Dia Mundial da Natação: conheça 5 atletas que impulsionam o esporte no país
Com auxílio da Lei de Incentivo ao Esporte, nomes como Cesar Cielo e Daniel Dias promovem projetos de impacto social nas piscinas brasileiras
Créditos: Divulgação / Instituto Cesar Cielo
Por Vinicius Vieira
Com o intuito de incentivar a prática da modalidade e promover seus benefícios para a saúde, o Dia Mundial da Natação é celebrado nesta terça-feira (8). O esporte, que é considerado cientificamente como um dos mais completos de todos por trabalhar vários grupos musculares e a função cardiorrespiratória, vem ganhando cada vez mais protagonismo no Brasil. Além de grandes nomes como Cesar Cielo, Fernando Scherer e Maria Lenk, a natação se consolidou como a quarta modalidade mais vencedora do país na história dos Jogos Olímpicos, somando 15 medalhas no total.
Por trás da popularidade da natação, existem legislações que proporcionam recursos para a formação e o desenvolvimento das novas gerações de atletas. A mais importante delas é a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), criada em 2006, por meio da qual toda verba acumulada dos recursos provenientes da renúncia fiscal são destinados para projetos esportivos. Somente no ano passado, conforme dados do Governo Federal, mais de R$ 1 bilhão foram aplicados na captação de recursos nas mais diversas modalidades, incluindo a natação.
“Assim como qualquer esporte, a Lei de Incentivo é essencial para fortalecer a natação no país. Ela fornece os recursos necessários para o desenvolvimento dos nossos nadadores, criando um ambiente mais profissional e estruturado, além de ser uma ferramenta de inclusão e transformação social”, comenta Vanessa Pires, CEO e fundadora da Brada, plataforma que conecta empresas e investidores com projetos de impacto positivo.
Dado esse cenário, conheça 5 dos principais projetos esportivos voltados para a natação no Brasil. Cada um deles é liderado por nadadores brasileiros de destaque que utilizam as experiências nas piscinas para transformar vidas e incentivar o desenvolvimento da categoria.
Cesar Cielo - Instituto Cesar Cielo (ICC)
Vencedor da medalha de ouro nos 50m livres na Olimpíada de Pequim e recordista mundial da categoria há mais de 15 anos, o ex-nadador Cesar Cielo desenvolve iniciativas esportivas viabilizadas pela Lei de Incentivo ao Esporte com foco na formação e inclusão social por meio da natação.
Para isso, o Instituto Cesar Cielo (ICC) conta com os projetos Clínica de Natação de Base e o Novos Cielos. A clínica é voltada para crianças e adolescentes com o objetivo de promover o esporte e levar conhecimento. Além dos atletas serem treinados gratuitamente por Cielo e seu staff, eles recebem um kit exclusivo do ICC com touca, óculos, boné, camiseta e squeeze e têm a oportunidade de participar de palestras ministradas pelo atleta. Já o projeto Novos Cielos seleciona atletas para a equipe de competições brasileiras através de seletivas de natação.
Daniel Dias - Instituto Daniel Dias (IDD)
Daniel Dias, nadador paraolímpico, capitaneia o Instituto Daniel Dias (IDD). O projeto, que leva o nome do atleta, foi criado em 2014 com a finalidade de proporcionar às crianças e adolescentes com deficiência (PCD) a inserção na prática da modalidade esportiva da natação. Atualmente a iniciativa conta com 12 núcleos e atende 500 alunos.
Daniel Dias é o maior nome da história do esporte paralímpico brasileiro. Seus feitos na natação ultrapassam os de qualquer outro esportista do Brasil, com ou sem deficiência. O atleta tem no currículo 27 medalhas em Paralimpíadas: 14 ouros, 7 pratas e 6 bronzes. Outros 40 pódios em Mundiais, 31 deles dourados. Em Jogos Parapan-americanos, disputou 33 provas e ganhou todas.
Etiene Medeiros - Instituto Etiene Medeiros (IEM)
O Instituto Etiene Medeiros (IEM) é uma organização sem fins lucrativos fundada pela nadadora pernambucana e campeã mundial Etiene Medeiros. O projeto utiliza a natação, a educação e a cultura como ferramentas de transformação social, contribuindo para o desenvolvimento de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.
As atividades são realizadas no Centro Esportivo Santos Dumont, em Recife, de terça a sexta-feira. Para participar da iniciativa, os alunos precisam fazer parte da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco, além de ter 75% de presença nas atividades mensais para garantirem permanência no projeto.
O IEM conta com o apoio da Secretaria de Educação e Esportes, Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, Banco Votorantim e B3, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e do Governo Federal.
Thiago Pereira - Nadando com Thiago Pareira
Thiago Pereira consolidou-se como o maior medalhista de todos os tempos dos Jogos Pan-Americanos, além de ex-recordista mundial dos 200 metros medley em piscina curta e medalhista olímpico em Londres 2012.
Em agosto de 2022, na cidade de Volta Redonda (RJ), o ex-nadador fundou o projeto Nadando com Thiago Pereira. Ele oferece aulas de natação gratuitas no Parque Aquático Municipal, impactando a vida de crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. Os participantes têm a oportunidade de aprender desde noções básicas de segurança na água, como flutuar e respirar debaixo d'água, até técnicas mais avançadas de natação. Até hoje já beneficiou mais de 300 alunos.
O projeto conta com o patrocínio da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Fundação CSN, Vulcabrás e Grupo Nossa Senhora do Ó, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
Felipe Lima - Projeto Nadar
O ex-nadador olímpico Felipe Lima é responsável pela criação do Projeto Nadar, iniciativa que une esporte e cidadania, em Cuiabá. Atualmente, o programa atende 85 crianças e adolescentes de baixa renda, oferecendo aulas de natação gratuitas na piscina da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso).
A ação faz parte do Instituto Felipe Lima, criado inicialmente para apoiar sua carreira esportiva, mas que agora cumpre um propósito social. O programa é gratuito e fornece materiais como maiôs, toucas e mochilas, além de promover habilidades como autoconfiança e trabalho em equipe.
O Projeto Nadar é financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte, emendas parlamentares e patrocínios de empresas como SportTV e John Deere.
* Com informações Press FC