio Open e a Lider fornece o mobiliário para o Corcovado Club, Espaço Pedra da Gávea e para o Players Lounge.


O SporTV é a emissora oficial do Rio Open e exibe em HD todos os jogos da quadra central para o Brasil e mais de 140 países através da ATP Media.


O evento é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Também é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.

 

O Rio Open é uma promoção IMM com realização do ICT.

Site oficial do Rio Open

Facebook

Instagram

Twitter

TikTok

 

* Com informações Assessoria de Imprensa do Rio Open

 

 

Comentários