TRIATHLON: CONHEÇA OS VENCEDORES DO TRITON 1 SALVADOR
Prova realizada neste domingo (6) na capital baiana abriu a temporada 2025 do TRITON World Series com atletas de todo o Brasil
Crédito: Rafael Soares / WorkVisuals
Por Eduardo Filho
Salvador (BA) abril de 2025 – Pelo segundo ano consecutivo, triatletas de todo o país estiveram na Bahia para o TRITON 1 Salvador, prova que abriu neste domingo, 6, a temporada 2025 do TRITON World Series, circuito internacional de triathlon que surgiu na Europa e realizou suas primeiras etapas no país em 2024.
Com arena montada na Praça de Piatã e largadas na Praia de Placaford, a prova contou com três opções de distâncias - Sprint (natação 600m, ciclismo 30km, corrida 7km), Middle (natação 1,2km, ciclismo 60km, corrida 14km) e Long (natação 1,8km, ciclismo 90km, corrida 21km) - e valeu como classificatória para a final mundial do circuito, que acontecerá entre os dias 24 e 26 de outubro em Portimão, cidade portuária na região do Algarve, sul de Portugal.
“Foi uma prova linda, com muito sol, calor e praia cheia”, comemorou Mariana Pieroni, Head de Marcas do TRITON. “Tivemos uma celebração do esporte e, sobretudo, da superação, um valor muito importante no TRITON. Salvador acolheu com carinho o TRITON pelo segundo ano consecutivo, não poderíamos estar mais felizes com os resultados. Esperamos agora os atletas na etapa TRITON 3, no Rio de Janeiro, e na Final Mundial, em Portugal”, completa.
Resultados da Etapa TRITON 1
Na distância Sprint masculina, o campeão da prova na temporada 2024, Fabiano Dorea Silva de Santana, manteve sua hegemonia e conquistou a primeira posição com tempo de 1h26min45seg. João Pedro Franca Teixeira foi o segundo, completando a prova em 1h29min21seg, seguido por Pedro Queiroz de Souza, com tempo de 1h29min44seg. “Uma prova como esta é muito boa para valorizar o esporte aqui em Salvador. O Triathlon ainda é pouco conhecido aqui e com o TRITON tem tudo para crescer”, afirmou Fabiano.
Entre as mulheres, Viviane Wigand Godinho Sader conquistou a categoria Sprint com tempo de 1h46min43seg. Ela foi seguida por Carolina Haddad Barreto, com 1h49min27seg e Anuska Aparecida Marques Lima, com 1h52min25seg.
A categoria Middle viu outro atleta conquistar o bicampeonato da etapa. Rafael Rizzato foi novamente o mais rápido na categoria masculina, completando o percurso em 2h47min35seg. Ele foi seguido por Jonathan Carvalho Merlo, com tempo de 2h56min41seg e Philp José Van Liefland Lopez, com 2h58min41seg. “Como um atleta local, me sinto privilegiado por participar de uma prova deste nível. Agradeço a organização do TRITON, foi um evento diferenciado. Triathlon é sobre paz, sobre saúde e sobre comunidade, muito obrigado”, afirmou Jonathan.
Mariana Passos Correia Cravo foi a mulher mais rápida na distância Middle, concluindo a prova em 3h36min45seg. Marcia Dias Pinheiro Garcia foi a segunda, com 3h46min14seg, seguida por Pedrita Araujo Cavalcante, com 3h55min31seg.
Já na categoria Long, Guilherme Guido Valente Palma, do time de embaixadores do TRITON, foi o grande campeão, com tempo de 4h04min21seg. Vencedor da etapa em 2024, o também embaixador, Arthur Werneck ficou com a segunda colocação, fechando a prova em 4h06min02seg. Ele foi seguido por Pedro Henrique Andrade Moreira, com 4h11min46seg, que fez o segundo melhor tempo no ano passado.
“Prova no Nordeste é sempre especial. O calor não tem alívio, tem que manejar muito bem a prova. Minha estratégia foi trazer um pouco mais de força no pedal, pois sabia que meu ritmo na corrida seria mais lento. Então era tentar abrir o máximo de distância da galera, que estava vindo forte, e funcionou”, explicou Guilherme Guido.
