Museu do Futebol promove seminário para lembrar os 85 anos do Estádio do Pacaembu
O seminário
Por Lívia Albernaz
O seu, o meu, o nosso Pacaembu': qual torcedor assíduo do histórico estádio não se lembra desse bordão, criado pelo narrador Edson Sorriso? E quem não tem na memória um momento inesquecível no campo em que pisou Pelé, Sócrates, Rivaldo, Rogério Ceni, Formiga, Marta e outras lendas do futebol? Em comemoração aos 85 anos do Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, promoverá, em 26 de abril, a partir das 9h, o seminário “Pacaembu, 85 anos: história e memória”.
O encontro tem apoio da Federação Paulista de Futebol e acontece em sua sede, no Edifício Pelé, na Barra Funda. O seminário contará com pesquisadores, especialistas, atletas e profissionais do esporte que compartilharão com o público pesquisas, histórias e memórias em torno do Pacaembu, um dos principais símbolos do futebol e da cultura paulistana. As mesas-redondas e palestras destacarão a importância do estádio não apenas para o esporte, mas também como um espaço de convívio e expressão cultural.
A primeira mesa debate o projeto do Pacaembu desde o início da sua concepção nos anos 1930, além da forma como as obras e o espaço recém-inaugurado ficou eternizado em fotografias de nomes como Thomaz Farkas. “Histórias do Pacaembu: o estádio como projeto e como registro fotográfico” terá participação de Sergio Burgi, coordenador de fotografia do Instituto Moreira Salles; Ricardo Ramos Assumpção, mestre em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo (USP); Leonardo Souza de Araújo Miranda e Vinicius Garzon Tonet, pesquisadores do projeto de renovação da exposição principal do Museu do Futebol. A mediação será feita por Marcel Tonini, pesquisador sênior do Centro de Referência do Futebol Brasileiro do Museu do Futebol.
A segunda mesa trata das memórias do Pacaembu como espaço vivo do esporte. “Memórias do Pacaembu” terá a participação de Fran, ex-atleta do Santos, do Corinthians e da Seleção Brasileira de Futebol Feminino; Jamelli, ex-atleta do São Paulo, do Santos e da Seleção Brasileira; Nilson, ex-atleta do Corinthians, do Palmeiras e de tantos clubes brasileiros, e mediação do jornalista Marcelo Duarte.
As inscrições são gratuitas e estão abertas aqui.
Confira a programação
9h às 09h30 | Credenciamento
9h30 às 10h | Café
10h às 10h15 | Abertura
Representante da Federação Paulista de Futebol
Marília Bonas, diretora técnica do Museu do Futebol
10h15 às 11h45 | Histórias do Pacaembu: o estádio como projeto e como registro fotográfico
Sergio Burgi, coordenador de fotografia do IMS
Ricardo Ramos Assumpção, mestre em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo (USP)
Leonardo Souza de Araújo Miranda e Vinicius Garzon Tonet, pesquisadores do projeto de renovação da exposição principal do Museu do Futebol
Mediação: Marcel Tonini, pesquisador sênior do Centro de Referência do Futebol Brasileiro do Museu do Futebol
11h45 às 12h | Intervalo
12h às 13h30 | Memórias do Pacaembu
Fran, ex-atleta do Santos, do Corinthians e da Seleção Brasileira
Jamelli, ex-atleta do São Paulo, do Santos e da Seleção Brasileira
Nilson, ex-atleta do Corinthians, do Palmeiras e de tantos clubes brasileiros
Mediação: Marcelo Duarte, jornalista
13h30 às 13h45 | Encerramento
Fiorela Bugatti, coordenadora do CRFB do Museu do Futebol
Inscrições
O evento será aberto ao público e as inscrições que são limitadas podem ser feitas aqui.
SERVIÇO
Seminário “Pacaembu, 85 anos: História e Memória”
Data: 26 de abril, sábado
Horário: 9h às 13h45
Endereço: Rua Federação Paulista de Futebol, 55 — Várzea da Barra Funda
Grátis
Inscrições limitadas
Saiba mais: www.museudofutebol.org.br
SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho — o Pacaembu, o Museu do Futebol possui salas expositivas que instigam o visitante a experimentar sensações e compreender por que, no Brasil, o futebol é mais do que um esporte: é nosso patrimônio, parte de nossa cultura e de nossa identidade.
O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.
PATROCINADORES E PARCEIROS
A Temporada 2025 do Museu do Futebol conta com patrocínio do Mercado Livre, Arkema, Rede e Goodyear; apoio do Grupo Zanchetta, Adidas, Grupo Globo, Pinheiro Neto Advogados e Sabesp; conta ainda com a Evonik Brasil como empresa parceira e dos parceiros de mídia Revista Piauí, Rádio Transamérica FM, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux. O Museu do Futebol é realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura — Lei Rouanet