Instituto Reação comemora 22 anos de atuação
Com unidades em 5 estados do país, projeto já atendeu mais de 35 mil alunos
Miguel Galhardas - Flávio Canto - Foto reprodução
22 anos de atuação, mais de 90 mil vidas impactadas (entre alunos e familiares atendidos pelos programas da instituição), mais de 35 mil alunos atendidos, 11 polos em 5 estados brasileiros diferentes e mais de 4 mil alunos inscritos atualmente. Esses são os números do Instituto Reação, projeto fundado pelo judoca Flávio Canto, seu ex-treinador Geraldo Bernardes e amigos, que promove desenvolvimento humano e integração social por meio do esporte e da educação.
“É uma felicidade muito grande poder celebrar os 22 anos do Reação. Tenho muito orgulho em olhar para trás e ver tudo o que construímos e como influenciamos na vida dos nossos alunos e de seus familiares, seja formando atletas olímpicos, ou advogados, médicos e engenheiros. Nós conseguimos desenvolver e aplicar uma metodologia onde temos o esporte como ferramenta educacional e de transformação social, formando faixas-pretas dentro e fora do tatame. E posso dizer que ainda temos muito a avançar pela frente, espero que tenhamos muitos outros aniversários para comemorar”, afirma Flávio Canto.
“Para mim o Reação é um lugar onde me sinto em casa. É onde onde tive e continuo tendo diversas oportunidades de crescimento pessoal e profissional e pude desenvolver valores que hoje levo pra minha vida”, afirma Cristiano Oliveira, ex-aluno e atual coordenador do projeto Faixa-Preta. Já para Rosana Gracio, uma das primeiras colaboradoras da instituição, o Reação tem um papel que ultrapassa a relação profissional e impacta também sua família. “Tudo o que sou, todas as minhas conquistas, devo ao Instituto Reação. Tenho imensa gratidão por tudo e todos, em especial ao professor Geraldo e ao Flávio, que me ensinaram a lutar pela vida. Comecei como voluntária quando meus filhos tinham sete anos, eles também foram alunos, chegaram até a faixa roxa e hoje estudam na UFF”, conclui.
divulgação - Alunos Instituto Reação
Conheça o Reação em números:
- Mais de 90 mil pessoas impactadas ao longo de mais de 20 anos de história
- Mais de 35 mil alunos atendidos
- 11 polos em 5 estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Minas Gerais
- Mais de 300 alunos contemplados com bolsas de estudo em 2024
- Mais de 3 mil medalhas só nos últimos 5 anos
- Há 3 anos consecutivos, ocupa o primeiro lugar no ranking geral da Confederação Brasileira de Judô - 2022, 2023 e 2024
Divulgação - Raquel Silva e Eduarda Francisco
Sobre o Instituto Reação
Fundado há mais de duas décadas pelo judoca e medalhista olímpico Flávio Canto, seu ex-treinador Geraldo Bernardes e amigos, o Instituto Reação é uma Organização da Sociedade Civil que promove desenvolvimento humano e integração social por meio do esporte, da cultura e da educação. A proposta é ter o esporte e a cultura como ferramenta educacional e de transformação social, formando faixas-pretas dentro e fora do tatame.
O Instituto oferece o seu “Caminho Potente”, baseado em dois programas estruturantes: “Reação Futuro” e “Reação Alto Rendimento”, e ainda três programas transversais: “Bolsas de Estudo”, “Conecta” e “Reação com Elas”. Seu objetivo é acompanhar crianças a partir dos quatro anos até o seu primeiro emprego e seus atributos fundamentais ensinam a cair e a levantar como aprendizados constantes, utilizando três preceitos: construir, conquistar e compartilhar. O Reação conta com 11 polos distribuídos em cinco estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, beneficiando cerca de 4.000 crianças e jovens.
* Com informações Atônica Lab