Entre as mulheres, a triatleta Ana Augusta Lima Soares Barbosa conquistou o bicampeonato da etapa, finalizando a distância Long em 4h20min18seg. Ela foi seguida por Amanda Cristine Torres Galarda, com 4h47min06seg e Julia Engel, com 5h09min56seg.
“É minha segunda vez no TRITON Salvador, esse lugar especial onde as pessoas têm um acolhimento diferenciado. Salvador, Bahia, terra da alegria, uma prova muito bem organizada. É realmente uma prova muito desafiadora, mas que abre portas principalmente para quem quer iniciar no triathlon e se superar. Tem distâncias mais curtas, tem a intermediária e tem a longa, que é a que eu fiz. O percurso da Bike foi muito seguro, a corrida com um ventinho e essa orla linda, com uma torcida muito legal. Até 2026”, comemorou Ana Augusta.
Além das categorias competitivas, que classificaram para final mundial do circuito - que acontecerá em outubro, em Portugal - o evento contou também com o formato participativo Mix & Match, inovação da marca, que permite aos triatletas disputarem cada modalidade em uma distância diferente, personalizando a prova de acordo com os seus objetivos pessoais. Eles puderam ainda disputar as provas em revezamento, com equipes de até três pessoas, onde cada modalidade é disputada por um membro do time.
“A prova foi um sucesso total, elogiada do começo ao fim pelos atletas. Salvador respira triathlon e sua belíssima orla foi o palco perfeito para a etapa”, comemora Walter Kraus, Sócio-Diretor da Digiartes, empresa realizadora da etapa pelo segundo ano consecutivo.
Crédito: Rafael Soares / WorkVisuals
Triathlon: saúde e socialização
Um dos personagens que chamou a atenção na prova foi o publicitário e empresário Júnior Castelo. Diagnosticado há dois anos e meio com Parkinson, o soteropolitano encontrou no esporte um aliado na superação dos próprios limites. Amante do futebol, Júnior aceitou o desafio do treinador e triatleta Bruno Dória, embaixador do TRITON, para disputar a sua primeira prova de triathlon, na categoria Sprint.
“Foi uma experiência incrível, um momento especial na minha vida. Nunca esperei fazer um triathlon, ainda mais cercado de amigos e com a família me esperando e torcendo. Não consegui bater minha meta pessoal, que era chegar antes das 2 horas. Mas foi muito bacana, uma prova muito organizada, pessoas legais. Quem sabe é um novo esporte para brigar com o meu outro vício, que é o futebol”, explicou Júnior, que mostrou muita superação em sua estreia.
Júnior Castelo fez sua primeira prova no triathlon no TRITON 1
Crédito: Acervo Pessoal
O TRITON 1 Salvador recebeu também, pelo segundo ano, o Projeto Meu Sorriso, que fomenta a participação de pessoas com deficiência e suas famílias na vida cultural e esportiva de Salvador, atuando no desenvolvimento de soluções de socialização. O projeto levou à prova uma equipe qualificada para suporte aos sete atletas PcD que participaram do evento, oferecendo equipamentos de segurança e acessibilidade, como botes e bicicletas adaptadas.
A próxima parada do circuito será o TRITON 3 RJ, no Portobello Resort & Safari, em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, entre os dias 29 e 31 de agosto com o formato de competição em que as modalidades são disputadas em dias consecutivos.
Para a embaixadora Brunna Dias, que disputou a categoria Sprint em Salvador, o futuro TRITON 3 é uma boa porta de entrada para o universo do triathlon. “Estou muito feliz e ansiosa por Mangaratiba. É uma prova com cada esporte disputado em um dia, então para quem não tem tanta experiência, é uma oportunidade muito boa. Para quem já tem também é muito positivo, uma nova forma de se desafiar e uma oportunidade de estar com os amigos e a família, é uma prova incrível”, afirma.
Campeão da categoria Long em Salvador, o também embaixador carioca Guilherme Guido reforça o coro e convida os atletas para a próxima etapa brasileira do circuito. “Mangaratiba é a melhor prova que eu já fiz. Recomendo, vale muito”.
O TRITON 1 Salvador teve patrocínio da Saltur, Prefeitura de Salvador e Turismo Bahia - Governo do Estado da Bahia. Apoios de Faculdade Santa Casa Bahia, YTATY, OHH Sports, Tia Sônia, ULTRABAR, RV Seguros, Legacy, Capelinha, Juliage, Bio Mundo, Fideelis, S2 Bike Shop, Sinta +, Vila Bahia, MANA, Ouvimos Você, Inova e Febatri. Realização: Digiartes. Licenciante: V3A.
