3ª edição dos Jogos Brasileiros para Transplantados está com inscrições abertas em nove modalidades
Evento reúne atletas transplantados, doadores e equipe multidisciplinar de saúde que atue em área de transplante em provas de atletismo, beach tênis, corrida de rua e caminhada, ciclismo, natação, tênis de campo, tênis de mesa e triatlo virtual.
Estão abertas as inscrições para a 3ª edição dos Jogos Brasileiros para Transplantados. - Divulgação/ABTX -
Por Amanda Pacheco Kasecker
De 18 a 21 de setembro, Curitiba será palco da 3ª edição dos Jogos Brasileiros para Transplantados, evento nacional que celebra a superação e promove a conscientização sobre a doação de órgãos. Estão abertas as inscrições para atletas transplantados, doadores e equipe multidisciplinar de saúde que atue em área de transplante que queiram competir em uma das nove modalidades esportivas: atletismo, beach tênis, corrida de rua, caminhada, ciclismo, natação, tênis de campo, tênis de mesa e triatlo virtual.
A natação é uma das modalidades da 3ª edição dos Jogos Brasileiros para Transplantados. - Divulgação/ABTX
A competição é organizada pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), com cooperação técnica da Associação Brasileira de Transplantados (ABTx).
“Nosso objetivo é mostrar, por meio do esporte, os benefícios da atividade física para quem passou por um transplante, além de ampliar a conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos”, afirma Edson Arakaki, presidente da ABTx e transplantado renal.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial: www.jbtx.com.br.
Podem se inscrever atletas transplantados há pelo menos um ano, com autorização médica, além de doadores e equipe multidisciplinar de saúde que atuem em área de transplante. O prazo final é 8 de agosto.
Todos os atletas participantes devem preencher o formulário de inscrição e assinar os Termos & Condições. Os atletas transplantados devem ainda enviar o Formulário de Informação Médica e o Relatório Médico de Aptidão, ambos assinados pelo médico responsável pelo seu acompanhamento do transplante. Os doadores e a equipe multidisciplinar de saúde que atuem em área de transplante devem enviar, devidamente assinada, a declaração pessoal de capacidade físico-orgânica. Toda a documentação encontra-se disponível no site dos jogos – www.jbtx.com.br.
Estão abertas as inscrições para a 3ª edição dos Jogos Brasileiros para Transplantados. - Divulgação/ABTX
Modalidades e categorias
As provas serão divididas por faixa etária e gênero (somente para os adultos), com as categorias: infantil (até 13 anos), junior (14 a 17 anos) e adulto (a partir de 18 anos). Cada atleta pode participar de até cinco modalidades.
Entre as provas disponíveis estão:
- Atletismo: 100m, 200m, 400m, 800m, salto em distância, arremesso de peso e pentatlo infantil (circuito)
- Beach tênis: disputado em duplas
- Corrida e caminhada: corrida de rua (5 e 10 km) e caminhada (5 km)
- Ciclismo: 20 km
- Natação: provas livres (25m a 400m), peito e costas (50m e 100m)
- Tênis de campo: simples e duplas
- Tênis de mesa: categoria simples
- Triatlo virtual: corrida, ciclismo e natação combinados
As provas serão realizadas em diversos pontos da cidade, como a Praça Oswaldo Cruz, o Clube 3 Marias e o Velódromo de Curitiba. Os três primeiros colocados em cada categoria recebem medalhas. No evento Circuito para categoria infantil (até 13 anos), todos os atletas receberão medalhas de participação. Em eventos que envolvem classificação antes da final (ex: Tênis de campo), medalhas de bronze duplicadas serão concedidas a ambos os semifinalistas perdedores.
Esporte e superação
Os Jogos foram realizados pela primeira vez em 2019, reunindo cerca de 60 atletas transplantados, de 7 a 73 anos, de diversas regiões do Brasil. Em 2022, Curitiba voltou a sediar o evento — e agora recebe, mais uma vez, a competição.
“Curitiba tem acolhido o evento com grande entusiasmo. Esperamos novamente uma linda edição, com uma delegação numerosa e emocionantes histórias de superação”, comenta Arakaki.
O evento também reforça o alerta para a baixa adesão à doação de órgãos no Brasil: cerca de 45% das famílias ainda se recusam a autorizar a doação. “O esporte representa saúde, autoestima e qualidade de vida, inclusive para quem passou por um transplante. Queremos mostrar que é possível viver bem e com autonomia depois do procedimento”, destaca.
Benefícios da atividade física
Entre os benefícios para pessoas transplantadas estão:
- Melhora da autoestima e disposição
- Redução do estresse, cansaço e sintomas de depressão
- Fortalecimento muscular e ósseo
- Redução do risco de doenças cardiovasculares
- Estímulo ao sistema imunológico
Mais informações e o regulamento completo estão disponíveis no site: www.jbtx.com.br