Campeonato Carioca de Futebol de Surdos segue neste domingo
Inclusão e combate ao racismo fizeram parte da programação
Foto: Moisés Bruno
Por Joice Trindade
O Estádio Claúdio Moacyr de Azevedo recebeu neste sábado (12), a etapa do Campeonato Carioca de Futebol de Surdos. A programação segue neste domingo (13), das 8h às 15h, com etapas final e semifinal.
Além da inclusão, que é o foco maior da competição, a abertura do Campeonato foi marcada pela campanha “Não ao racismo no esporte”. Na ocasião, além dos jogadores tratarem do tema por meio da Língua Brasileira de Sinais(Libras), o vice-prefeito Fabiano Paschoal, o Secretário Municipal de Esportes, César Maillet, e a Secretaria Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Ingrid Aprígio Fernandes , saudaram torcedores e atletas, e destacaram que “inclusão e combate à discriminação andam juntas em Macaé”
“Não há espaço para o racismo em nenhum lugar na sociedade e resolvemos estar no Campeonato de Surdos reafirmando esse compromisso, e parabenizando as secretarias de Igualdade Racial e Esportes por esta ação. Vamos avançar cada vez mais nas políticas afirmativas de combate ao racismo”, salientou acompanhado dos secretários Ingrid Aprigio e César Maillet.
Seis times estão participando da competição. São eles Centro de Surdos de Macaé (Cesma); CESMA - Macaé; AACS - Rio de Janeiro; ASURJ - Rio de Janeiro; AFS - Nova Iguaçu; ASCG - Campos dos Goytacazes; AXAS – Mesquita. Já neste domingo, quatro times disputarão a semifinal e final do campeonato.
Entre os atletas de Macaé está Wellington Tavares, que em 2024, foi convocado para integrar a Federação Desportiva de Surdos do Estado do Rio de Janeiro (FDSERJ), campeã do “Brasileiro-2024”.
“Estou feliz em fazer parte desta competição. Jogo futebol desde os quatro anos; Quero que o futebol de surdos seja ainda mais valorizado e que eu possa fazer parte da história da federação. Vou continuar me dedicando”, detalhou.
O campeonato segue em outras cidades do estado do Rio de Janeiro. Nas programações são escolhidos os jogadores que vão integrar o time da Federação de Surdos do Rio de Janeiro, que irá representar o estado no Campeonato Brasileiro, que vai acontecer em Pará de Minas, no mês de setembro.
Para o técnico do Centro de Surdos de Macaé (CESMA), André Conceição de Carvalho, a programação em Macaé é de suma importância.
“Além da inclusão aliada à campanha contra o racismo, estamos unindo atletas com deficiência apaixonados pelo futebol. Esta é a oportunidade de destacar talentos e potencialidades na aquisição de habilidades físicas, desenvolvimento social, potencializando a inclusão através do esporte. Quem quiser contribuir com a nossa instituição sem fins lucrativos pode acompanhar a página @cesma.oficial”, citou.
O Estádio Claúdio Moacyr de Azevedo funciona na Rua Fernando Hipólito Santos, sn - Barra de Macaé.
* Com informações Secom Macaé