Confira abaixo os resultados:
Triathlon Sprint Masculino
1 - Fabiano Dorea Silva de Santana - 1h26min45seg
2 - João Pedro Franca Teixeira - 1h29min21seg
3 - Pedro Queiroz de Souza - 1h29min44seg
4 - Daniel Jorge da Silva Monteiro de Freitas - 1h31min28seg
5 - Cristiano Santos - 1h32min23seg
Triathlon Sprint Feminino
1 - Viviane Wigand Godinho Sader - 1h46min43seg
2 - Carolina Haddad Barreto - 1h49min27seg
3 - Anuska Aparecida Marques Lima - 1h52min25seg
4 - Rafaela Silva de Castro - 1h57min29seg
5 - Maria Fernanda Britto Noguerol - 1h58min15seg
Triathlon Middle Masculino
1 - Rafael Rizzato - 2h47min35seg
2 - Jonathan Carvalho Merlo - 2h56min06seg
3 - Philip José Van Liefland Lopez - 2h58min41seg
4 - João Gabriel Alvares Silva Sá - 3h11min52seg
5 - João Paulo de Tarso Fraga Cunha - 3h12min34seg
Triathlon Middle Feminino
1 - Mariana Passos Correia Cravo - 3h36min45seg
2 - Marcia Dias Pinheiro Garcia - 3h46min14seg
3 - Pedrita Araujo Cavalcante - 3h55min31seg
4 - Maria Liana Parreiras - 4h02min40seg
5 - Elisangela Godinho Silva - 4h07min55seg
Triathlon Long Masculino
1 - Guilherme Guido Valente Palma - 4h04min21seg
2 - Arthur Werneck - 4h06min02seg
3 - Pedro Henrique Andrade Moreira - 4h11min46seg
4 - Givanildo Costa Silva - 4h14min13seg
5 - Amando Regis Ribeiro - 4h21min18seg
Triathlon Long Feminino
1 - Ana Augusta Lima Soares Barbosa - 4h20min18seg
2 - Amanda Cristine Torres Galarda - 4h47min06seg
3 - Julia Engel - 5h09min56seg
4 - Monique Andrade Silva - 5h45min11seg
5 - Maria Alda Belfor Oliveira - 5h56min03seg
Todos os resultados detalhados estão disponíveis aqui.
Calendário TRITON World Series 2025
TRITON 1 – Salvador (BA) – 6/abril
TRITON 3 – Mangaratiba (RJ) – 29 a 31/agosto
TRITON 1 – Lisboa (Portugal) – 7/setembro
TRITON 3/ Final do TRITON WORLD SERIES - Portimão (Portugal) – 24 a 26/outubro
Outras etapas podem ser confirmadas posteriormente.
Sobre o TRITON
TRITON WORLD SERIES é um circuito mundial de triathlon criado na Europa com a missão de trazer para o mercado esportivo novas formas de se competir na modalidade para além das convencionais já existentes. Com dois formatos distintos — TRITON 1 e TRITON 3 — o circuito se adapta a diferentes perfis de atletas. O TRITON 1 segue o modelo clássico do triathlon, mas traz inovações como o Mix&Match, possibilidade de personalizar a prova. O atleta pode escolher qual distância deseja fazer em cada modalidade, considerando os seus pontos fortes e fracos. Já no TRITON 3, são três dias consecutivos de disputas: a natação acontece na sexta-feira à tarde, o ciclismo no sábado e a corrida no domingo. Esse modelo equaliza as modalidades e desafia os atletas a manterem alto desempenho em todas elas. O sistema de pontuação exclusivo exige estratégia e equilíbrio físico e mental. Além disso, o TRITON 3 promove a inclusão ao permitir inscrições apenas em modalidades individuais, como natação, ciclismo ou corrida. Em ambos os formatos, os participantes podem escolher entre três distâncias: SPRINT, MIDDLE e LONG, além da possibilidade de fazer a prova individualmente ou em equipe de até três pessoas, através do REVEZAMENTO CORPORATE. Ambos os formatos qualificam para a final mundial. No Brasil, a liga acontece em Salvador e no Rio de Janeiro.
* Com informações Casa do Bom Conteúdo